MELANOMA



Você já deve ter ouvido alguém dizer que está com os nervos à flor da pele, não? A pele é tão importante que até podemos dizer que ela reflete o que sentimos, as nossas emoções, não é mesmo? Ela envelopa o nosso corpo.Por exemplo,sentimos vergonha de algo ou mesmo timidez, coramos ; sentimos frio ou medo, e o corpo fica arrepiado; nos assustamos,sentimos um mal estar e a palidez se faz notar. O melanoma cutâneo é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos e representa apenas 4% dos tipos de câncer de pele,porém é muito agressivo.

As maiores taxas estimadas em homens e mulheres encontram-se na região Sudeste.Quando os melanomas são detectados em estádios iniciais os mesmos são curáveis.

FATORES DE RISCO: a sensibilidade ao sol ,pele clara,história prévia de câncer de pele, história familiar de câncer de pele,nevo congênito(PINTA ESCURA),incidência aumenta após a idade de 15 anos,xeroderma(doença muito grave),infecção pelo HIV(human papiloma vírus),transplante de órgãos,dermatites,etc...

PREVENÇÃO: evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h.

SINTOMAS:O melanoma pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada que não cicatriza,pintas que coçam e ou aumentam de tamanho,verrugas que crescem e ficam escuras.

DIAGNÓSTICO:biópsia da lesão suspeita, onde a coloração pode variar do castanho-claro passando por vários matizes chegando até à cor negra (melanoma típico) ou apresentar área com despigmentação (melanoma com área de regressão espontânea).

TRATAMENTO: cirurgia ,e a radio e a quimioterapias também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Quando há metástase, o melanoma é incurável na maioria dos casos.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS:A estratégia de tratamento para a doença avançada deve tercomo objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Suely Bischoff Machado de Oliveirapsicóloga CRP 06/8495sbischoff@itelefonica.com.br

Pós grad.pelo Hosp.do câncer A.C.Camargo


Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira


Artigos Relacionados


CÂncer De EsÔfago / Aparelho Digestivo / Fonte Inca

CÂncer De OvÁrio (fonte Inca)

Câncer De Pâncreas / Aparelho Digestivo

Câncer De Próstata

Câncer De Mama

O Que é O Câncer

CÂncer Anal/ Aparelho Digestivo