A Espiritualidade para o Desenvolvimento Sustentável



A humanidade se depara com o maior de seus desafios: o desenvolvimento sustentável, necessário à sobrevivência do ser humano e do planeta. Para superar esse desafio, é preciso reaprender a viver, resgatar valores universais e espirituais (não necessariamente religiosos) e repensar a forma como fomos educado (ou mal educados) no nosso relacionamento com o meio ambiente, a economia e a sociedade.

Segundo a Cabalá Contemplativa, o termo contemporâneo "Desenvolvimento Sustentável" é, na verdade, um conceito explicado e defendido pelos antigos mestres dessa Tradição há mais de três mil anos, denominado "Unicidade". O que a sociedade presencia neste momento é o despertar de um entendimento amplamente difundido pelos cabalistas, cuja premissa básica é a consciência de que tudo está interligado, de que ações locais possuem impactos globais.

As mudanças climáticas, por exemplo, que obrigam a humanidade a repensar seu comportamento, são manifestações físicas daquilo que os Mestres e Sábios da Cabalá Contemplativa tentam nos ensinar há milênios – há um fio condutor que interliga todos os seres, todos os planos, todas as dimensões. A iminência de um colapso mundial (ambiental, social, espiritual e financeiro) é um indicador da capacidade do ser humano afetar e influenciar tudo a sua volta.

Desenvolvimento sustentável é a capacidade de retificar o crescimento desordenado e alienado da sociedade, é a realização do Tikun Olam, expressão usada pelos antigos cabalistas e mestres da Tradição que significa a "correção do mundo".

É a promoção do crescimento coletivo da sociedade, economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Onde todos precisam assumir seu papel e responsabilidade nessa jornada (Governos, Empresas, Instituições sem fins lucrativos e, principalmente, cada um de nós).

Após vivermos durante séculos sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais do planeta, temos que aprender, agora, a viver de forma sustentável.

E a maior parte deste desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento na sociedade.

Somente quem pergunta se o mundo deveria ser como é tem a capacidade de mudá-lo.

O propósito da Cabala contemplativa não é aceitar as coisas como são, mas sim questionar como deveria ser. Seu propósito não é transportar as pessoas a um paraíso particular, mas sim o desejo apaixonado e contínuo de trazer o "paraíso" até a terra. Até conseguirmos, ainda há trabalho a fazer.

O mundo não vai melhorar sozinho. E não se tornará um lugar mais humano se delegarmos a outros – políticos, articulistas etc. – a tarefa nossa de melhorar a realidade.

A Cabala Contemplativa foca na importância da Educação, como ferramenta essencial para uma mudança de consciência. Para os cabalistas, a "educação" é um processo ativo, pelo qual somos instigados a afiar a mente, apurar o intelecto por meio da pergunta e da resposta, do argumento e do contra-argumento.

A Cabala Contemplativa é uma filosofia prática, de ação, voltada para o futuro!

Parte da premissa de que ser humano é ser criativo, senhor do destino e não seu escravo.

E como tal, deve repensar os modelos mentais que estruturaram toda a organização de uma população mundial ao longo dos últimos séculos e nos trouxeram ao cenário econômico, ambiental e social que vivenciamos hoje.

Vale a pena permanecermos com os mesmos "velhos e viciados" paradigmas? Ou será que devemos ousar a reaprender a viver, nos aproximar de valores universais e espirituais e recriarmos essa história - a nossa história e a de nossos filhos, netos, bisnetos?

As respostas, deixo para vocês, caros leitores...
Autor: Verônica Malkah Mirilli


Artigos Relacionados


A Necessidade Da Educação Ambiental

Desenvolvimento Sustentável: O Futuro Está Em Nossas Mãos

Setor Financeiro X Impacto Socioambiental

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Relações Públicas Como Educador Ambiental

Aquecimento Global

EducaÇÃo Ambiental: Refletindo Sobre As Ações Da Lei Nº 9.795/99