O Criador não abandona a criação



O Criador não abandona a criação, Por mais pecadores que sejamos Ele nos ama e esta sempre a nossa espera, para um dialogo franco e aberto, não existe pecado que possa ser perdoado.

(Trecho do meu livro que estará em breve nas livrarias, que recebeu o titulo de; "VIOLÊNCIA: Um grande desafio para o Cristão").

Desde que Deus criou o mundo, sempre esteve ao lado da humanidade, junto dos grandes homens bíblicos. Podemos citar sem sombras de dúvidas, como exemplo algumas dezenas deles.Estes homens foram pessoas que tiveram uma fé sem igual na palavra do Senhor, passaram por inúmeras dificuldades, sofreram muito, mas acreditaram fielmente naquilo que viram, viveram e ouviram, encontraram sem sombras de dúvidas o que estavam procurando.

Estes incríveis homens de fé tiveram seus momentos de grandes provações, eles viveram, conviveram e fizeram parte de muitos episódios de alegrias, vitórias e conquistas mas conheceram também de perto, episódios de grandes violências, com guerras intermináveis, com inúmeras corrupções, injustiças, prostituições, assassinatos em larga escala, em certos momentos romperam com Deus a aliança firmada no passado, e muitos outros fatores marcantes da história.Mas mesmo assim tinham Deus consigo, por este Deus maravilhoso fariam qualquer coisa, eram pessoas de muita convicção e de forte propósito no Criador divino, sabiam claramente o que estavam procurando.

Citarei neste trabalho de pesquisa, por exemplo, grandes personagens bíblicos, como Noé, Abraão, José, Moisés, o grande rei Davi e também não poderia deixar de lembrar o rei Ezequias, do grande profeta Daniel etc. A Bíblia nos relata que estes personagens não foram em nenhum momento abandonados por Deus, demonstrando assim desta maneira o profundo amor e respeito que o Pai tem pelos seus filhos.Iniciarei citando o nosso grande patriarca Noé, que não hesitou em momento algum em confiar e de obedecer à vontade de Deus.

         A Bíblia é pela fé, incontestavelmente para todos nós cristão a palavra de Deus, onde nos relata que este mesmo Deus, dialogou com Noé, que era um homem justo e reto entre seus contemporâneos, Deus havia decidido pôr fim a toda àquela geração, iria exterminar toda a humanidade, pois por causa do homem injusto a terra estava cheia de desavenças, corrupções e muita violência, em todos os setores daquela sociedade.

Noé homem bom e justo perante Deus, demonstrou ter uma confiança e uma fé extraordinária e sem igual, e por esta razão atendeu prontamente ao chamado de Deus, na construção de uma Arca gigantesca, com cento e cinqüenta metros de comprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura (Cf. Gn. 6-15), esta extraordinária obra foi construídaem uma região longe dos rios onde não havia nenhum curso d'agua, sendo motivo de zombarias pelo seus conhecidos da região. Noé confiava no Senhor, e quando Ele deu inicio a chuva ordenou que trouxesse para dentro da arca toda a sua família, ou seja, sua mulher, seus três filhos Sem, Cam e Jafé com suas respectivas esposas salvando-as do dilúvio. Além deles, segundo o relato Bíblico, entraram todas as espécies de animais selvagens, animais domésticos, dos animais que se movem pelo chão, das aves e de todos os pássaros que voam. Vieram para Noé, na Arca, dois a dois, representando todas as criaturas que têm sopro de vida (Cf. Gn. 7-14, 15). Ficando claro a presença de Deus junto a esta família, que era obediente ao criador.Deus encontrou amor, paz, carinho, muita pureza e graça na pessoa de Noé, por ser ele um homem justo e integro o Criador não os abandonou permanecendo fiel a eles. A historia de Noé e a construção da Arca é sem dúvida maravilhosa e cheia de grandes mistérios, que nos fascina toda vez que temos contato com esta linda passagem bíblica, fica aqui um grande questionamento, será que Deus também não quer que nós construamos nossas arcas, onde possamos embarcar todas as nossas magoas, angustias, desencontros, desafetos, todas as injustiças do nosso cotidiano, exterminado assim desta maneira tudo que é ruim em nossas vidas, nos dando desta maneira mais uma chance para recomeçar nossas vidas, longe das tribulações do cotidiano. Noé é sem sombras de dúvidas um extraordinário exemplo de superação para todos nós, ele como ninguém soube lidar com suas dificuldades e com suas indiferenças, soube esperar o momento certo, foi muito sábio, pois o sábio se cala na hora certa, Deus agiu maravilhosamente em sua vida e fez grandes realizações, Noé ficou marcado de forma positiva na historia da humanidade, pela sua fé, convicção, firme propósito e acima de tudo a sua obediência e confiança perante Deus. Noé é sem dúvida um exemplo de superação e dignidade.

Nesta mesma linha de conduta fé e de profunda confiança em Deus, cito também o grande Abraão, "conhecido também como o pai das nações", que não se hesitou em atender ao chamado do Senhor, que era para ele juntamente com toda a sua família, deixarem suas terras e ir para uma outra terra desconhecida e muito distante. A Bíblia nos diz que Abraão viajou de Ur dos Caldeus para uma cidade chamada Harã, e mais tarde para outras cidades como Canaã e Egito.

Deus também tinha visto em Abraão, muitas qualidades ele era um homem bom e justo, por esta e outras razões que Deus promete a ele, uma enorme descendência aqui na terra. Abraão demonstrou lealdade no criador, que não se revoltou, e nem fez questionamentos quando lhe é pedido uma prova de seu amor, neste episodio Abraão pega seu único filho, Isaac e dirige-se a terra de Moriá, onde ali está disposto a sacrificar seu próprio filho em obediência a Deus, em um ato de extrema violência, Abraão estava definitivamente disposto a tirar a vida de seu único filho.Mas no momento da consumação deste terrível episódio, o anjo do Senhor interferiu e gritou-lhe do céu: "Abraão! Abraão!" Ele respondeu: "Aqui estou!" E o anjo disse.Não estendas as mãos contra o menino e não faças mal algum.Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu único filho (Cf. Gn 22-11,12).

Quer prova maior de fé e de confiança em Deus, que esta atitude de Abraão.Deus evitou que o pai cometesse um assassinato, um ato de crueldade e violência sem precedente, sacrificando seu próprio filho.Abraão demonstrou fidelidade e confiança no Senhor e por esta razão, Deus não o abandonou provou mais uma vez estar junto lado a lado de sua criação.Deus sempre, e a todo instante esta nos provando o seu infinito amor por todos nós, Ele esta de uma forma direta ou indireta nos dando livramento, nos protegendo dos perigos, é pena que nós nem percebamos tais coisas, mas os milagres estão acontecendo em nossas vidas a todos os instantes.Deus não faz acepção das pessoas, por ser elas pessoas pobres, de peles escuras, gordas, magras, baixas, altas, com ou sem cultura, feias ou bonitas, mas este Deus que amamos tanto, está de uma forma ou de outra e a todo o momento nos cobrando e nos testando, pedindo provas de nosso amor por Ele, e por todos os nossos irmãos. Deus dá de graça aos homens a sua benção, mas também cobra deles de uma forma ou de outra as suas boas obras. Nesta passagem Deus quer testar a fidelidade de Abraão, que não se recusou de efetivar a execução, estava definitivamente disposto a isto sendo impedido no ultimo momento. Fica aqui um questionamento, será que Deus também não esta querendo algo de nós? Que nós também sacrifiquemos um pouco as nossas mordomias as nossas regalias, em prol de alguém que está precisando ou está aguardando uma ajuda, um pouco de alimento que esta sobrando em nossas dispensas, uma palavra fraterna e amiga, um consolo, um simples sorriso sincero e amigo, um sim em forma de um apoio moral, um abraço fraterno e carinhoso. Precisamos fazer uma analise segura em nossa consciência e responder sinceramente a estes questionamentos.

José Valdir Emílio


Autor: JOSÉ VALDIR EMÍLIO


Artigos Relacionados


Quem Construiu A Arca?

Doe Amor!!!

Reformadores Do Pentateuco

O Eclesiastes

A Marca Da Promessa E As Preocupações

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

O Que é O Amor