PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESTUDANTES NA FAIXA ETÁRIA DE 11 À 15 ANOS DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE BETIM - MG, COM PERFIS SOCIOECONÔMICOS DIFERENTES.



INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a obesidade já apresenta um caráter epidêmico e prevalência crescente, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento (YANOVSKI & YANOVSKI, 2002). Nos Estados Unidos, a obesidade afeta entre 20 e 27% das crianças e adolescentes.

No Brasil, estudos com crianças e adolescentes, demonstram uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade em populações de classes socioeconômicas mais elevadas. Em escolares de alto nível socioeconômico em Londrina-PR, indicaram uma taxa de prevalência de sobrepeso (~19%) e obesidade (~14%) bastante superior à média da população brasileira de sete a dez anos. (RONQUE et al. 2005).

A regulação e aumento do peso corporal, esta relacionada com fatores ambientais, determinados pela ingestão energética excessiva e atividade física diminuída (Bouchard, 2000). Um outro fator importante quando se trata de seres biológicos, é o fator genético. Correa (2003) a informação genética constitui-se em uma causa importante para determinar o sobrepeso e obesidade, mas não sempre necessária, sendo possível reduzir-se a sua influência, através de modificações no micro e macro ambiente em que vivem as pessoas (COUTINHO, 1999). Portanto, os fatores genéticos têm ação permissiva para que os fatores ambientais possam atuar, como se criasse "ambiente interno" favorável à produção do ganho excessivo de peso (sobrepeso e obesidade). (MARGAREY et al., 2001).

Os problemas relacionados à obesidade aparecem principalmente em adultos, entretanto, o excesso de peso geralmente tem origem na infância e, quando isso ocorre, a possibilidade de tornar-se um adulto obeso é três vezes maior que uma criança com peso normal. Isso ocorre devido às inúmeras dificuldades de reversão da obesidade na infância. (McARDLE et al.,1998).

As conseqüências da obesidade em faixas etárias iniciais podem estar associadas a diversos prejuízos à saúde, além dos distúrbios alimentares, a obesidade pode estar relacionada com várias doenças como: hipertensão e acidente vascular cerebral diabete com início da vida adulta; níveis plasmáticos anormais de lipídios e lipoproteínas (WHO, 1990).

De acordo com Schneider (2000), em artigo de revisão, o aumento nas prevalências de obesidade entre adolescentes, mesmo em regiões onde anteriormente prevalecia a subnutrição, vem acompanhando uma tendência já observada há alguns anos nos países desenvolvidos.

Considerando que os fatores de risco associados ao sobrepeso e a obesidade podem ter início principalmente na infância e adolescência, realizou-se este estudo pela importância de se verificar esses índices de obesidade, e também quais os grupos sociais predispostos ao problema. Portando tem como objetivo, verificar os índices de sobrepeso e obesidade em estudantes de 11 a 15 anos de idade e relacionar com os diferentes níveis socioeconômicos desses alunos.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.


Autor: vinicius faria


Artigos Relacionados


A Obesidade Infantil Bate À Porta. Cuidado!

CÂncer / Peso / Tabagismo (fonte British Medical Journal)

Obesidade E A Prática De Exercícios Físicos Adequados

Circunferência Abdominal E Relação C/q X Síndrome Metabólica

Prevalência De Obesidade Em Crianças E Adolescente

É Hora Do Lanche Criançada

Estudo Da Prevalência De Sintomas De Incontinência Urinária Em Praticantes De Atividades Físicas De Alto Impacto Na Região Do Alto Tietê, Estado De São Paulo, Brasil.