Entrevista - Serei Entrevistado e Agora?



É através de nosso corpo que podemos expressar diversos sentimentos sem sequer pronunciar uma só palavra, a linguagem corporal nos diz tudo, não mente jamais. Temos vários exemplos tais quais: olhar nos olhos, nos remete segurança, baixar a cabeça, significa que o indivíduo poderá ser controlado por estímulos externos e assim sucessivamente.

Em uma entrevista, é importante que o candidato tenha sua mente focada, e de o melhor de si.

Tenha o pensamento claro, prepare-se para responder a questões que podem incluir aspectos profissionais, acadêmicos, pessoais, familiares e até sociais.

Chegue com antecedência, você terá tempo para se concentrar em suas tarefas, no que vai fazer, aproveite o tempo para observar o ambiente e as pessoas de seu novo trabalho, essa atitude pode demonstrar interesse sobre o funcionamento e a organização da empresa, seu nível de satisfação aparente, dentre outras coisas.

Ao iniciar uma entrevista, cumprimente o entrevistador apenas com um aperto de mão firme, demonstrando assim energia, porém sem exageros.

Ao falar, mantenha o tom de voz adequado, sem falar alto (pode demonstrar "eu sou um sabe tudo") ou baixo demais (demonstra timidez), para não dificultar a comunicação. Outro fator de extrema importância é nunca interromper quem está falando, além de escutar atentamente o que o outro tem a dizer.

Evite ficar chacoalhando as pernas, demonstra ansiedade e pressa (você pode passar a impressão de quer se livrar logo daquilo), nada de ficar olhando no relógio ou olhar aleatoriamente.

Evite esfregar as mãos constantemente, demonstra "medo" "insegurança" e o que você precisa nesse momento é transparecer segurança e confiabilidade diante daquilo que almeja, que tem objetivos reais e que certamente estará disposto a superar todos os obstáculos decorrentes de sua trajetória profissional.

Dinâmica de Grupo

Essa é uma proposta que objetiva o relacionamento em grupo, visando à observação, a partir de atividades, do comportamento dos candidatos, provavelmente, esse tipo de atividade envolverá no mínimo seis pessoas, que será conduzida por um profissional representante da empresa.

As atividades propostas podem ter caráter lúdico, envolver situações imaginárias, podem ser propostos alguns problemas que aparentemente não tem vínculo nenhum com o cargo almejado, enfim, como há uma gama de atividades a serem propostas fica difícil prever, todavia, o candidato deve ter em mente que estará sendo observado em tempo integral, em seu comportamento e em suas ações, bem como nas respostas exigidas pelas atividades. Algumas características que certamente serão observadas são as seguintes: estilo de comunicação, liderança, trabalho em equipe, organização, resolução de problemas, tomadas de decisões, criatividades, entre outros.

A preparação para esse tipo de avaliação é tranqüila, ou seja, comportar-se como você mesmo, "ser autêntico", mas vale algumas dicas para quem nunca enfrentou esse tipo de situação:

·Aceite participar das atividades propostas e esteja disponível;

·Exponha suas opiniões, sem se colocar como "o dono da verdade";

·Escute, troque ideias com os outros participantes;

·Seja espontâneo e objetivo, respeite os outros e seus limites;

·Contribua para solucionar os problemas, não se cala esperando do outro uma solução;

·Não fique com dúvidas quanto ao que fazer, peça ajuda se necessário;

·E por fim procure aproveitar o momento com uma oportunidade única de aprendizado e de contatos.

Há ainda testes práticos, que são especificamente relacionados às habilidades requeridas para determinada vaga, há o teste de conhecimentos, gerais ou específicos, utilizados para complementar a análise do perfil do candidato, testes psicológicos, feitos por psicólogos, afim de conhecer traços da personalidade de cada indivíduo e até a grafologia( técnica secular, utilizada na China e Grécia Antiga), que estuda as características da personalidade através da escrita.

Entretanto, seja qual for o método de avaliação utilizado para seu ingresso no mercado de trabalho, vale lembrar, que o melhor é ser verdadeiro, nunca dê informações errôneas a seu respeito, de alguma forma seu corpo demonstrará que são inverdades, não exagere nas valorizações de suas qualidades, isso gera expectativas e talvez não consiga superá-las, sua credibilidade depende disso e pode ser a diferença entre conseguir ou não a vaga que tanto deseja.

Enfim, tenha CHA, ou seja, Conhecimento (saber), Habilidades (saber fazer) e Atitude (querer fazer), nunca esquecendo de que "seu corpo fala" e o mesmo poderá dizer muito sobre você, antes mesmo de pronunciar uma só palavra.


Autor: Camila G. Meleke


Artigos Relacionados


Solução Qaweb Para Teste De Software

Beijos Na Bíblia

Parcelamos Ou Pagamos À Vista?

Briefing Campanha On-line

GestÃo De Equipes (observaÇÕes Úteis)

Como Viver Bons Relacionamentos...

A Sociedade Industrial Moderna