Internet E Sociedade



Internet e sociedade: O impacto da tecnologia na área do conhecimento

Eliel Lima Oliveira
FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS
Av. Vitalina Marcusso 1400. Jardim Universitário. Ourinhos - SP [email protected]

Resumo: Atualmente a tecnologia é a linguagem mais discutida no mundo. O impacto que a mesma causa sobre a sociedade está tendo destaque para os grandes sociólogos, pois está alterando o paradigma atual da educação. O artigo mostra, por meio de pesquisas bibliográficas, a necessidade de um redirecionamento no modelo atual de ensino, para que possa ser diminuído o tempo entre a aprendizagem e a utilização do conhecimento adquirido. Alterando assim o enfoque atual da concentração de conteúdo, para uma filtragem dos assuntos úteis a geração atual. Essa mudança na aprendizagem se deve ao fato da geração atual ser fluente em tecnologia, a qual possui uma alteração constante causando um impacto na sociedade. Tendo como grandes exemplos o hipertexto e a wikipédia, encontrados na World Wide Web. Palavras-chave: Tecnologia, educação, conhecimento.

Abstract. Currently the technology is the most discussed language in the world. The impact that it cause on the society is having a detached on the great sociologists, because it is modifying the current paradigm of the education. The article shows, by means of bibliographical research, the necessity of a new direction in the current model of education, so the time between the learning and the use of the acquired knowledge can be shortened. Modifying the current approach of the content concentration, for a filtering of the useful subjects. This change in the learning act is based in the fact that the current generation is spontaneous in technology language, which possess a constant alteration causing an impact on the society. Having as great examples hypertext and wikipedia, found in the World Wide Web. Keywords: Tecnlogy, education, knowledge.

1- INTRODUÇÃO Uma nova geração está invadindo o mundo, que está ficando cada vez mais virtual. Ela é a primeira fluente em uma linguagem dificilmente entendida pela geração anterior, a tecnologia (BARBIERI, 2006). Desde 1965, com a criação do hipertexto (ferramenta que possibilita a visualização de vários assuntos relacionados, tendo como principal exemplo a World Wide Web), a atitude dessa geração em relação à aprendizagem vem sendo alterada. Pois ela é multitarefa, sempre assimilando uma grande quantidade de informação em um curto espaço de tempo, filtrando o necessário e descartando o que considera inútil.

O objetivo desse artigo é justamente identificar o impacto que as tecnologias como o hipertexto e a wikipédia trazem na gestão do conhecimento e sobre essa nova geração de pessoas, chamados nos Estados Unidos de Geração @ (BARBIERI, 2006), indicando também as principais atitudes dos sociólogos perante esse novo modelo de aprendizagem.

3- DESENVOLVIMENTO:

3.1- Conhecimento e aprendizagem: Para entendermos a mudança de comportamento da geração @ (pessoas que vivem conectadas) diante dos métodos de aprendizado, é necessário conhecer algumas definições importantes. A primeira delas é a do conhecimento, o qual não está limitado, às descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a epistemologia. O Conhecimento não pode ser representado em um computador, pois seria assim reduzido à situação de informação.

O conhecimento pode ainda ser apreendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos, o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual por meio da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa. A definição clássica de conhecimento, originada em Platão a partir de seu diálogo Alcibíades, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada.

De acordo com alguns autores pode-se dizer que aprendizagem é o processo de alteração de conduta de um indivíduo, seja por condicionamento operante, experiência ou ambos; portanto as informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica particular do psiquismo humano, pois somente este possui a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando à melhora da própria aprendizagem, como por exemplo pela tentativa e erro. Pode-se também descrever aprendizagem como o processo de apreensão pelo indivíduo do conteúdo da experiência humana de forma interativa com seu meio. Esta interação acontece tanto com outros seres humanos, como com o ambiente. Como exemplo crianças pequenas, aprendem com adultos e com crianças mais experientes, e com o ambiente que a cerca. Dependendo da abordagem utilizada para a definição de aprendizagem.

3.2- O Impacto da tecnologia sobre o aprendizado: De acordo com Frederico Lima , nos dias atuais, os principais cientistas sociais estão se reunindo para um "processo de reflexão sobre o impacto da aceleração do processo de transformação tecnológica sobre o contexto social e como preparar o ser humano para enfrentar os desafios inerentes às bruscas modificações que reconfiguram a realidade, criando novas relações entre o indivíduo e seu meio" Lima (2000).

Devido ao paradigma atual da educação, estamos em um momento histórico em que o processo educativo está em franco questionamento, devido a sua responsabilidade em preparar, ou, no mínimo, auxiliar o ser humano nos embates decorrentes de novos desafios, procurando reduzir o impacto entre o que é praticado e as necessidades emergentes desta reconfiguração estrutural das relações do homem com seu meio ambiente. Um fator determinante é que a mente humana se desenvolve em suas interações com o meio ambiente dentro de uma lógica construtivista e com uma estrutura seqüencial onde inexistem saltos bruscos de etapas, mais sim a aceleração de seus processos por mecanismos inteligentes de desenvolvimento.

Indicam-se então, de acordo com Frederico Lima as limitações impostas pela concepção linear do ensino (necessidade de interligação entre assuntos anteriores e o assunto que esta sendo ensinado) e a concentração no conteúdo dentro de uma perspectiva acumulativa de informações, na qual o enfoque ao educador/professor/orientador tem sido o eixo da resistência ao renovador. Resistência ocorrida através da concepção linear típica de uma sociedade de cultura tipográfica, na qual a transmissão de conhecimento se dá por meio de registros encadeados de informações em que cada novo elemento depende da configuração dada ao elemento anterior, tendo a semântica resultante deste enfoque sua base de interpretação dos fenômenos da realidade.

Tal paradigma está sendo quebrado atualmente, inclusive com a ajuda da criação do hipertexto: "sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web". Na qual a pessoa pode acessar várias informações ligadas ao assunto que ela está pesquisando, tendo como maior exemplo disso um Website. Provavelmente, a primeira aparição da idéia de hipertexto foi 1945, quando Vannevar Bush escreveu um artigo na The Atlantic Monthly, com o título de "As We May Think", sobre um mecanismo futurístico chamado de "Memex".

Ele descreveu esse mecanismo como eletronicamente ligado a uma biblioteca e capaz de mostrar livros e filmes da mesma, além de automaticamente seguir referências destes para outros trabalhos referenciados. O Memex virou então o precursor do computador pessoal, pois armazenava as informações de acordo com a pessoa que o manuseava, por meio de microfilmes, máquina de escrever e também por reconhecimento de voz. Em 1965 o cientista de computação Theodor Nelson criou o termo "hipertexto". Seu trabalho e muitos outros sistemas pioneiros de hipertexto com o "NLS" de Douglas Engelbart e o HyperCard, incluído no Apple Macintosh, foram rapidamente suplantados em popularidade pela World Wide Web de Tim Berners-Lee, embora faltasse à mesma muita das características desses sistemas mais antigos como links tipados, transclusão e controle de versão.

Como uma evolução dessas tecnologias, foi criada a Wikipédia que é uma enciclopédia multilingual on-line livre e colaborativa, ou seja, escrita por vários voluntários em toda parte do mundo. Foi criada em Janeiro de 2001, baseada em wiki (do havaiano wiki-wiki, significando rápido, veloz, célere). Através dessas e de outras ferramentas encontradas nos meios de comunicação atual, está sendo possível quebrar o paradigma da educação e também sendo criados novas formas de pensar, não-linear, na qual o enfoque não é de forma seqüencial como feito em uma cultura típica tipográfica.

4- Conclusão O presente artigo indicou o impacto que as tecnologias da informação estão tendo sobre o paradigma atual de aprendizagem, tendo como exemplos o hipertexto e a wikipédia, que expõem uma grande quantidade de informação sobre o leitor. Esse impacto vem levando grandes sociólogos a discussões sobre como alterar o enfoque atual de ensino para que sejam adequadas a essa nova sociedade que esta se desenvolvendo, diminuindo o tempo entre o aprendizado e a utilização do assunto apreendido.

5- Bibliografia

[1]LIMA, Frederico O.. A sociedade digital: impacto da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

[2]MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. 28. ed. São Paulo: Fde, 1997. (Série Idéias). Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2006.

[3]REICHERT, Clovis Leopoldo. METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista. Porto Alegre: Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, 2004. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2006. [4]BARBIERI, Cristiane. Internet: Sob o domínio do jovem. 432. ed. São Paulo: Três, 2005.
Autor: Eliel Oliveira


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