Adivinhação e Clarividência



Desde sempre que a adivinhação é muitas vezes comparada com a clarividência como sendo idêntica. Ora, esta comparação não podia estar mais longe da verdade.

A clarividência provém de duas palavras relacionadas, a clareza e a visão. Podemos mesmo dizer que a clarividência é simplesmente a clareza com que se vê o mundo, numa dimensão tal, que se pode mesmo chegar a prever acontecimentos ou vislumbrar um pouco do futuro, recorrendo às próprias capacidades mentais.

Estas capacidades mentais são normalmente mais activas nos primeiros períodos de vida das pessoas, esbatendo-se gradualmente ao longo do tempo à medida que envelhecemos. Podemos mesmo dizer que todos nós somos clarividentes, mas que muitos de nós já nos esquecemos de como usar a nossa intuição nesse sentido.

Por outro lado, a adivinhação significa prever recorrendo a meios de informação. Atenção que aqui não recorremos necessariamente às nossas capacidades mentais para obter informação acerca do futuro, mas sim a um meio ou procedimento físico para o mesmo fim. Neste caso as nossas capacidades mentais resumem-se à arte de usar correctamente as técnicas pretendidas como por exemplo, as cartas de Tarot, e à nossa capacidade de meditação.

Embora o objectivo final destas duas artes de previsão seja o mesmo, prever o futuro, como podemos ver elas diferem profundamente no método e na intenção de obtenção de informação. Na medida em que, na clarividência, os vislumbres do futuro muitas vezes aparecem sem serem procurados, e na adivinhação, procuramos activamente uma resposta para algo, recorremos a uma aprendizagem progressiva e usamos métodos específicos para alcançar uma resposta.

De entre os métodos de adivinhação mais conhecidos destacam-se o Tarot ou Cartomancia, Astrologia, bola de Cristal, interpretação dos sonhos, leitura de folhas de chá, quiromancia, e presságios de fogo.

Qualquer um destes métodos exige disciplina na sua aprendizagem, desenvolvimento gradual das suas capacidades e aperfeiçoamento da sua intuição e método de leitura ao contrário da clarividência.

Veja a origem deste artigo em Tarot Online.
Autor: Malato Wagner


Artigos Relacionados


A Essência Do Simbolismo No Tarot

O Mistério Indecifrável Da Intermitência

Videntes

Embaixo Do Calçadão...

Ser Como Ser...

Só Na Hora Da Dor

Não Há Impossível