A Conquista do Mercado: O Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
FACULDADE DA AMAZÔNIA-FAMA
DISCIPLINA: MERCADOLOGIA
DOCENTE: DIEGO MAUES
DICENTE: ELIANE GOIS
TURMA: 6ADMN
RESENHA DO TEXTO:
A CONQUISTA DE MERCADO:PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA O MERCADO
O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolvimento e manutenção de uma adequação viável entre objetivos, habilidades e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado em constante mudança. O propósito do planejamento estratégico é dar forma a negócios e produtos da empresa, de modo que possam gerar os lucros e o crescimento almejados. O planejamento estratégico ocorre em quatro níveis: corporativo, de divisão, de unidade de negócio e de produto.
A matriz corporativa é a responsável por colocar em movimento o processo de planejamento estratégico. A estratégia corporativa estabelece a estrutura dentro da qual divisão e unidades de negócios preparam seus planos estratégicos. O estabelecimento de uma estratégia corporativa dá origem a quatro atividades: a definição da missão corporativa, a criação de unes (unidades estratégicas de negócios), a alocação para cada unes com base na atividade do mercado e na força de negócio, o planejamento de novos negócios e a redução de negócios ultrapassados.
O planejamento estratégico para negócios individuais dá origem as seguintes atividades: definição da missão de negócio, análise das oportunidades e das ameaças externas, análise de forças e fraquezas, formulação de metas, formulação de estratégias, formulação de programas de apoio, implementação dos programas e coleta de feedback, exercício de controle.
O processo de marketing consiste em quatro etapas: análise de oportunidades de mercado, desenvolvimento estratégias, planejamento de programas de marketing, organização, implementação e controle do esforço de marketing .
Cada nível de produto, em uma unidade de negócio, deve desenvolver um plano de markentig para atingir suas metas. Esse plano é um dos produtos mais importantes do processo de marketing, e deve conter os seguintes elementos: um resumo executivo e um sumário, uma visão geral da situação atual de marketing, uma análise das oportunidades e questões com as quais o produto se depara, um resumo dos objetivos financeiros e de marketing do plano, uma visão geral da estratégia de marketing a ser utilizada para atingir os objetivos, uma descrição dos programas de ação a implementar para alcançar os objetivos especificados, um demonstrativo de resultados projetados e um resumo dos controles a serem utilizados para o monitoramento do progresso do plano.
Autor: ELIANNE GOIS
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