CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO VALLE MAURICIO



CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO VALLE MAURICIO.

Márcia Frota

Palavras Chaves: ciências, concepções de ensino – aprendizagem

Resumo: Este trabalho examinou durante uma roda de discussão as concepções de ensino – aprendizagem de alunos da sétima e oitava serie do ensino fundamental nas aulas de ciências.

Todo trabalho foi direcionado procurando identificar o modelo didático tradicional, tecnológico, espontaneísta e o alternativo proposto por Garcia Pérez (2000),

Introdução:

Após o término das leituras sobre as concepções de ensino – aprendizado no material disponibilizado no módulo em site de busca e no fórum de discussão da turma C do ciclo avançado em Midias na Educação, decidi realizar um questionamento prático com meus alunos do ensino fundamental.

Realizei uma roda de entrevista com o objetivo de investigar e analisar qual a concepção que os alunos possuem sobre como eles aprendem e qual a melhor maneira de aprender nas aulas de ciências

Metodologia

Esta pesquisa foi realizada com alunos da sétima e oitava série do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Montes Claros, durante as aulas de ciências. A finalidade da pesquisa tinha como objetivo investigar concepções sobre o ensino – aprendizagem na visão dos alunos.

Para isso, foi realizada uma roda de entrevista aberta, onde foram lançadas duas perguntas, no sentido de identificar respostas que revelem a idéia que os alunos possuem sobre como aprendem e como deveriam ser as aulas de ciência.

Essa roda de entrevista foi realizada com quatro turmas de 7ª série, e três de 8ª série do turno matutino da Escola Municipal João Valle Mauricio, no horário de aula.

As turmas foram divididas em dois grupos conforme a série. Os grupos foram:

Tabela 1: Amostragem pesquisada


Autor: Márcia Frota


Artigos Relacionados


Avaliação

Pesquisa No Ensino De Ciências

Dentro Do Ambiente Da Escolar, Qual A Sua Função? Professor De Educação Física

EducaÇÃo NÃo Formal Como Material DidÁtico No Processo De Ensino Aprendizagem Em CiÊncias

A Relação Entre O Conhecimento Científico, O Conhecimento Do Cotidiano Como Mediadora Do Processo De Ensino-aprendizado De Conceitos Na Sua Sala De Aula.

Ensino De Ciências E Biologia: Só Teoria?

Quem Ganha E Quem Perde Com As Mudanças No Enem?