TEVÊ À MANIVELA



(Des) considerações à parte, que ele existe não havemos de negar e não está tão longe da gente apontar, o duro é querer adivinhar na contagem dos palitinhos quando é que o dito não vai falar. O ´´mala`` em questão, certamente gerado em terras tão infindas, bem antes do cinema mudo, dos tapetes vermelhos, esse já vinha na bagagem junto com a namorada nos anos 60´s e que não contrastava sequer com o rubor da tímida Ana Maria no tal do biquíni de bolinha amarelinha – tão pequenininho – em que mal se escondia. Ou seria algo daquela insossa frase sobre o que todo mundo viu e esqueceu de perguntar com medo da palmatória. O ´´outrossim`` é que continua sendo o grande problema a ser resolvido. Tome nota. Ademais, não será mais a minha, como a sua vida, uma eterna novela que nunca iremos querer saber do capítulo final!? Dá-lhe bobina expiatória que ´´Caras&Caretas`` (no ´´ê`` comercial) do Walcyr Carrasco, que não alterou em nada no rumor do poderio financeiro que curaria qualquer crise financeira mundial. Mania de grandeza... ainda que não fossem os míseros trocados dos meus pobres milhões de ´´verdinhas´´. Numa dessas até minha tela encolheu. Nem na válvula pega mais.

Ainda bem que por lá tem a ´´menina dos meus olhos``! Casais quadrados, camas redondas, além do batido acessório usado pelos touro nem com fita métrica. Vá lá! Vibrador fora da torcida organizada, e fora de campo, é só pra quem quer gozar de tabela com a cara do outro. Ops! Um a zero pra tamanha malvadeza. Sentiu? E ainda por cima andam discutindo sobre a nova ortografia e se vai ter escolinha pra aluno cdf no MSN! Vixe. Olhando por um bom ângulo, um pouco de celulite, perto daquele famoso ´´corpão`` Angelina Jolie não fica tão ruim assim. Ou não viram nada do último reality show global que espichou os chifres dedos acima do teto solar? Também não vamos esquecer da famosa reciclagem de atores que nem mesmo é preciso pegar novamente o final da fila. Alisando, idem, aqui e ali, aquilo cresce! Imitação de Picasso, digamos, serve em qualquer teledramaturgia que hoje em dia não arranca sequer um soluço. Roer as unhas pra que, hein?

E quer outra? Seja por ordem de tamanho ou por ordem de chegada, não vamos negar que tem muita coisa que é uma vez na vida e outra na sorte. Depois que o plágio passou a ser universal, a outrora humilde Alice anda mais é querendo sair do país dos dividendos. Ou estaria errado o Edward Murphy (na tal ´´Lei de Murphy``) em afirmar que ´´se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará``. Ora, ora, ora, que por cima de conhecidas leis muitos passamos séculos antes da invenção do isqueiro Bic e daquela luzinha vermelha no alto da porta, alertando: ´´Ocupado, tem gente``, como é possível o nosso Comandante-lá estar em todo lugar? Sósias? Isso eu não quero questionar nem de brincadeira. E se acaso num futuro bem próximo dentro dessa nova geração ´´bio`` o nosso futuro genérico ´´Simancol`` possa custar Quinze, 20, nas prateleiras – na minha mão sai por ´´10 real``. Tá filmando? Então liguem os holofotes que ser ´´mala``, muitas vezes, não causa tanto no prejuízo assim. Político, no genérico, já é abuso de autoridade. Construções miúdas, nem pensar. O negócio é torrar o dinheiro alheio. Na ficção e nas saturadas ´´meras coincidências`` noveleiras não tem mais graça. Veja lá!


E se de verdade, de verdade mesmo, houve um tempo, há muito tempo... quando tudo não se passava apenas do homem (e da mulher) viver noites adentro na monotonia das cavernas, bem antes da invenção do fogo, da roda e dos cartões corporativos – sem esquecer daqueles indispensáveis ´´no débito`` e ´´no crédito`` – fora as maracutaias e o ´´aquilo roxo`` que só um foi capaz de verbalizar por aqui, dar uma geral não é mais coisa só pra anestesista. Que vejam, que falem, que digam – mas principalmente que digam. E se apregoam por aí que ´´Errar é (H)umano``, eu também me engano. Caso alguma nova medida possa dar errado, só não me apaguem a luz agora, que eu ainda quero falar. Se não der em caras, experimenta pelo menos umas caretas.


- O quê, não tem mais bilhetes aéreos!

- ´´Prioridade Zero`` pra quem mesmo? Ah, bom...

Celso Fernandes, jornalista, poeta e escritor, autor de ´´As duas faces de Laura``, ´´O Sedutor``, Sonho de Poeta`` (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente em jornais, revistas e sites relacionados às áreas.

Blog do colunista: http://modarougebatom.blog.terra.com.br


Autor: Celso Fernandes


Artigos Relacionados


O Mensalão Do Dem

EducaÇÃo Nacional - FormaÇÃo Do CÁrater

Carta á Mãe Querida

Livro ''o Desmonte De Vênus''

Orkut Ou Yogurth Para Os íntimos

Aprenda Algumas Expressões Do Inglês

Bufonaria Bananeira.