EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO



SCUCIATO, M. L.[1]

NEHLS, C.[2]

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade a Ed. Ambiental nas Unidades de Conservação, visando conscientização ambiental das pessoas e valorizando as unidades de conservação da região. As Unidades de Conservação (UC) podem servir não somente para a preservação dos recursos naturais, mas também como locais de aprendizagem e sensibilização das pessoas acerca da problemática ambiental atual. O objetivo é estimular a percepção ambiental dos grupos participantes e realizar a transmissão do conhecimento ecológico. Demonstra a possibilidade de se trabalhar através de palestras, visitações a trilhas e avaliação por meio de questionário. E que para melhor rendimento das atividades, estas deveram ser feitas complementadas por passeios e trilhas ecológicas, coordenadas por guias ambientais valorizando o processo da construção do conhecimento ecológico e ambiental.

PALAVRAS CHAVE: Ed. Ambiental, aprendizagem, sensibilização e conscientização.

1. INTRODUÇÃO

O mundo está vivendo um momento muito especial e estratégico no que se refere ao meio ambiente. Todas as atenções estão voltadas para o aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, diminuição da camada de ozônio. Quase sempre estes problemas são causados por desmatamentos, incêndios florestais e utilização dos recursos naturais de forma desordenada e inconseqüente, atingindo direta ou indiretamente a biodiversidade do Planeta e a continuidade da Vida.

Considerando que o meio ambiente se modifica para melhor ou para pior com a intervenção do ser humano, a Ed. Ambiental precisa ser entendida como uma possibilidade de garantir a relação ser humano/natureza. Através dela, as atitudes e ações vão além do espaço escolar e precisam de parceiras no trabalho da defesa e respeito a vida. Despertar nas pessoas sentimentos de pertencimento e de cuidado com a "Mãe Terra", é estar respeitando e valorizando a própria vida.

Diante destas concepções, a Ed. Ambiental é um processo de aprendizado: é a ligação das questões relacionadas à interação do ser humano com seu ambiente natural. É o instrumento de formação de uma consciência pelo conhecimento; e também, reflexão sobre a realidade ambiental. Através dela, busca-se desenvolver sensibilidade, para um desenvolvimento sustentável, com atitudes e condutas que favoreçam o exercício da cidadania, a preservação do ambiente e a promoção da saúde e do bem-estar.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Verificar as ações de preservação ambiental desenvolvidas nas Unidades de Conservação do Município de Rio Negro, Pr.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as ações desenvolvidas na preservação da fauna e flora no Parque São Luis de Tolosa, em Rio Negro – PR

Verificar a diversidade de espécies existentes no Parque São Luis de Tolosa.

Observar e registrar através de fotos a convivência harmoniosa do homem com a natureza.

Analisar o desenvolvimento das ações educativas realizadas pelas escolas na Unidade de Conservação;

Promover a integração da Ed. Ambiental na Unidade de Conservação;

Sugerir um programa de Ed. Ambiental para a Unidade de Conservação a ser realizado pelas escolas de rede publica municipal.

3. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica voltada à formação de conscientização e valorização da importância da preservação ambiental nas áreas de conservação, sendo escolhido o Parque São Luis de Tolosa, em Rio Negro - PR

Parte de princípios e diretrizes comuns à Ed. Ambiental, recortando com entendimentos pautados na abordagem sistêmica e na complexidade para promover as ações do conteúdo, e na prática dialógica aplicada em campo.

Neste contexto, o Projeto Ed. Ambiental nas Unidades de Conservação esta embasado em uma metodologia construtivista de educação, promovendo a análise, interação do conhecimento ambiental, partindo para sugestão de ações.

As quais envolverão visitas in-loco ao parque, levantamento de dados e informações através de entrevistas, com a finalidade de sugerir um programa de ações educativas a respeito da Ed. Ambiental a ser desenvolvido pelos educandos da rede publica municipal, partindo da teoria para a prática na construção da conscientização ecológica, formando assim um cidadão pleno.

O Projeto Ambiental nas Unidades de Conservação sugere que em parceria com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação do município de Rio Negro à elaboração de uma cartilha que contenha os itens:

1. Reconhecendo e interpretando seu lugar;

2. Conhecendo a Mata do parque municipal;

3. Conhecendo a natureza que lhe cerca: Parque Municipal São Luis de Tolosa;

4. Os solos: fonte de vida para o planeta;

5. Água: razão de existência dos seres vivos;

6. O que acontece quando chove;

7. O lixo: o grande vilão do meio ambiente;

8. Reaproveitando materiais;

9. Trilhando no Parque;

10. Mostra pedagógica sobre meio ambiente.

Para que o projeto alcance o sucesso é necessário o envolvimento de todos os participantes, sendo a primeira atividade a apresentação do projeto para a equipe da secretaria municipal da educação, os diretores, supervisores pedagógicos e professores. Com o envolvimento dos professores e alunos no desenvolvimento do projeto, certamente atingiremos o sucesso na mobilização de um número significativo de pessoas com conhecimento sobre a conservação do meio ambiente.

A idéia é ter uma interação efetiva e direta entre a escola e as comunidades próximas à unidade de conservação. É importante destacar que a participação de todos é fundamental, pois o projeto visa não apenas a proteção dos elementos naturais do entorno do parque, mas principalmente estimular a solidariedade, igualdade, interação entre culturas, diálogo e o respeito aos direitos humanos e esta aberto a sugestões. Isso irá favorecer a organização e mobilização para processos de intervenção nas políticas públicas e diálogo com a administração municipal e iniciativa privada, promovendo o princípio da gestão participativa.

Desta forma organizaremos um comitê ambiental composto por pessoas preocupadas e voltadas para as questões ambientais, representantes de organizações governamentais da sociedade civil organizada, alunos e professores, realizando uma reunião mensal, com assuntos envolvendo a temática ambiental, registrado em ata com planos de ações, data para conclusão, nas reuniões todos os tópicos abordados devem ser reavaliados.

4. EMBASAMENTO TEÓRICO

4.1 UMA VISÃO GERAL SOBRE ED. AMBIENTAL.

A questão ecológica encontra-se cada vez mais presente no cotidiano da sociedade em geral, seja através da divulgação pela mídia, seja devido a nítidas alterações da paisagem clima nos diversos ambientes. É nesse contexto que se insere a Ed. Ambiental, importante ferramenta para subsidiar o debate ecológico e expandir o número de pessoas envolvidas na prática da conservação e da conscientização ambiental, fundamental para a formação de cidadãos plenos.

Sabe-se que somente através da educação, conscientização e com mudança de hábito hoje, poderá contribuir para que as futuras gerações tenham um mundo melhor. O estudo que está aqui sendo apresentado, esta voltada para as ações de preservação dos recursos naturais no município de Rio Negro, devido à existência de uma Unidade de Conservação Ambiental se acredita ser de referencia regional e estadual na preservação da fauna e flora da região, pois o parque São Luis de Tolosa abriga uma grande diversidade de espécies proporcionando a preservação dos recursos naturais e convivência harmoniosa com o homem.

Sendo assim, propostas de Ed. Ambiental nas Unidades de Conservação vem ao encontro das necessidades atuais da preservação dos recursos naturais e na promoção de ações educativas voltadas ao meio ambiente, no sentido de desenvolver nos educando da rede publica municipal a conscientização ecológica e valorização da importância da Ed. Ambiental na formação integral do ser humano.

No Brasil, país com altíssima biodiversidade e que enfrenta graves problemas ambientais, já têm sido implantados vários programas focalizando a conscientização ambiental de adultos, como forma de integração social e política (Gaudiano, 2003; Marin et al., 2003; Barbosa et al., 2004).

A Ed. Ambiental exercida em Unidades de Conservação (UC) propicia a inter-relação dos processos de aprendizagem, sensibilização, questionamento e conscientização em todas as idades, e a utilização dos diversos meios e métodos educativos para transmitir o conhecimento sobre o ambiente e enfatizar de modo adequado atividades práticas e sociais (Guimarães, 1995).

O público alvo inicial dos programas de conscientização ambiental - estudantes de diversos níveis, comunidades locais e outros usuários de unidades de conservação. São necessárias diversas componentes para se atingir todas as dimensões abrangidas pela Ed. Ambiental: amor e respeito à vida, interesse e conhecimento acerca do meio ambiente, postura crítica e consciência diante dos próprios hábitos.

Uma questão crucial para o sucesso dos programas de Ed. Ambiental é a adoção de ferramentas adequadas para que cada grupo atinja o nível esperado de percepção ambiental. As visitas nas UCs também têm por objetivo disseminar a transmissão do conhecimento ecológico, atuando na formação de agentes multiplicadores, capazes de potencializar a abrangência no sucesso da Ed. Ambiental nas Unidades de Conservação.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pretende-se com o desenvolvimento do projeto a interação de alunos e professores da rede publica municipal em torno de uma mesma temática, promovendo momento de reflexão, analise e ampliação do conhecimento a respeito da Ed. Ambiental.

Com a intenção de que o referido projeto vá além da sala de aula, atingindo e mobilizando a comunidade iniciando pelos pais dos alunos, pois os mesmos levarão os conhecimentos adquiridos na escola para suas casas, assim provocando mudanças simples e significativas nos hábitos e atitudes domesticas em relação a questões ambientais que envolvem o lixo, uso racional da energia elétrica e água.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

As atividades práticas e teóricas estarão embasadas em um manual sobre Ed. Ambiental elaborado em parceria com a secretaria municipal de educação de acordo com o projeto político pedagógico das unidades educacionais.

Onde os alunos adquiram conhecimentos de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, tendo consciência da importância da sua interferência na comunidade em que vivem, tornando-os participativos e responsáveis, comprometidos com um futuro com melhor qualidade de vida própria e do planeta.

7. REFERENCIAS

ANDRADE, A. L. C. de e LOUREIRO, C. F. B. Monitoramento e Avaliação de Projetos em educação Ambiental: Uma Contribuição para o Desenvolvimento de Estratégias. In: A Contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. Editora RIMA, S. Carlos-SP, 2003, pp.511-530.

BORTOLOZZI, A. Relação Teoria e Prática nas Atividades de educação Ambiental: Diagnóstico Realizado nas Escolas Públicas em 53 Municípios, Inseridos na Área das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí, SP. In: Educação Ambiental. Desafio do Século: Um Apelo Ético. Ed. terceiro Milênio R. de Janeiro-RJ, 1998, pp.32-37.

COSTA, N. M. C. Análise do Parque Estadual da Pedra Branca (RJ) por Geoprocessamento: Uma Contribuição ao seu Plano de Manejo. Tese de Doutorado.Programa de Pós-graduação em Geografia. CCMN. UFRJ. Rio de Janeiro-RJ, 2002, 314 p.




Autor: Christian Nehls


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