Planejamento Estratégico Organizacional



ORGANIZAÇÃO

Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, tornando possível perseguir e alcançar objetivos.

Segundo Chiavenato ( 2000:44)

A organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.

A organização atua em meio ambiente e a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Para tanto ele deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que as organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito à mudanças.

Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é ainda um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica dos seus executores.

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. Este processo de tomada de decisões na empresa deve conter, ao mesmo tempo, os componentes individuais e organizacionais bem como a ação nestes dois níveis pode ser orientada de tal maneira que garante a confluência de interesses dos diversos fatores alocados no ambiente da empresa. O processo de planejar envolve, portanto, um “modo de pensar”, e um salutar modo de pensar envolve indagações, e indagações envolve questionamentos sobre o que será feito, como, quando, quanto, para quem, porque e onde será feito.

Segundo Maximiano (2000:385)

Planejamento estratégico é o processo de desenvolver a estratégia – a relação pretendida da organização com o seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões, que afetam a empresa por longo prazo, especialmente decisões sobre produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretende atingir.

BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

- Agiliza decisões: melhora a comunicação;
- Aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões;
- promove uma consciência coletiva;
- Proporciona uma visão em conjunto;
- maior delegação;
- Direção única para todos;
- orienta programas de qualidade;
- Melhora o relacionamento da Organização com o seu ambiente interno e externo.

É necessário planejar, para que saibamos para onde queremos caminhar. Se não soubermos para onde ir, não iremos a lugar nenhum. Seremos jogados para fora do mercado.

CONDIÇÕES PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

- Consciência de sua necessidade;
- Decisão pela sua utilização;
- Envolvimento efetivo da direção;
- Clima propício;
- Informações relevantes para o planejamento;
- Participação organizada.

“Podemos definir Planejamento Estratégico como método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo (INTERNET. SEBRAE 31/05/2006).
Segundo Tachizama, Rezende (2000:33)

Pode-se conceituar o planejamento como um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado. O seu propósito básico não é o de prever o futuro, mas o de examinar alternativas futuras, analisar o leque de escolhas, priorizar, optar por uma delas, no sentido de minimizar ações incorretas e prever e prover os meios e recursos necessários no intuito de buscar a redução de incertezas e minimizar os riscos. O Planejamento Estratégico somente atinge sua eficácia máxima quando entendido e realizado por todas as pessoas da Organização, em mutirão permanente e orquestrado. É um processo contínuo que toma decisões atuais e futuras que podem envolver riscos. Assim, o planejamento permite a ordenação do processo decisório dentro das organizações, preparando-se para o futuro, facilitando a convergência de objetivos, onde, dentro dos limites aceitáveis, haverá uma prevalência do interesse coletivo sobre o individual ou de grupos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

Formular estratégias é projetar e selecionar estratégias que levem à realização de objetivos organizacionais. O enfoque central está em como lidar satisfatoriamente com a concorrência. Assim que o ambiente tenha sido analisado e a diretriz organizacional estipulada, a administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação em um esforço conhecido para assegurar o sucesso da organização. O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas as quais proporcionam uma solução viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. O planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, conseqüentemente, provoca aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para a empresa.

O planejamento é uma característica intrínsica do desenvolvimento e da evolução do ser humano. Através dele o ser humano consegue traçar metas para o seu bem estar, se prepara para eventualidades e ameaças futuras e obter sucessos em função de novas oportunidades. Assim, para atingir um objetivo primeiro é preciso planejar o caminho a percorrer.

Do mesmo modo, as organizações precisam planejar o futuro como preparação para essas metas, ameaças e oportunidades. Isto é conseguido por meio de uma análise e avaliação do relacionamento com o ambiente, através da utilização de um processo capaz de integrar os diversos aspectos da empresa com o seu ambiente. Segundo Oliveira (2004:35)

O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos.

Segundo Ferrel (2000:34)

As oportunidades e as ameaças são problemas externos que podem afetar todas as organizações, mesmo aquelas que não concorrem com planejamento da empresa. Assim elas existem independentemente da empresa criar o planejamento. Entretanto podem afetar fortemente as operações da empresa e o resultado desse plano. Como as forças e as fraquezas, as oportunidades e as ameaças devem ser analisadas em relação às necessidades do mercado e as habilidades do concorrente.

As oportunidades referem-se às condições favoráveis no ambiente que podem produzir recompensas para a organização, se ela for adequadamente afetada. Isto é, oportunidades são situações que existem, mas que devem ser aceitas em benefício da empresa.

As ameaças referem-se as condições ou às barreiras que podem impedir a empresa de atingir seus objetivos. Como as oportunidades, as ameaças devem ser identificadas para não limitarem o desempenho da empresa.

O planejamento estratégico tem como objetivo integrar a organização, por isso pode influir na tomada de decisões e nas variáveis que a empresa deva tomar. Para que a empresa desenvolva de acordo com o planejado, deve ter bem clara as suas metas, de acordo com o plano elaborado, objetivando assim que todos os funcionários nela envolvidas possam participar.
Segundo Ferrel, (2000:35,85)

A principal função das metas é orientar o desenvolvimento de objetivos e fornecer direção para as decisões de alocação de recursos. As metas são as realizações gerais desejadas, elas são importantes porque indicam a direção em que a empresa está tentando se mover e o conjunto de prioridades que usará na avaliação de alternativas e na tomada de decisões. Por exemplo, uma empresa pode ter uma meta de melhorar a qualidade do serviço, proporcionando mais treinamento para os funcionários que estão em contato com os consumidores. Como ocorre em todos os estágios do planejamento, é importante que todas as áreas funcionais da organização sejam consideradas no processo de fixação de metas. A falha ao considerar esses assuntos resultará em metas menos eficazes e, talvez, até disfuncionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: edição compacta. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto & MATOS, Francisco Gomes. Visão e ação estratégica. São Paulo: Pretince Hall, 2002.

FERREL, O.C. Et.Al. ... Estratégia de marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3 ed. São Paulo: Futura, 2000.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MILCOVIC, George T. & BOUDREAU, Jonh W. Administração de recursos humanos. São Paulo. Atlas, 2000.

TACHIZAMA, Takeshy & REZENDE, Wilson. Estratégia empresarial. São Paulo: Makron Books, 2000.

VEGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Planejamento feito através de pesquisas blibliográficas para Trabalho de Conclusão de Curso – Gestão de Pessoas, elaborado pela Aluna: VALDETH MARIA DA SILVA.
Autor: VALDETH Maria da Silva


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