ENFERMAGEM COM RESPONSABILIDADE SOCIAL: PRESTANDO CUIDADOS AOS USUÁRIOS DO COMERCIO



CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

O dia-a-dia numa empresa é marcado por muitos compromissos, discussão, resultados, pressão, negociação com clientes e fornecedores tempo reduzidos para tomar decisões... Enfim, tudo é uma verdadeira correria. Se tratando de uma empresa que comercializa materiais de limpeza, produtos tais que todos necessitam diariamente, o dia-dia se torna ainda mais tenso, pois prezamos qualidade em serviço. Para transformar um ambiente assim, é preciso ter muita motivação. Os reflexos da qualidade de vida que se leva no trabalho se revelam na vida pessoal. Nossa clientela é vasta, de ambos os sexos e de diversas faixas etárias.

Com objetivo de contribuir para qualidade de atendimento prestado aos clientes de nossa empresa incuti-nos, um tratamento mais humanizado e responsável com a sociedade.

A idéia é montar uma tenda para realização de aferição de pressão arterial, verificação de haemoglicoteste e verificação de índice de massa corpórea (IMC), e simultaneamente ofertar para os nossos clientes orientação em saúde sobre temas variados, como: prevenção de problemas cardiovasculares no climatério, endometriose, câncer de próstata, hipertensão, diabetes mellitus, alimentação saudável e etc. Portanto, no momento onde falamos e praticamos a responsabilidade social embutida com nossa profissão somos agraciados com motivação, como resultados almejamos obter subsídios para viabilização da implementação do projeto de orientação á saúde e, assim, estabelecer num futuro próximo um serviço humanizado voltado para educação, caminhando lado a lado com a saúde

1.1 JUSTIFICATIVA:

O Brasil envelhece de forma rápida e intensa, no Censo de 2000 contava com mais de 14,5 milhões de idosos (IBGE, 2002). Com o envelhecimento, surgem doenças como câncer de próstata, problemas cardiovasculares no climatério, ou outras que atingem as mulheres em idade fértil como a endometriose, HPV dentre outras. Podemos conscientizar os nossos clientes com a realização de ações voltadas para educação em saúde. Uma importante conseqüência do aumento do número de pessoas idosas em uma população é que esses indivíduos provavelmente apresentarão um maior número de doenças e/ou condições crônicas que requerem mais serviços sociais e educativos por mais tempo.

Diante desse contexto, a prevenção e a promoção da saúde assumem relevância.

1.2 OBJETIVO GERAL:

Contribuir para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, dos nossos clientes, evidenciando a participação da empresa na Responsabilidade Social com a população Teresopolitana.

1.2.1 Específicos:

•Realizar estratégias de orientação em saúde, abordando as diferentes esferas em saúde do idoso, saúde do adulto, saúde da mulher e saúde do homem;
•Criar um espaço de orientação em saúde para os clientes;
•Avaliar junto aos clientes o grau de satisfação.

1.3 METAS E RESULTADOS ESPERADOS:

-Identificar as necessidades e anseios dos clientes;
- Reconhecer o bom desempenho;
- Projetar o trabalho de modo a torná-lo atraente;
- Garantir meios para o "feedback" positivo;
- Aperfeiçoar continuamente as práticas gerenciais.

2. Caminhos Metodológicos:

2.1 Tipo de Estudo

Esta é uma abordagem qualitativo-quantitativa, do tipo exploratório enfocando os aspectos do universo cultural da população estudada.

2.2 Cenário

Este projeto será realizado no estabelecimento comercial localizado em Teresópolis, estado do Rio De Janeiro, em 01 dia específico semanalmente ou quinzenalmente escolhido pela empresa.

2.3 População alvo

Todos os clientes da empresa que desejarem o atendimento oferecido.

Considerações finais:

Humanizar a assistência significa agregar, à eficiência técnica e científica, valores éticos, além de respeito e solidariedade ao ser humano. O planejamento da assistência deve sempre valorizar a vida humana e a cidadania, considerando assim, as circunstâncias sociais, étnicas, educacionais e psíquicas que envolvem cada indivíduo. Deve ser pautado no contato humano, de forma acolhedora e sem juízos de valores e contemplar a integralidade do ser humano.

Para que as mensagens possam ser intercambiadas, entretanto, é preciso que repousem sobre um sistema simbólico que seja um solo comum tanto ao transmissor como ao receptor. Este sistema simbólico se formula através de um código, dentro do qual são concebidas as mensagens. Na acepção científica do termo, a comunicação não é processo natural, porquanto exige o conhecimento prévio de um código cultural, o da linguagem (ou língua) em que se formulam as mensagens. O código é promoção e a mensagem educação e orientação em saúde.

Portanto, este projeto terá um efeito de mão dupla, onde o profissional unido com a empresa, objetiva promover uma ação social e conseqüentemente receberá dos sujeitos envolvidos a certeza do dever cumprido.
Autor: JOEL MACHADO DA SILVA


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