Características da Psicologia Idealista (Objetivista e Subjetivista)



Segundo Scalcon, o objetivismo e subjetivismo assim como o interacionalismo e as perspectivas histórico-cultural, constituem tal qual as concepções filosófico-epistemológicas, tanto a história evolutiva do pensamento humano, quanto as bases dos estudos científicos sobre o desenvolvimento cognitivo. Porém, essas perspectivas diferem-se tanto no modo em que concebem o homem e seu desenvolvimento cognitivo, quanto na atuação socioeducacional de um modo geral.

Dessa forma, podemos classificar alguns pontos relevantes acerca da concepção Objetivista que tem como principal característica o fato de se constituir a partir de uma concepção filosófica empírica, na qual acreditava que a capacidade básica de cada indivíduo estaria predeterminada em suas estruturas internas, inata.

Essa perspectiva foi desenvolvida e passou por inúmeras modificações e conflitos com o passar dos tempos no que diz respeito a concepção educacional e psicossocial até, finalmente, a psicologia unir-se à educação para dar conta de legitimar a existência de desigualdades naturais entre os indivíduos, levando em consideração os valores individuais na construção de uma educação dentro de um sistema capitalista. Na concepção Objetivista, o homem é o produto do meio.

A perspectiva Subjetivista, diferente da objetivista, concebia que todas as coisas são criadas pela consciência e baseadas na experiência, pois o homem vive rodeado de sensações próprias do mundo em que vive, transferidas através de objetos de conhecimento que são elos na cadeia da aprendizagem.

Na psicologia Subjetivista, a natureza individual é autônoma, livre, pois o que predomina é a liberdade individual do sujeito, negando a existência de qualquer coisa fora do homem, portanto, o processo educativo depende diretamente da necessidade e da predisposição do indivíduo para se adaptar em uma condição considerada ideal. Ao contrário da concepção Objetivista, na psicologia Subjetivista o meio é transformado pelo homem.


Autor: Erika Pimentel


Artigos Relacionados


EducaÇÃo Ambiental: Refletindo Sobre As Ações Da Lei Nº 9.795/99

Psicologia Da EducaÇÃo

O Brincar Na Educação Infantil

O Discurso / Mídia / Governo

A Viagem

O Psiquismo Doente

A Função Da Escola E Da Educação