Proposta De Inovação No Ensino Superior Enviada Ao Mec



A presente proposta vem por meio desta sugerir a abolição de disciplinas das quais os acadêmicos jamais terão contatos na vida profissional e que só servem de um modo geral para prejudicar o desempenho dos futuros profissionais nas suas respectivas atividades.Tais disciplinas também vêem a colaborar coma falta de interesse dos alunos que em muitos casos abandonam seus cursos por se frustrarem em meio a disciplinas das quais ele se quer irá ver na prática,disciplinas essas que são de importância zero no curriculum desses estudantes e que em seus lugares devemos implantar disciplina nas grades curriculares das quais os alunos não só venham a se interessar,mas que também sejam dinâmicas,discursiva e que proponham debates entre professores e alunos ,num convívio de interesse para ambos.A sensação de um acadêmico que está fazendo um determinado curso e que ele sabe o que vai ou não sar na prática daquela profissão é a mesma daquela em que nós temos em nossa infância ou adolescência,tais como por exemplo "por que eu tenho que aprender polinômios, equação de primeiro e segundo grau se o que eu quero me formar é em história?São questões como essa que levam aos alunos a se questionarem se não seria mais interessante em vez dessas disciplinas que não trarão muito a acrescentar em seu curriculum,substituir por grades curriculares que realmente possam não só aproveitar mais o tempo do aluno na faculdade e ou universidade,que de certo modo será bom,pois ele ainda que cansado depois de um dia de trabalho irá muito mais interessado e disposto para assistir as aulas ,pois ele sabe que a disciplina em que ele irá ter naquela determinada aula,será de suma importância na sua vida profissional,e se os professores fizerem com que essas novas disciplinas à serem implantadas no ensino superior forem passadas aos alunos de maneira apaixonante e dinâmica certamente estaremos dando um grande passo na renovação do ensino superior brasileiro e as notas certamente também irão aumentar.Pois é levarmos em consideração a seguinte tese:Quando você se levanta e sabe que terá um compromisso chato e desinteressantee quando você se levanta e se prepara para um compromisso de seu agrado,que vai lhe proporcionar boas oportunidades ,com certeza o animo e a disposição serão outros.

"A EDUCAÇÃO SUPERIOR E OSUCATEAMENTO EDUCACIONAL QUE VAI ,DESDE O DESÂNIMO DE SEUS PROFESSORES QUE ESTUDAM A VIDA TODA E QUE NÃO SÃO VALORIZADOSÀ INSATISFAÇÃO DE SEUS ALUNOS,QUE FREQUENTAM DISCIPLINAS DESMOTIVADORAS E INFUNDÁVEIS NA HORA BUSCA PELO PRIMEIRO EMPREGO"

Não há dúvidas de que a educação pública não só precisa,quanto merece uma atenção em dobro,pois muito se diz do fracasso do ensino básico,mas é preciso ressaltar que parte deste fracasso escolar está diretamente ligado ao ensino superior,por meio dos professores,que na maioria das vezes estão saindo com pouca prática didática,no que se refere aos usos de recursos didáticos,que infelizmente se quer são ensinados na universidade e ou faculdade,à utilizarem o velho e conhecido mimeógrafo.Talvez quem não é professor(a),não saiba ou se quer imagina que isso aconteça,mas quem é,sabe que isso já é uma antiga realidade,que precisa ser mudada.Para a educação básica melhorar,é preciso que antes,a educação superior no Brasil,pare de criar disciplinas medíocres e que de nada irão acrescentar o curriculum dos alunos,pelo contrário,só os farão ficar em d.p,e acabarem por conseqüência abandonando seus cursos,devido a uma desilusão que poderia ser desnecessária,se caso a universidade em sua grade curricular tivessem apenas disciplinas das quais este aluno ,que optou por este determinado curso,soubesse que faria falta na hora de se formar e disputar uma vaga no mercado de trabalho.è preciso simplificar o ensino superior,criar novas disciplinas,disciplinas práticas,o que ocorre muito pouco em algumas universidades e ou faculdades.

O PERDE E GANHA DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Há de se ressaltar que,quando me refiro a esta mudança da qual o ensinosuperior necessita,vale lembrar que ela embora se enquadre em quaisquer cursos e de quaisquer áreas do conhecimento,ela está envolvida principalmente nas graduações de licenciatura,ou seja,na área de formação de novos docentes do ensino básico,mas que não deixa de ser uma reflexão imprescindível à todo o ensino superior e a todas as suas esferas.O perde e ganha dos alunos nesta nova concepção de ensino pode ser vista de seguinte forma:

PERDE:Alunos de diversos cursos tradicionais em especial os de licenciaturas,que não possuem ao longo d sua formação acadêmica ,disciplinas interessantes,neste caso não ultrapassando uma ou no máximo três,das quais o restante não embasam em nada o enriquecimento preparatório e sim ocupam lugares de outras disciplinas que poderiam ser acrescidas em seus lugares e que seriam mais práticas,ou seja,com maior utilização de novos recursos didáticos ou mesmo de recursos já conhecidos,mas que se quer o aluno tem uma aula prática de como se usar em sala de aula,como por exemplo o mimeógrafo.

GANHA;os alunos (futuros professores),que além de se sentirem mais motivados,e com a sensação de que estas novas disciplinas agora sim de fato são importantes para a sua formação e qualificação profissional,além das práticas ,que por conta dessas novas disciplinas,nos lugares daquelas massantes e um tanto quanto chatas e de pouca utilidade,também chamadas de "encher lingüiça" na grade curricular,sentirão um melhor aproveitamento prático em seus respectivos cursos de licenciatura na graduação escolhida.

Sempre quando há uma mudança,existem aquelas pessoas "metódicas e ou tradicionalistas",das quais não aceitam a mudança de maneira alguma,que tem medo do novo,do simples e do prático.mas ainda que o poder das decisões institucionais das questões da inovação superior possam estar no comando,uma coisa é certa,mais cedo ou mais tarde essas mudanças ainda hão de acontecer,ou continuaremos realizando seminários,congressos ,publicando assuntos referentesà educação,mas na prática não vai mudar é nada!

Alexandre Soares,27 é professor ,colunista e escritor.Autor de obras infantis,de crônicas e poemas.Premiado em 2005 no calendário viva leitura Ministério da cultura e em 2006 na Câmara brasileira de jovens escritores (RJ).Realizador do projeto Ler é saber nas cidades de Mairinque e São Roque –sp.Atua como palestrante em escolas públicas e privadas com a palestra Orkut e jogos eletrônicos x esportes alimentação saudável e brincadeiras de rua.

Alexandre Soares,27 é professor ,colunista e escritor.Autor de obras infantis,de crônicas e poemas.Premiado em 2005 no calendário viva leitura Ministério da cultura e em 2006 na Câmara brasileira de jovens escritores (RJ).Realizador do projeto Ler é saber nas cidades de Mairinque e São Roque –sp.Atua como palestrante em escolas públicas e privadas com a palestra Orkut e jogos eletrônicos x esportes alimentação saudável e brincadeiras de rua.

ALEXANDRE SOARES

BIBLIOGRAFIA DO AUTOR: 2005-contos &encantos

Premiação-calendário VIVA LEITURA-MINISTÉRIO DA CULTURA

2006-Viver é melhor que sonhar(participação literária)

2006-Livro-agenda Diário do Escritor (participação literária)

2006-Somos iguais(inclusão relato de experiência)

2006-Premiação pela CBJE-RJ por poema infantil(2lugar)(o ovo ou a galinha quem vem depois de quem?,poema dedicado(1 lugar)(amigos sempre amigos)e crônica(2 lugar)(professores sim,carrascos,não).Concurso literário realizado no Estado do RJ no mês de outubro 2006 com a participação de cerca de 200 obras de todo o país,das quais apenas 25 foram incluidas e premiadas com publicação.

2006-poetas brasileiros contemporâneos(participação em antologia-premiação 2 lugar categoria poema infantil"voa voa balãozinho,trazendo Nina e Pedrinho".

2007-diário do escritor volume II(participação literária)

2007-Novos talentos da crônica brasileira vol. 8(lançamento em fevereiro-obra premiada com a obra"Linha 4 do metrô-de São Paulo à morte"(premiação)


Autor: alexandre soares


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