O Gênero Samba-Canção



RESUMO

Partindo do pressuposto teórico de que a lingua se manifesta plenamente no seu funcionamento na vida diária, seja em textos triviais do cotidiano ou prestigiosos e canônicos que persistem na tradição cultural (MARCUSCHI, 2008: 65),consideramos o samba-cançãouma fonte de análise linguistica. Por trás da emoção derramada e das metáforas rebuscadas, esse subgênero da nossa música popular comporta uma verdade humana cujo poder comunicativo é capaz de criar sentidos e realidades, quais textos literários reconhecidos como tais.

Como objeto de análise, foram tomadas as letras de um conjunto de composições musicais de autores como Nélson Cavaquinho, Lupcínio Rodrigues, Guilherme de Brito, Oreste Barbosa, Carlos Cachaça e Ismael Silva. A fusão do sóbrio com o lamê contida nessas canções aproxima-as ora dos versos românticos, ora de versos vanguardistas.Como suporte teórico para analisar tais canções que utilizam padrões estéticos ultrapassados, reprodizindo valores fixos, recorreu-se aos estudos sobre o kitsch e sobre o fenômeno da cultura de massas, percorrendo o que dizem os "sociólogos da comunicação" e estudos feitos na Alemanha sob o rótulo de Estética da recepção, que procuram compreender as condições de formações diferentes de sentido, realizadas sobre um dado texto por leitores que estão de posse de disposições recepcionais mediadas por condições socio-históricas diferentes.

Produzidas por uma classe popular, essas músicas chamam a atenção pelo grau de rebuscamento de suas metáforas, revelando uma tentativa de aprimoramento lingüístico sintomática de um desejo de ascensão social através da arte. A análise desses textos mostra a existência de uma poética lírico-amorosa que, dando unidade ao conjunto de composições, cria um sistema simbólico que se auto-refere ao mesmo tempo em queé um reflexo distante de padrões estéticos superiores, tomados de empréstimos ao romantismo. Sua linguagem também se caracteriza pela presença da sentimentalidade e do excesso, este tanto formal quanto temático, constituindo umalinguagem da paixão. Dessa forma, o samba-canção aqui se define também quanto à receptividade tanto de outrora, como de agora, não só pelo seu aspecto musical, rítmico, mas, sobretudo, poético.

O samba-canção foge às regras estéticas, foge do moderno, quebra com os padrões vigentes e instala uma curiosa extravagância. Como exemplos o fato de as letras serem tão rebuscadas, quando o contexto em que elas se originam é o oposto e o porquê da aceitação recente por parte de um novo público dessa produção que foi durante muito tempo consumida por penas um faixa da população brasileira. O samba-canção apresenta uma dicção romântico-rebuscada, filiando-se assim a padrões estéticos do romantismo e contagia, não pelo que tem de idêntico aos românticos, mas sim pelos contrastes revelados pelo exagero.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; romantismo ; samba-canção


Autor: cleidson jacinto


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