PSICOPATAS Parte I Fonte:Scielo Brasil



PSICOPATAS /PARTE I –      Fonte: Scielo Brasil

 

ü      A palavra PSICOPATA (do grego PSYKHÉ=alma e PATHÓS=doença) com um significado de uma pessoa que sofre de doença mental

 

Portanto a PSICOPATIA (podemos até inferir como sendo uma CRIMINALIDADE, onde o indivíduo apresenta uma perturbação com relação ao tempo, ou seja, o viver do psicopata se desintegrou do tempo real, a sua óptica se desmanchou, se curvou num abismo tamanho; e o seu comportamento frente ao outro se acha em choque),vem a ser qualquer perturbação mental específica, numa instabilidade emocional ,que faz com que o indivíduo apresente uma incapacidade para restringir e ou controlar certos impulsos, aliás , impulsos estes anti-sociais.Contudo nota-se que o indivíduo psicopata vive e participa  em sociedade  de maneira  aparentemente equilibrada.

 

A Psicopatia consiste numa estrutura anormal e desequilibrada do caráter do indivíduo frente à sociedade,

 

1) com atitudes e atos pouco sociais,

2) associais e

3) anti-sociais.

ü       

ü      O psicopata vem a ser aquele indivíduo que se coloca fora dos padrões sociais aceitos, é aquele indivíduo que se opõe à sociedade (muitos criminosos são psicopatas, porém nem todos psicopatas são criminosos).

ü       

ü      Existem psicopatas que socialmente nunca criam casos, até desejam se reformular em suas atitudes, tentam com certa dedicação, se engajar satisfatoriamente na sociedade, porém são criaturas por demais estranhas, singulares, inadaptados, difíceis, diferentes, etc. (sem querer rotular, mas realmente são pessoas diferentes)

ü       

ü      Um caso muito singular é o de HITLER E O NAZISMO CRUEL, onde a monstruosidade, a sagacidade, a insensibilidade se fizeram notar de maneira bastante clara.

 

Muitos são os estudiosos, como jornalistas, historiadores, sociólogos e psicólogos, frente ao NAZISMO, e o questionar de “o que leva um ser humano a agir de determinada forma numa dicotomia de valores éticos,”? , mas há também divergências nas questões:-

 

 1)personalidade de A.Hitler,

2)a sociedade alemã e

 3) circunstancias históricas.

 

 E fica a pergunta:- “Qual foi realmente a causa que fez despencar em uma mente humana, no percurso da história, tamanha atrocidade”?

ü       

ü      Para muitos existe uma tentativa, ainda que não se justifique frente ao barbarismo, de se estudar o porquê de um comportamento tão quebrado.

ü       

ü      Claude Lanzmann repudia ferozmente toda e qualquer anuência de tal comportamento nazista e suas possíveis interpretações, o que é de se compreender.

ü       

ü      Mas também se deve observar que tal comportamento ocorreu, e de que hoje em dia, observamos também certas incoerências e horrores no comportamento humano.

ü       

ü      Hitler como um psicopata, apresenta uma personalidade demagógica de manipulação, toda dissociada, num espargir sadismo, tortura, suicídio, genocídio, homicídio, etc.

ü       

ü      Assim sendo, longe de mim, querer abafar a maldade humana, e na certeza do enorme sofrimento imposto a milhares de seres humanos, cabe aqui uma tentativa de se descobrir o profundo de um comportamento tirânico, o que se enquadra na patologia de um psicopata.

ü       

ü      Hitler como uma pessoa mentalmente desequilibrada, num distúrbio de agressão projetada no povo judeu principalmente, numa disfunção na estrutura do seu EGO, nada mais fez do que assassinar uma sociedade, e também se automutilar, e se automatar. (ele foi um assassino suicida).

ü       

ü      A sociedade da época também evidenciou uma cumplicidade num ACOMODAR-SE, num ACEITAR, até parece que Hitler com o seu todo poderoso esplendor de chanceler, encegueceu uma nação que, cordatamente aceitou sem qualquer questionamento.

 

Suely Bischoff Machado de Oliveira

Psicóloga CRP 06/8495

sbischoff@itelefonica.com.br

Escritora e poetisa

Pós-graduada pelo Hospital do Câncer A.C.Camargo

ü      ..

ü       .


Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira


Artigos Relacionados


Lançamento Do Livro Transtorno Bipolar

Conheça A Encefalopatia Crônica.

Quem SerÁ Contra NÓs?

“dicas Da Felicidade”

Psicopatas Parte Ii Fonte:scielo Brasil

A Princesa India E O Prícipe Indio

Neida Iasbek Felício