PORTFOLIO REFLEXIVO



A partir de busca por alternativas de avaliações capazes de superar as formas tradicionais que, além de classificatórias, são excludentes em qualquer nível e modalidade de ensino, entende-se que o portfólio pode vir a se constituir num instrumento capaz de diagnosticar sistematicamentea construção de saberes específicos, capacidades, habilidades e aspectos ligados ao desenvolvimento pessoal e social.

O portfólio é uma modalidade de avaliação retirada do campo das artes e que aparece com o objetivo de criar novas formas de avaliação para o desenvolvimento das inteligências artísticas, sendo adotado com diversas nomenclaturas que se diferenciam de acordo com suas finalidades e espaços geográficos como também várias classificações (ALVES, 2004).

Ferreira e Bueno (2005)afirmam que o portfólio é um instrumento que potencializa a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento, do desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos. É um instrumento que auxilia no crescimento do aluno, já que o objetivo da construção do portfólio é que se leia mais e reflita sobre o que leu, bem como se posicione a partir de sua reflexão e amplie a busca de respostas.

Segundo Alves (2004), citando Souza (2000), mais de 500 faculdades e universidades nos Estados Unidos começaram, a partir de 1990, a utilizar o portfólio para a avaliação tanto formativa como somativa. De acordo com os autores, na Europa essa questão vem sendo discutida intensamente nos últimos anos e, em algumas universidades, ele está sendo usado como instrumento de acompanhamento e melhoria do ensino.

Segundo Sá-Chaves (2000) em alguns países da Europa, em especial Portugal, há um processo de uso e de reflexão sobre as vantagens e sobre as limitações que a estratégia do portfólio reflexivo apresenta em múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem. De acordo com o autor, a reflexão diz respeito à construção dos conhecimentos e como essa condição contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

De acordo com Alves (2004), no Brasil, não se tem tradição da utilização do portfólio para avaliação na educação superior, apenas, alguns professores de cursos de formação docente, utilizam-no para registro de ações e reflexões especialmente sobre o estágio supervisionado.

Ainda segundo o autor há escolas de Educação Básica fazendo uso desse tipo de instrumento para acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, especialmente na Educação Infantil, no entanto, não levando em consideração o acompanhamento do desempenho do professor, como também não há muitas publicações dos resultados conquistados.

Segundo Zanellato (2008) o uso do portfólio em educação superior constitui uma estratégia que procura atender a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.

Considerando as afirmações de Paulo Freire (2001)que o uso do portfólio em educação constitui uma estratégia útil para subsidiar o processo de avaliação, uma vez que enseja no acadêmico a auto-avaliação diária do seu processo de aprendizagem, possibilitando, ao mesmo, criatividade, exercício da autonomia, livre expressão, capacidade de organização, análise e síntese como também acompanhamento contínuo do trabalho pelo docente.

Considerando as afirmações de Perrenoud (2002) que para formar um profissional reflexivo é preciso acima de tudo formar um profissional capaz de dominar sua própria evolução, construindo competências e saberes mais ou menos profundos a partir de suas aquisições e de suas experiências.

Tinha-se a impressão que seria mais uma tarefa a ser cumprida e que gerou uma inquietação levando a realização desse estudo sobre o uso desse objeto inovador, passando então a ter um sentido amplo por não ser mais uma atividade e sim uma ferramenta para o desenvolvimento de uma capacidade reflexiva.

Como acadêmicas de graduação em enfermagem foi possível observar que as informações repassadas pela academia eram insuficientes, não levando ao aluno a magnitude desse processo, gerando assim uma grande resistência.

Diante do exposto, objetivou-se conceituar apresentando as indicações e uso do portfólio enfocando as potencialidades e fragilidades bem como contextualizá-lo na graduação de enfermagem. Partindo desse princípio é propósito deste estudo analisar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a utilização desta ferramenta como método avaliativo.


Autor: Maria Lira


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