Jogos Educativos



Márcia Frota

O impacto com a chegada dos computadores nos lares e nas escolas vem favorecendo o rompimento do paradigma tradicional e novos paradigmas baseados no construtivismo, vem surgindo de forma a garantir as exigências dos alunos, agora sujeitos de inúmeros processos de interação o que garante a eles experimentarem a co-autoria e construção de seu próprio conhecimento.

Como isso o velho quadro, os livros didáticos não são suficientes para garantir as necessidades de aprendizagens desta geração.

O mercado de softwares atentos a esta tendência que já explode nos lares brasileiros, compreendendo a emergente necessidade da escola em resgatar o interesse doeducandos pelo ensino, não perde tempo, e lança no mercado produtos tecnológicos para suporte aos currículos escolares.

Os jogos digitais para o contexto educacional vêm representando uma fatia significativa no mercado de softwares. Computadores e jogos significam entretenimento, o que nós leva, a dois mercados de softwares: os produzidos para diversão e outro para educar.

A educação busca construir conhecimento e habilidades utilizando-se de ferramentas onde o conteúdo curricular está inserido no programa como repetição do livro didático. Atualmente a concepção de aprender não está dissociada da diversão, o que vem favorecendo o crescimento de jogos de entretenimento educacionais.

Não só a escola, mas a família também vem percebendo estas mudanças no comportamento dos softwares oferecido pelo mercado. Há jogos educacionais para todos os níveis de conhecimentos e idade. As empresas desenvolvedoras de jogos educacionais são formadas por equipes que envolvem profissionais que compreendem o processo de aprendizagem e como um determinado projeto de jogo poderá ajudar no desenvolvimento da criança e adolescente.

Como o crescimento e popularização da internet, os Jogos on-line educacionais vêm possibilitando uma aprendizagem assíncrona e interação em tempo real, caindo nas graças dos alunos.

Os jogos não são mais brincadeiras e atualmente educadores e pesquisadores procuram entende de que forma a sua utilização permite motivar e auxiliar os objetivos qualitativos educacionais.

Por Jogos Educacionais, entendemos ser algo que ultrapassa o ato de brincar, favorecendo o desenvolvimento e aprendizado do aluno com apoio também do entretenimento. Baseados no ato de agregar o lazer e a diversão nos processos de aprendizagem, os jogos educacionais tem por objetivo motivar, explorar, auxiliar as atividades pedagógicas curricular, dando ao aluno novas alternativas de aprendizagens.

Segundo Falkembach, citando Vygosky, os jogos proporcionam o desenvolvimento da linguagem e da concentração. Permite aos alunos na tomada de decisão entre o certo e o errado, adquirindo iniciativa e autoconfiança. Para Vygtsky, por meio do brinquedo a criança aprende a agir em uma esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações.

Para Falkembach, a aplicação de jogos sem objetivos, sem base conceitual, sem esclarecimento das regras, com interferência freqüente do professor e se ele (aluno) for obrigado a jogar, perde-se a ludicidade e o aluno fica contrariado, neste caso os objetivos não serão alcançados e as desvantagens serão maiores que as vantagens de sua utilização.

Há muito que se pesquisar e estudar sobre o uso qualitativo e eficaz dos jogos na educação. Fica claro que a "eficácia de seu uso como instrumento didático depende da capacidade daqueles que o propõe." [Falkemabach].

Este é outro assunto gritante no que se refere ao uso das novas tecnologias na educação. Capacidade indica a busca pela capacitação necessária para sua utilização, significa o desejo de participar das mudanças indicadas por uma sociedade globalizada.

A escola precisa rever suas praticas, avançar em seus processos de mudanças, abrir portas, compartilhar duvida e receber os recursos de apoio tecnológicos, não como imposição, mas como condição para integração social e digital dos membros escolares.

Ainda segundo Fralkemabach, para que ocorra as mudanças desejadas nas práticas pedagógicas, caberá ao professor planejar, organizar e controlar as atividades de ensino utilizando os recursos dos jogos para criar e desenvolver as habilidades que desenvolvam a curiosidade, a atenção, a criatividade, a iniciativa, criando condições ideais para que os alunos dominem os conteúdos.

Bibliografia:

FALKEMBACH, G.A.M. Jogos Educacionais. - CINTED - Centro Interdisciplinar de NovasTecnologias na Educação – UFRGS

FALKEMBACH, G.A.M. O lúdico e os jogos educacionais. - CINTED - Centro Interdisciplinar de NovasTecnologias na Educação - UFRGS


Autor: Márcia Frota


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