Gestão Da Informação



Gestão da informação, como utilizar melhor o que temos.

É indiscutível a importância dos sistemas de informação na sociedade atual, porém devemos ressaltar que se a informação não está sendo tratada da maneira correta, nenhum sistema, por melhor que seja a tecnologia aplicada, conseguirá atingir seu objetivo. Hoje o que se busca, além do uso eficaz das tecnologias existentes e de um sistema que auxilie na tomada de decisão, é uma boa gestão das informações.

A informação, segundo ALBERTINI [1], sempre esteve presente em todas as organizações, mas as mudanças que ocorreram com a evolução dos negócios, fizeram seu volume e valor aumentarem, exigindo uma nova metodologia para seu tratamento.  O objetivo principal da informação é reduzir a incerteza de alguma coisa, proporcionando orientação e conhecimento a respeito de algo, permitindo planejar e programar o funcionamento de um sistema em qualquer tipo de organização seja este de que tipo for.

As informações quando estruturadas e contextualizadas tornam possível a qualquer interessado saber o que deve ser feito caso tenha dúvida sobre como executar uma determinada tarefa ou tratar uma exceção, para garantir essa confiabilidade é necessária uma metodologia para coletar, analisar e repassar informação, pois esta tem que ter boa procedência. Para CRUZ [2]:

 "Uma informação resultante do processamento de dados, inconsistente, por ter se baseado em dados não verdadeiros, pode gerar confusão, análises errôneas e, por conseguinte, levar-nos a conclusões precipitadas ou desastrosas."

Em qualquer organização, independente de seu porte e área de atuação, seja ela pública ou privada, existe uma preocupação com o método utilizado na manutenção, atualização, conservação e distribuição das informações, porque o atendimento a cada solicitação do ambiente interno ou externo depende desses processos para garantir a eficácia do procedimento a ser iniciado.

Atualmente com tantas formas de análise e tratamento de informações sendo oferecidos muitas instituições optam por uma tecnologia que não satisfaz o objetivo proposto pela empresa, isso acontece porque muda-se para parecer moderno, sem a preocupação de corrigir o método que filtra os dados, continuando com um processo onde a informação não é o foco, o que acarreta em riscos as organizações.

É de vital importância tratar as informações com o método certo, para garantir que sua utilização em qualquer momento da empresa traga bons resultados, mas para isso é preciso definir quais as informações relevantes para o negócio e que tipo de tratamento tornará todo o processo mais eficiente e eficaz de modo a garantir que as tomadas de decisões sejam confiáveis.

Os administradores e desenvolvedores de Tecnologias da Informação, CIO, analistas de sistemas e todos os demais envolvidos no processo de gerência das informações não devem esquecer que a tecnologia depende da informação e que esta é a fonte de todo e qualquer sistema, pois de nada adiantará possuir a melhor tecnologia se o foco não está na informação a ser tratada.

Referências bibliográficas

[1] ALBERTIN, A S., MOURA, R.M. Administração de informática: funções e fatores críticos de sucesso. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

[2] CRUZ, T. Gerência do conhecimento. São Paulo: Cobra, 2002.


Autor: Luciana Santos


Artigos Relacionados


Direito Digital, A Era Moderna

Psicologia Da Formação

Diferencial Competitivo

Não Devemos Acreditar Nos Que Dizem Que Planear Não é Preciso!

Direito Digital, A Era Moderna

O Ciclo Da Aprendizagem Se Completa

A Importância Da Aplicação Da Administração Financeira