PARA ENXERGAR O INVISIVEL



Os artigos religiosos são “objetos de devoção”, ou melhor, são objetos que ajudam nossa relação espiritual com a devoção. Eles fazem a “ponte” entre aquilo que é visível e aquilo que é invisível; entre aquilo que é material e aquilo que é espiritual. Eles “materializam” aquilo que não vemos.

De certa forma, eles nos permitem “apalpar” aquilo em que acreditamos. São uma forma de representar o que não pode ser tocado fisicamente: a nossa fé.

Por isso, pode-se dizer que esses objetos são símbolos. No dicionário Aurélio a palavra “símbolo” tem um dos seguintes significados: “Objeto material que representa ou designa uma realidade complexa”. Esta é a função dos artigos religiosos. Eles representam, de maneira simples, uma realidade complexa.

Nenhum deles tem valor por si mesmo. Esses artigos têm valor por aquilo que eles representam. E eles sempre representam algo muito valioso: a nossa fé.

Por esta razão, os artigos catolicos sempre ocuparam lugar de destaque na história da Igreja. A representação visível e artística da fé ajuda aos fiéis e aos que não crêem. Os fiéis são beneficiados porque vêem sua fé representada artística e materialmente através de algum artigo religioso. De certa forma, através de um artigo os fiéis podem “tocar” naquilo em que acreditam.

Os que não crêem se beneficiam porque, se procurarem compreender o que simboliza tal artigo com o qual se deparam, irão ao menos, entender as razões de quem tem fé.

Por isso, os artigos religiosos também são uma forma de testemunhar a fé. Quando usamos algum deles como, por exemplo, terços, rosários, escapulários, jóias religiosas, etc, estamos mostrando para os outros aquilo em que acreditamos.

Dar presentes religiosos ou, presentes católicos, também é uma forma de testemunhar a fé. E esperamos que este testemunho seja bem aceito por parte de quem o recebe.

Se pararmos para observar e refletir sobre alguns artigos religiosos, vamos descobrir realidades muito interessantes que, talvez, tenham nos passado despercebido. Vamos analisar alguns deles.

Primeiramente, vejamos o Terço. Olhando um terço apenas do ponto de vista material, vemos um crucifixo ligado a quatro bolinhas ou contas que, por sua vez, se ligam a cinquenta bolinhas divididas de dez em dez, com uma bolinha ou uma medalhinha maior separando cada grupo de dez. Materialmente, isso é um terço.

Porém, se transcendermos nossa visão e fixarmos nosso olhar naquilo que o terço representa, veremos muito mais do que simples bolinhas. A começar pelo crucifixo. A cruz representa o mistério da nossa salvação. Foi pela morte na Cruz que Jesus nos salvou. Por isso, a cruz se tornou o símbolo máximo do cristianismo. A primeira “bolinha” depois do crucifixo, representa a oração do “Pai Nosso”, oração ensinada pelo próprio Jesus e pela qual lembramos que Deus é nosso Pai e que os outros são nossos irmãos. As três bolinhas seguintes representam três Ave-Marias que são rezadas em hora à Santíssima Trindade. Através de Nossa Senhora, homenageamos a Santíssima Trindade. As bolinhas maiores ou medalhinhas que separam as dezenas de Ave-Marias representam os mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e da nossa salvação. Em cada terço se rezam cinco mistérios. O Rosário completo tem vinte mistérios. Rezando os quatro terços que compõem o santo Rosário, contemplamos os vinte mistérios da nossa salvação. As dezenas de bolinhas representam das dezenas de Ave-Marias que são rezadas entre os mistérios. A bolinha grande ou medalhinha final representa a oração da Salve Rainha, rezada em homenagem a Nossa Senhora. Assim, concluímos a oração do terço. O terço é, sem dúvida, um artigo religioso muito rico de significados.

O Santo Rosário é outro artigo religioso rico em significados. Como disse acima, ele é a reunião dos quatro terços em um único objeto de devoção. Os quatro terços contemplam os quatro tipos diferentes de mistérios da nossa fé: Mistérios Gozosos, ou mistérios da alegria que nos lembram a alegria da chegada do Salvador ao mundo. Mistérios da Luz, que nos lembram a vida pública de Jesus e a pregação do Evangelho. Mistérios Dolorosos, que nos lembram o sofrimento de Jesus pela nossa salvação e os Mistérios Gloriosos, que nos lembram a ressurreição e a vitória de Jesus sobre a morte. Materialmente, o Rosário é apenas um terço quatro vezes maior do que os terços comuns. Porém, quando olhamos seu significado vemos que ele é muito mais do que um terço grande.

Os escapulários são outros artigos religiosos cheios de significados. Materialmente, os escapulários são apenas duas pequenas imagens de um santo ou uma santa, plastificadas ou envolvidas em metal, amarradas a um barbante ou a uma corrente e se usa dependurado no pescoço de forma que uma das imagens fique nas costas e a outra no peito de quem usa.

Porém, os escapulários representam a proteção que invocamos de determinados santos de nossa devoção. Alguns escapulários só podem ser recebidos numa cerimônia especial autorizada pela Igreja. O uso de uma imagem nas costas e outra no peito significa, simbolicamente, que pedimos proteção dos males que podem vir detrás de nós e de males que podem estar à nossa frente. Os escapulários são, sem dúvida, artigos religiosos de grande significado e devoção.

Devido à grande importância que os artigos religiosos têm para as pessoas, e devido à transcendência de seus significados, muitos fazem questão de usar jóias religiosas. Elas também são ricas em significado. Uma jóia religiosa pode homenagear Nossa Senhora, a Cruz, Jesus, os santos e várias outras devoções que trazemos em nosso coração. Ao usarmos uma jóia religiosa estamos mostrando para as pessoas a importância que a devoção nela representada tem para nós. Essas jóias são muito bem trabalhadas artisticamente e nos remetem à devoção. Além disso, qualquer jóia adorna, enfeita e embeleza. Elas são uma forma criativa de unirmos devoção e beleza.

Por tudo isso, os artigos religiosos ocupam lugar de destaque na vida dos cristãos. Eles podem ser jóias religiosas, escapulários, rosários, terços, etc. O que importa é que eles são objetos de devoção, objetos que têm significado profundo, objetos que nos remetem ao transcendente e nos ajudam a “enxergar o invisível”.

Os artigos religiosos são uma ótima opção de presentes. Quem dá presentes religiosos, ou presentes católicos, de certa forma, está evangelizando, pois ajuda o presenteado a se lembrar da fé, da devoção, através de um artigo religioso. E, por outro lado, aquele que recebe um qualquer um desses artigos de presente, se sente agraciado, abençoado e sempre terá o presente como algo especial a ser guardado e usado com carinho e respeito.

Os artigos religiosos fazem parte da nossa vida de cristãos. Por isso, usemos deles com sabedoria, amor e devoção.


Autor: Vicente Paulo


Artigos Relacionados


A Chave Da Felicidade

Ipanema

Um Presente Especial

Operário

Saudade (poesias)

Versos No Universo

Um Caso De Amor