A BÍBLIA NÃO DIZ AS COISAS PELA METADE



A BÍBLIA NÃO DIZ AS
COISAS PELA
METADE

 

Nestas duas últimas décadas criaram-se muitas doutrinas ou idéias doutrinárias baseadas em textos bíblicos, porém isolados dos seus contextos.

 

Isto não somente é perigoso, como é desonesto, porque cria, na mente de muitos, falsas idéias sobre Deus, sobre Sua providência, sobre a salvação, etc.

 

Vamos ver alguns desses textos.

 

“... SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES, POR AQUELE QUE NOS AMOU”.(ROMANOS 8.37.)

 

este versículo é, quase sempre, citado assim, ou apenas a frase. “... Somos mais do que vencedores..”. visto assim é algo bonito, triunfalista, dentro da filosofia do pensamento positivo ou dinâmico, mas gera uma idéia diferente do que realmente o apóstolo Paulo estava ensinando.

 

O versículo 37 inicia-se com uma conclusão de algo anterior que o apóstolo estava dizendo. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.

 

“Em todas estas coisas”é a chave do verdadeiro sentido que Paulo está dizendo.

 

Que coisas?

 

Vamos ver o que diz o contexto.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito. Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas, em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. (Romanos 8.35-37.)

 

Em que, pois, somos mais do que vencedores? Paulo está se referindo, aqui, a negocios? A bens? A heranças? A desenvolvimento empresarial? Não! Está se referindo a...

 

-           tribulação

-           angústia

-           perseguição

-           fome

-           nudez

-           perigo

-           espada

-           morte

 

Não é que está errado aplicar o mesmo princípio aos demais quadrantes da vida. O que vem ao caso aqui é que no momento em que Paulo escreveu esta epístola, estava se referindo aos problemas da vida missionária naquela época.

 

Outro texto muito citado é

 

“POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE”.  (FILIPENSES 4.13.)

 

Um grande problema em relação ao uso deste texto é que existe uma tendência de se olhar apenas para um lado, apenas visando o aspecto da obtenção dos bens materiais, sem olhar para o outro ângulo do que o apóstolo colocou.

 

Já ouvi muitas pessoas usarem este texto assim.

 

-           posso ficar rico

-           posso comprar uma lancha

-           posso ser um grande empresário

 

Tudo isto é possível, contudo o versículo não é um texto mágico para criar condições de progresso, sucesso e riquezas. Observando-se o contexto, descobrimos que o apostolo Paulo estava mostrando todas as facetas do que pode ser um cristão. Vamos ler o texto anterior, ou seja, o contexto.

 

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância. Em toda a maneira, e em todas as coisas fui instruído, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”. Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.11-13.)

 

Paulo afirmou categoricamente que se contentava com o que tinha, sem a injunção calvinista, seguida pelas novas teologias neopentecostais, que se alguém é crente tem que ser rico e muito rico.

 

Jesus falou algo muito diferente em Mateus 26.11 e outros textos. “Os pobres sempre os tendes convosco”.

 

No contexto lido Paulo disse que era possível ter abundância e fartura, mas também disse que, naquele que lhe fortalecia, podia passar fome e padecer necessidade.

 

O que desejamos enfatizar aqui é que a força concedida por Cristo ao filho de Deus capacita-o a suportar as tribulações, ou aflições, como também a mantê-lo sereno e humilde no tempo da riqueza, abundância ou fartura.

 

Vamos ver, agora, outro texto que dá margem a muitos malentendidos e interpretações totalmente diferentes da realidade.

 

“O SANGUE DE JESUS CRISTO NOS PURIFICA DE TODO PECADO”. (I LÁZARO 1.7.)

 

Até mesmo pessoas não crentes, pertencentes às mais heréticas seitas, falam estas palavras, em relação aos seus inúmeros pecados não confessados e sem arrependimento.

 

“Ora, estou seguro, porque o sangue de Jesus Cristo me purifica de todo pecado”.

 

Não pode haver erro mais crasso do que este. Vamos ler o contexto e veremos que não é por aí...

 

Para começar, o contexto começa com um retumbante SE!

 

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado”. (I Quarto Evangelho 1.7.)

 

Se não andarmos na luz, nem mantivermos comunhão uns com os outros, evidenciamos, claramente, uma natureza irredenta e, como pode alguém não redimido ter todos os seus pecados purificados pelo sangue de Jesus?

 

São inúmeros os textos citados isoladamente, fora de contexto, que dão origem a idéias e até a doutrinas espúrias.

 

Com estes exemplos desejamos, simplesmente, despertar seu raciocínio e santa atenção para não cometer injustiças com a exegese e a hermenêutica, crendo naquilo que a Bíblia não diz.

 

Vamos ver outro exemplo muito conhecido.

 

“MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM”. (JEREMIAS 17.5.)

 

Com base neste texto sem contexto foram criadas gerações e gerações de cristaos desconfiados, temerosos, olhando de esguelha uns para os outros e dizendo.

 

-           Estou firmado na Palavra!

 

Não! Estas pessoas não estão firmadas na Palavra, mas, sim, em parte dela, isolada, sem o sentido completo e perfeito do que Deus disse.

 

É suficiente ler o versículo inteiro, para entender a realidade de algo tão importante.

 

“Assim diz o Senhor. Maldito o homem que...

 

1.         confia no homem,

2.         faz da carne mortal o seu braço,

3.         aparta o seu coração do Senhor”.

 

Ora, se eu não fizer da carne mortal a minha força, o meu braço, a minha confiança, e não apartar meu coração do Senhor, terei suficiente discernimento para confiar nos meus irmãos em Cristo, co-herdeiros comigo da mesma Graça de Vida.
Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Ontem O Amor Chorou...

Gata Mineira

September, 11: Farenheit

Igualdade Exata

Avis Rara

Não Deixe Esta Vida