Carreira solo



O que leva um profissional a partir para uma “carreira solo”? Quais os fatores que motivam a decisão de abandonar um trabalho formal e dedicar-se de corpo e alma ao seu próprio negócio? Alguns fatores podem ser considerados na hora dessa decisão:

• Insatisfação com o trabalho;
• Salário baixo;
• Falta de oportunidade de crescimento;
• Falta de oportunidade no mercado de trabalho;
• Liderança, chefia ou gerência ruins;
• Perda do emprego/ demissão.

Ou simplesmente,

Para realizar um sonho...

Ser dono do próprio negócio ou do próprio “nariz”?
É importante saber que ser dono do próprio negócio não é fácil. O erro que muitos cometem é pensar que agora que é empresário, não tem nenhuma cobrança, não tem obrigações. Pelo contrário, agora é que é necessário muito trabalho, muito suor. Além disso, não basta ter apenas vontade ou oportunidade para abrir um negócio próprio. É fundamental ter planejamento, saber de quanto dinheiro será necessário dispor, se há mercado para o tipo de negócio que se pretende abrir, qual a infra-estrutura que deverá ser montada, em quanto tempo o dinheiro investido poderá ser retornado, enfim, sem planejamento a possibilidade de o negócio fracassar é quase certa. Começar aos poucos, planejar os próximos investimentos, não tomar decisões precipitadas, valorizar cada centavo...

Ser apenas dono ou um gestor de fato?
A habilidade para gerenciar um negócio não nasce com a pessoa, como muitos já ousaram dizer. Ela é aprendida, desenvolvida, pouco a pouco. É preciso formação profissional, conhecimento do mercado, liderança. É verdade que existem alguns privilegiados que pouco estudaram, mas obtiveram sucesso nos negócios, porém, são casos isolados. Sem preparação e planejamento, qualquer decisão pode ser um “tiro no escuro” ou no próprio pé não é verdade?
Uma dica: Mais do que aprender com os próprios erros, é importante aprender com os erros dos outros. Dessa forma, evita-se cair na “vala comum”, e esquecer a razão que motivou a decisão de deixar de ser empregado e tornar-se dono/empregador.

Sonho, necessidade ou posição social?
Por qualquer um desses motivos as pessoas cada vez mais estão abandonando sua carreira e seu emprego para dedicar-se exclusivamente ao próprio negócio. A sensação de ter uma empresa e lutar pelo seu crescimento é satisfatória, porém, muitas vezes a idéia parte de um sonho ou de uma necessidade, mas por trás de tudo isso, há também o retorno financeiro. Em um emprego formal, muitas vezes trabalha-se muito, sendo pouco remunerado. Existem recompensas mas nem sempre satisfatórias.
Ter um emprego formal ou ser dono do próprio negócio?

O importante é se sentir feliz, realizado, e é claro, poder ter uma vida melhor. Ter um bom salário, uma carreira sólida, ou uma empresa de sucesso, cabe ao profissional analisar em qual momento da sua carreira está e onde deseja chegar. E ir à luta!!!

Autor: Lenice Alvim Gomes


Artigos Relacionados


10 Motivos A Favor Do Aborto

Como Trabalhar Em Casa Com Mala Direta E Ter Uma Renda Vitalícia

Próprio Amor

Nada De Mais

Pasma Imaginação

…homem E Natureza: Um Resgate De Valores…

O Que é Bursite E Como Tratá-la?