O Pensamento Pré-saussureano



O historicismo lingüístico designa todo o período anterior do "pensamento lingüístico" que preparou o campo para o estruturalismo.Segundo o lingüista dinamarquês Otto Jespersen (1922:7):"A característica distintivada ciência da linguagem, tal como concebida hoje em dia, é o seu caráter histórico".

Convergente a essa postura, assinala o linguista Robins(1967: 132): " O. Jespersen, que ajudou tanto quanto muitos outrosa promoveros estudos sincrônicos ou descritivos , chegou a dizer envolvido por um clima de opinião ainda predominantemente oitocentista, que a lingüística era fundamentalmente uma disciplina histórica"

Antes mesmo de Jespersen, Herman Paul, em seus Princípios da História da Linguagem, em 1880, já sintetizava o que viriaa ser o historicismo:"tão logo ultrapassamos a simples apresentação dos fatos individuais, tão logo tentamos apreendera sua interligação e compreender os fenômenos, penetramos no domínio da história, embora talvez inconscientemente"

Faz-se necessário, no entanto, considerar visões divergentes acerca de métodos historicistas no trato lingüístico. Para Bloomfield, por exemplo, o historicismo se constituía de "pseudo-explicações filosóficas e psicológicas". Ademais o descritivismo bloomfieldiano que forneceu o ambiente para o gerativismo chomskiano e contra o qual este reagiu, as correntes de pensamento que partiam de uma análise sincrônica também ,de certo modo, questionavam o absolutismo de uma análise linguística historicista. Já para Lyons (1987: 202)" A lingüística na medida em que é, ou aspira ser, científica, é de caráternecessariamente histórico".


Autor: cleidson jacinto


Artigos Relacionados


Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos

A Variação Lingüística

Filologia: Alguns Conceitos Teóricos E Epistemológicos

Estilística! Que Bicho é Esse?

Linguagem E Prática Pedagógica: Heterogeneidade X Poder

Variação Linguística, Letramento E Prática Docente: (des)caminhos Para Um Ensino Mais Produtivo

Da “filosofia Da Consciência” Ao “giro Linguístico”