COMO DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA.(PEÇA DE TEATRO INFANTIL).



COMO DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA.(PEÇA DE TEATRO INFANTIL).

 

KEILA:

Porque está tão triste amiga?

 

SOLANGE:

Dou tudo o que tenho em minha sala e meus alunos não gostam de ler.

 

LEILA:

Já que entrei nesta conversa eu não sei o que faço para que meus alunos passem a gostar de ler.

 

MARTA:

Eu já não digo nada, meus alunos só querem brincar.

 

KEILA:

Colegas não desesperem.

 

JOANA:

Você diz com esta calma e ainda diz não se desesperem.

 

MARTA:

A colega deve estar brincando com a gente diante de um problema grave deste.

 

KEILA:

Não estou brincando.

 

SOLANGE:

Como assim, pode se explicar melhor.

 

KEILA:

Com todo prazer.

 

MARTA:

Diga logo mulher e acaba com este suspense.

 

KEILA:

Vou tentar explicar com uma comparação.

 

JOANA:

Diga colega esta comparação.

 

KEILA:

O cozinheiro de um restaurante, cozinha durante o dia para varias pessoas diferentes.

 

SOLANGE:

Vá logo ao ponto colega.

 

KEILA::

O cozinheiro cozinha pra várias pessoas e tem que satisfazer a todos os clientes.

 

SOLANGE:

Ainda não entendi o que o cozinheiro tem a ver com leitura.

 

KEILA:

Deixe-me explicar gente.

 

SOLANGE:

Desculpe continue.

 

KEILA:

Se o cozinheiro precisa saber agradar a todos os clientes assim também tem de ser o professor.

 

MARIA:

Estou começando entender.

 

KEILA:

O professor precisa usar todas as técnicas necessárias para chamar a atenção do aluno para a leitura.

 

MARIA:

Quer dizer que ele não pode ensinar da mesma forma para todos.

 

KEILA:

Isto mesmo colega. O professor deve usar uma técnica pedagógica e se não der certo mude de posição.

 

MARIA:

Tem alunos que aprende e têm outros que não conseguem.

 

SOLANGE:

Agora entendi, devemos conduzir os alunos ao texto que eles gostam.

 

MARIA:

Se o aluno gosta de paródia faça com que ele leia, produza e até mesmo publique no mural da escola.

 

SOLANGE: KEILA:

 

Mas como farei para aplicar o conteúdo escolar?

 

KEILA:

Para contemplar as atividades propostas no conteúdo escolar existe a Interdisciplinaridade

 

 

SOLANGE:

Que quer dizer isto companheira?

 

KEILA:

Quer dizer que com um simples texto você pode trabalhar todas as disciplinas e isto depende muito das técnicas usadas em sala de aula.

 

MARIA:

Agora entendemos colega e vamos começar hoje mesmo trabalhar desta forma.

 

KEILA:

É isto mesmo colega e depois você vai ver a diferença.

 

SOLANGE:

Keila você não sabe da melhor.

 

KEILA:

Conte a nova amiga.

 

SOLANGE:

A semana passada  passei uma atividade para casa pedindo aos alunos que escrevessem algumas coisas como tarefa que eles mais gostavam de escrever, imagine.

 

KEILA:

Posso imaginar o resultado.

 

SOLANGE:

Produziram paródias, contos, poesias, versos, músicas, até receitas.

 

KEILA:

Viu o resultado, agora bola pra frente e verá o sucesso.

 

Autor: João do Rozario Lima

[email protected]

 

 


Autor: João do Rozario Lima


Artigos Relacionados


Pensamento

Mar Dos Sonhos

O Amor

Noiva

Filho

Cidadania

A Inesquecível