Por que alguns empresários ainda 'gastam' com SST?



Realmente, tenho encontrado, principalmente no interior do estado, empresas que estão jogando dinheiro fora. Não consigo entender, por exemplo, como uma empresa paga salário + benefícios + encargos sociais + custos operacionais a um profissional da área de segurança do trabalho para mantê-lo no almoxarifado, despachando ferramentas, ou no setor pessoal, preenchendo fichas. Enquanto isso, a empresa perde altas somas com reclamações sobre periculosidade, insalubridade e aposentadoria especial, mesmo comprando todos os EPI/EPC necessários para a proteção do trabalhador. Sem falar, que ainda investem pesado em sistemas de proteção contra incêndio e perdem descontos de até 50% no pagamento do
prêmio do seguro incêndio, muitas vezes por causa da inexistência de uma parede. Somado a isso, ainda tem os custos que são dedutíveis do imposto de renda e que não estão sendo relacionados na declaração, como por exemplo, investimentos com EPI, EPC e alimentação do trabalhador.

Mas, por que isso ocorre? As causas apontadas são em geral, maus profissionais assessorando a empresa e prestando desserviços, desvios de função, marginalização dos profissionais do SESMT e ignorância do empregador ou do seu preposto concernente à legislação pertinente.

Outro comportamento observado, é o “agrado” do patrão em relação ao empregado, manifestado por meio de pagamentos de adicionais de insalubridade inventados, sem levar em conta que isso poderá culminar também no recolhimento das alíquotas adicionais do SAT, de 6, 9 e 12 por cento sobre o salário de contribuição do trabalhador beneficiado, objetivando o custeio de aposentadorias especiais. Isso ocorre, porque algumas atividades que são insalubres são também especiais e o INSS vai querer receber o dele com juros e correção, mês a mês, durante todo o período trabalhador pelo segurado na empresa.
Contra-senso também, é o investimento pesado em EPI/EPC, horas paradas com treinamentos, pagamento de salários de profissionais de meio ambiente, segurança e saúde, exames médicos X pagamento de insalubridade e atividades especiais, além de ações por danos a saúde na vara cível. Lembrando que agora, o trabalhador poderá recorrer por danos na mesma vara do trabalho, juntamente com a causa trabalhista, facilitando assim, seu ingresso como reclamante nas duas esferas.

Então, como investir em meio ambiente, segurança e saúde?

Primeiro, é necessário a contratação de bons profissionais, salientando que bons profissionais não são baratos.

Evidente que não adianta colocar a melhor estrutura possível nas mãos de maus profissionais. É necessário que esses profissionais sejam avaliados tecnicamente e não somente aquelas avaliações subjetivas e gerais dos psicólogos. Para atendimento a esse requisito, a organização poderá contratar uma assessoria externa idônea, para que possa desempenhar esse papel de avaliador.

Segundo, disponibilizar recursos físicos e humanos para se obter uma boa gestão de riscos.

Vemos em muitas empresas, profissionais da área sobrecarregados de atribuições e sem a menor condição de realizar atividades de estudos e pesquisa, com o intuito de buscar soluções mais baratas e mais eficientes para o controle dos riscos. É necessário que o setor também possua auxiliares, como todo setor possui sem questionamento. Apenas os setores das áreas de meio ambiente, segurança e saúde, não possuem auxiliares. A escassez de recursos pode levar o setor ao fracasso e a organização a amargar sérios prejuízos.

Terceiro, contratar uma auditoria externa a fim de verificar a eficiência da gestão de riscos.

Outro fato óbvio que a maioria das empresas não dão importância, apesar dos altos custos com a mão de obra especializada, implementação das tecnologias de proteção, pagamento de horas paradas com treinamentos, etc é o fato do empregador não ter como saber se o setor vai lhe causar prejuízos futuros ou não. Isso porque, muitos SESMT apenas “empurram o lixo para baixo do tapete”. Não precisa mencionar que esse “lixo” virá à tona num futuro próximo, na forma de indenizações e de pesadas multas. A contratação de uma auditoria para o setor é tão importante quanto a instalação do próprio setor.

Tomando-se por base essas precauções, dificilmente uma empresa irá remediar o remédio que deveria ter tomado e não tomou. Claro que o investimento em meio ambiente, segurança e saúde advêm de forma paulatina, otimizando setores, excluindo o retrabalho, melhorando a qualidade dos serviços e evitando saídas não programadas do passivo, dentre outras.
Autor: Heitor Borba


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