Automação De Ambiente Doméstico Para Controle Remoto Através Da Internet



AUTOMAÇÃO DO AMBIENTE DOMÉSTICO PARA CONTROLE REMOTO ATRAVÉS DA INTERNET

Ferreira, C.J.G. Faculdade de Ciências da Computação da FESURV – Universidade de Rio Verde, e-mail: carlos.joserv@hotmail.com

Palavras chave: Domótica, Teleação, linux.

Introdução: Nos últimos anos, dois termos na área de automação vêm ganhando destaque, principalmente nos EUA e Europa. O primeiro é a Domótica que se refere à integração de tecnologias e serviços aplicados à domicílios, escritórios e pequenos edifícios com propósito de obter um aumento de segurança, conforto e economia de energia. O segundo termo é à Teleação, referente à capacidade de controle remoto de qualquer dispositivo.

Devido ao alto custo de implementação de sistemas que oferecem estes recursos, o projeto aqui apresentado vem como uma solução de baixo custo nas áreas de automação residencial e controle remoto de dispositivos.

Materiais e Métodos: Neste projeto será usado um servidor, tendo como sistema operacional Linux, escolhido por ser gratuito, estável e razoavelmente seguro. Onde também será instalado o proxy Squid, um aplicativo de Firewall chamado Iptables e o Apache como servidor de internet. Este computador controlará vários dispositivos da residência como lâmpadas, portões-eletrônicos, condicionadores de ar, ventiladores, sistemas de segurança (alarmes, sensores, biometria, circuito interno de TV), entre outros. Todos dispositivos poderão ser controlados manualmente e também através de comando de voz, a qual será captada pelo computador e interpretada por um sintetizador de voz e repassado ao sistema para que este possa ser executado. As interrupções e comunicação entre o servidor e os dispositivos se farão através de um par de fios, podendo estes ser do tipo drop, usando-se um transmissor para conectar os fios ao servidor, e este transmissor por sua vez estará ligado ao servidor através de uma porta serial.

Como linguagem de programação será utilizada o Java, por ser gratuita, rodar em qualquer sistema operacional, permitir o controle direto do hardware, por possuir API´S com capacidade de manipular áudio e vídeo e por nos proporcionar o desenvolvimento de um sistema que rode tanto local com em ambiente remoto através da internet, pois a interface com o usuário se dará por uma pagina da web, que poderá ser acessada em qualquer computador conectado a internet, dentro ou fora da residência. Outra linguagem a ser utilizada será o C, para desenvolver um protocolo, que será usado para estabelecer comunicação entre o servidor e os dispositivos controlados, e para programar os microcontroladores, que será o componente principal das chaves e tomadas digital, as quais serão controladas pelo computador. Para modelagem do sistema (UML) foi escolhido programa JUDE Community (Java and UML Developers' Environment), por ser gratuito e atender as necessidades de modelagem do sistema. O gerenciador de banco de dados escolhido foi o Firebird por ser gratuito e ser compatível com o Linux.

Este projeto será dividido em cinco etapas, a primeira será a elaboração do projeto especificando todos os recursos computacionais e eletrônicos a serem utilizados, na segunda será desenvolvido o protocolo e a modelagem do sistema, na terceira etapa será o desenvolvimento do sistema e do banco de dados, na quarta será executado o processo de montagem das chaves e tomadas digital, e finalmente na quinta e ultima etapa serão realizados e repetidos quantas vezes se fizerem necessário, todos os testes previstos em um chek-list, previamente elaborado.

Resultados esperado: Depois da conclusão do projeto se espera obter uma considerável economia de energia, um aumento significativo no conforto e na segurança e ainda proporcionar um total controle da residência através internet.


Autor: Carlos Jose G. Ferreira


Artigos Relacionados


Jornada De Trabalho No ServiÇo PÚblico

Solução Qaweb Para Teste De Software

O Windows Limita Sua Conexão

Cuide Do Coração De Seu Automóvel

Redes E Internet

O Século Xxi

Rfid – Identificação Por Radiofrequência