Mercadologia - A conquista de mercados: Planejamento estratégico orientado para o mercado



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A conquista de mercados: Planejamento estratégico orientado para o mercado.

O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem o lucro e o crescimento almejados. É preciso entender o planejamento estratégico para entender a administração de marketing. E, para entender o planejamento estratégico, precisamos entender que as maiores empresas organizam-se em quatro níveis: O nível corporativo, o nível de divisão, o nível de unidade de negócios e o nível de produto.

O Planejamento Estratégico corporativo e em nível de divisão:

Ao estabelecer declarações de missão, políticas, estratégicas e metas, a matriz determina a estrutura dentro da qual as divisões e as unidades de negócios preparam seus planos. Algumas corporações dão liberdade a suas unidades de negócios, outras estabelecem metas para suas unidades de negócios, mas permitem que desenvolvam suas próprias estratégias.

Definição da missão corporativa

As organizações desenvolvem declarações de missão que devem ser compartilhadas com gerentes, funcionários e clientes. Uma declaração de missão bem formulada dá aos funcionários um senso compartilhado de propósito, direção e oportunidade. As melhores declarações de missão são aquelas guiadas por uma visão, uma espécie de “sonho impossível” que à empresa direcionamento para os 10 a 20 anos seguintes.

Estabelecimento de unidades estratégicas de negócios:

A maioria das empresas opera vários negócios e freqüentemente os definem em termos de produtos. Um negócio precisa ser visto como um processo de satisfação do cliente. Os produtos são transitórios, mas as necessidades básicas e os grupos de clientes são eternos.

Alocação de recursos a cada UEN:

O objetivo da identificação das unidades estratégicas de negócios da empresa é o desenvolvimento de estratégias separadas e a alocação adequada de recursos, redução de negócios superados: Os planos da empresa para seus negócios lhe permitem projetar as vendas totais e os lucros. Freqüentemente, as vendas e os lucros projetados são inferiores ao que a gerência corporativa gostaria que fossem. Se há uma lacuna de planejamento estratégico entre as vendas desejadas futuras e as vendas projetadas a administração corporativa terá que desenvolver ou adquirir novos negócios para preenchê-lo.

O Planejamento estratégico de negócio:

Cada missão de negócio precisa definir sua missão específica dentro da missão corporativa . Análise do ambiente externo (Análise de oportunidades e ameaças) A unidade de negócio deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças importantes. A administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas a cada tendência ou desenvolvimento.

Análise do ambiente interno (análise de forças e fraquezas)

Cada negócio precisa avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas. Isso pode ser feito utilizando um formulário como o apresentado no lembrete de Marketing.

Formulação de metas:

Depois de ter realizado uma análise swot, a empresa, pode desenvolver metas específicas para o período de planejamento. A transformação de objetivos em metas mensuráveis facilita o planejamento, a implementação e o controle.

Planejamento de produto: A natureza e o conteúdo de um plano de marketing

Cada nível de produto deve desenvolver um plano de marketing para atingir suas metas.

Planejamento de marketing para o século XXI.

Os planos de negócios estão se tornando mais orientados para clientes e concorrentes. Além disso, são mais bem elaborados e realistas do que no passado. O planejamento está se tornando um processo contínuo, para responder a condições de mercado que mudam em grande velocidade. De acordo com executivos de marketing as principais deficiências dos planos de marketing são a falta de realismo, análise da concorrência insuficientes e foco no curto prazo.
Autor: ana mendonça


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