Educação Para a Paz e Educação



ARTIGO

 

 

Educação Para a Paz e Educação Ambiental

Converter-se

Rosineide Marta Mauricio de Sousa

 

Resumo: As pessoas do mundo todo estão começando a se preocuparem com a extinção da própria espécie, ninguém estava preocupado com a extinção de outras espécies que são essenciais para a sobrevivência humana e de todo planeta.

 

Considerações iniciais:

 

Até então prevalecia o poder, o ter, tudo que fosse do interesse do ser humano em ter proveito em tudo e dos recursos naturais principalmente, então preservar o que?

A partir do instante que as fontes que mantém os humanos vivos estão se esgotando, agonizando e cobrando numa fúria terrível o que já foi explorado sem respeito algum, nem consciência. Além de responsáveis estão sendo ameaçados de serem extintos, de predadores passaram aos poucos serem destruídos, vítimas de seus próprios atos, que não nos faz deixarmos de ver o quanto estamos ou vamos destruindo a nós mesmos.

O mundo todo começa a reverter, consertar o que ainda nos resta, resta saber preservar o que? A natureza, ecossistemas, biodiversidade ou o próprio homem? Não bastam os órgãos ligados a preservação ao meio ambiente, a mídia, o governo e seus programas de preservação, todos estes meios de comunicação possíveis alerta, informa para o que está acontecendo e conseqüentemente virá acontecer, já estamos vivenciando grandes e bruscas mudanças no mundo já sofremos com o desequilíbrio ambiental e o próprio homem sofre com o que ele mesmo promoveu. Grandiosas propagandas, alertam, amedrontam, mostram a destruição do  homem na   natureza, mas

 não conscientizam, é preciso que não fiquemos impressionados, culpando uns aos outros, quando a culpa é de todos nós mesmo, é necessário que cada ser humano comece a fazer sua parte é preciso ação e esta ação é a conscientização, interação, responsabilidade e a principal de todas reeducarmos ou educarmos para começar acontecer, cada ato do homem desencadeia uma relação que tem efeito dominó, comecemos a fazer as mudanças, primeiramente dentro  de cada um de nós, internalizar nos pensamentos as ações e omissões para que cada um de nós sejamos aquele beija-flor que trazia no seu bico a gota de água para apagar o incêndio na floresta.

O primeiro passo é a confissão citada acima, a segunda é dentro da família peça fundamental para edificação de um aprendizado sólido e por último a comunidade em que estamos inseridos até chegarmos ao objetivo final que é parar de extinguir o meio ambiente e a nós mesmos humanos e HUMANIZARMOS.

 

Conclusões:

A população mundial está cada vez mais envolvida com novas tecnologias e com cenários caóticos, perdendo desta maneira a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. A Educação Ambiental promove o desenvolvimento do conhecimento, de atitudes e de habilidades fundamentais a preservação e melhoria de qualidade ambiental formando cidadãos conhecedores das alternativas de mudanças, dando sentido para vidas pessoas e para humanidade, buscando junto um mundo mais justo, produtivo e saudável para todos.

 

 

 

Agradecimentos sinceros a Profª. Drª. Maria de Lourdes Henriques da Universidade Federal da Paraíba/UFPB/CE/SED, pelo incentivo a fazer este artigo e de ter aprendido a valorizar e respeitar a minha vida, dos outros e ter consciência de preservar a nossa fonte de vida que é a natureza.

 

 

Referências

 

Henriques, M. L. Educação para Paz e sua relação com a Educação Ambiental. UFPB/CE/SED.

 

Curso de Extensão - II Encontro Educação para a Paz e Educação Ambiental/UFPB. Ano: 2007.

 

Parâmetros Curriculares Nacionais, v.9, p.15, 27, 29 a 51


Autor: ROSINEIDE Sousa


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