Lixiviação?



Lixiviação?

Lixiviação é um conceito bastante utilizado em várias áreas do conhecimento, entre elas podemos citar agronomia, ecologia, química ambiental e áreas relacionadas. Todavia, os alunos de vários níveis de ensino ainda possuem dificuldade ou mesmo clareza de entender esse processo. Este artigo é uma tentativa de esclarecer o conceito de lixiviação.

A água da chuva, ao entrar em contato com substâncias presentes na camada superficial dos solos, carrega-as consigo na forma dissolvida (solutos) em direção às regiões mais profundas do solo, geralmente, rumo à água subterrânea (aqüífero freático). Esse processo de transporte de solutos (que podem ser nutrientes, poluentes, e outras substâncias dissolvidas) rumo às camadas mais profundas do solo é denominado lixiviação. (Para compreender o conceito de nutriente, por favor, acesse http://www.webartigos.com/articles/16778/1/nutriente/pagina1.html)

Na área ambiental esse conceito é de suma importância uma vez que permite que substâncias adicionadas na superfície do solo, possam, por meio do transporte realizado pela água, atingir camadas mais profundas do solo ou mesmo atingir a água subterrânea como previamente mencionado. A título de exemplo, um engenheiro agrônomo aplica um fertilizante a base de nitrogênio na cultura de milho. Esse fertilizante possui íons nitrato (NO3-) em sua composição. Se as plantas não absorverem todo o nitrato (NO3-) aplicado, fato que ocorre freqüentemente, ao chover, a água da chuva carregará esse íon consigo rumo às camadas mais profundas do solo, podendo atingir o aqüífero freático. Assim, fala-se, tecnicamente, que o nitrato (NO3-) sofreu lixiviação. Em regiões agrícolas com intenso uso de fertilizantes nitrogenados na forma de nitrato (NO3-), o problema de contaminação de água subterrânea por nitrato (NO3-) é freqüente e isso ocorre porque esse íon sofre facilmente o processo de lixiviação. Através desse exemplo, fica claro o conceito e a ampla aplicação que o termo lixiviação tem em diversas áreas do conhecimento.

Não se deve confundir lixiviação com percolação. É comum haver a confusão dos termos lixiviação e percolação porque, tecnicamente, diz-se que a lixiviação é a remoção de solutos por meio da água que percola o solo. A percolação consiste no movimento descendente da água rumo às regiões mais profundas do solo. Assim, se torna claro, a água percola, o soluto lixivia, isto é, sofre lixiviação.

Atenção! Caro leitor ao ler esse texto, por favor, faça a sua avaliação para que eu possa, se for o caso, melhorá-lo!

Preparado a partir de:

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. The nature and properties of soils. 13a Edição. New Jersey: Prentice Hall, 2002. 958p.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Uso De Adubos Orgânicos E Inorgânicos Em Solos Tropicais

A Água E Os Poros Do Solo

Descoberto Mais Um Benefício Do Cultivo De Adubos Verdes

Incorporação?

Nutriente?

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

Irrigação: Uma Questão Suplementar