COMO DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA.(PEÇA DE TEATRO INFANTIL).
COMO DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA.(PEÇA DE TEATRO INFANTIL).
KEILA:
Porque está tão triste amiga?
SOLANGE:
Dou tudo o que tenho em minha sala e meus alunos não gostam de ler.
LEILA:
Já que entrei nesta conversa eu não sei o que faço para que meus alunos passem a gostar de ler.
MARTA:
Eu já não digo nada, meus alunos só querem brincar.
KEILA:
Colegas não desesperem.
JOANA:
Você diz com esta calma e ainda diz não se desesperem.
MARTA:
A colega deve estar brincando com a gente diante de um problema grave deste.
KEILA:
Não estou brincando.
SOLANGE:
Como assim, pode se explicar melhor.
KEILA:
Com todo prazer.
MARTA:
Diga logo mulher e acaba com este suspense.
KEILA:
Vou tentar explicar com uma comparação.
JOANA:
Diga colega esta comparação.
KEILA:
O cozinheiro de um restaurante, cozinha durante o dia para varias pessoas diferentes.
SOLANGE:
Vá logo ao ponto colega.
KEILA::
O cozinheiro cozinha pra várias pessoas e tem que satisfazer a todos os clientes.
SOLANGE:
Ainda não entendi o que o cozinheiro tem a ver com leitura.
KEILA:
Deixe-me explicar gente.
SOLANGE:
Desculpe continue.
KEILA:
Se o cozinheiro precisa saber agradar a todos os clientes assim também tem de ser o professor.
MARIA:
Estou começando entender.
KEILA:
O professor precisa usar todas as técnicas necessárias para chamar a atenção do aluno para a leitura.
MARIA:
Quer dizer que ele não pode ensinar da mesma forma para todos.
KEILA:
Isto mesmo colega. O professor deve usar uma técnica pedagógica e se não der certo mude de posição.
MARIA:
Tem alunos que aprende e têm outros que não conseguem.
SOLANGE:
Agora entendi, devemos conduzir os alunos ao texto que eles gostam.
MARIA:
Se o aluno gosta de paródia faça com que ele leia, produza e até mesmo publique no mural da escola.
SOLANGE: KEILA:
Mas como farei para aplicar o conteúdo escolar?
KEILA:
Para contemplar as atividades propostas no conteúdo escolar existe a Interdisciplinaridade
SOLANGE:
Que quer dizer isto companheira?
KEILA:
Quer dizer que com um simples texto você pode trabalhar todas as disciplinas e isto depende muito das técnicas usadas em sala de aula.
MARIA:
Agora entendemos colega e vamos começar hoje mesmo trabalhar desta forma.
KEILA:
É isto mesmo colega e depois você vai ver a diferença.
SOLANGE:
Keila você não sabe da melhor.
KEILA:
Conte a nova amiga.
SOLANGE:
A semana passada passei uma atividade para casa pedindo aos alunos que escrevessem algumas coisas como tarefa que eles mais gostavam de escrever, imagine.
KEILA:
Posso imaginar o resultado.
SOLANGE:
Produziram paródias, contos, poesias, versos, músicas, até receitas.
KEILA:
Viu o resultado, agora bola pra frente e verá o sucesso.
Autor: João do Rozario Lima
Autor: João do Rozario Lima
Artigos Relacionados
Pensamento
Mar Dos Sonhos
O Amor
Noiva
Filho
Cidadania
A Inesquecível