Teletrabalho



1. INTRODUÇÃO

O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação. O acesso a redes dentro e fora das empresas, a videoconferência em rede local a utilização partilhada de documentos em tempo real e a redistribuição de chamadas telefônicas são alguns exemplos destas novas tecnologias.

O conceito de teletrabalho foi popularizado por um estudo de 1973/1974 por Jack Nilles, antigo cientista da NASA, pelo termo "telecommuting" definido pelo "mover parte ou a totalidade do trabalho para fora do escritório, para casa ou um centro de teletrabalho".  
Atualmente o conceito de teletrabalho é utilizado para caracterizar todo o trabalho que é efetuado fora do escritório e que é apoiado por tecnologias de comunicação, nomeadamente ligação à Internet fixa ou móvel, sendo passível de ser aplicado a um trabalho que lide com informação.

Teletrabalho também dito trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho à distância. Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está a utilizar equipamentos que permitem que o trabalho efetivo tenha efeito num lugar diferente do que é ocupado pela pessoa que o está a realizar.

Existem diferentes concepções deste termo e termos similares. É uma área em rápido crescimento no início do terceiro milênio.

2. O TELETRABALHO VEIO PARA FICAR

Nos dias atuais, as empresas para se tornarem competitivas têm que se concentrar no essencial, pois dentro de uma perspectiva moderna acabou-se a época da organização, seja ela publica ou privada.

Ao adotar o teletrabalho, a função profissional é exercida a partir da residência do funcionário que, assim, pode reduzir custos, aumentar a produtividade, obter mais satisfação pessoal e, conseqüentemente, economizar espaço interno do escritório da empresa.

Contudo, a adoção do teletrabalho no nosso país encontra algumas barreiras, em virtude basicamente da cultura da exigência de presença física no local de trabalho e a dificuldade para administrar o seu tempo.

Essa é a realidade atual: os constantes avanços das telecomunicações no nossa país e a correspondente economia de escala tornam o teletrabalho uma necessidade para a empresa q planeja continuar competitiva e lucrativa.

3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO TELETRABALHO

O teletrabalho é uma forma alternativa e diferente de organização de trabalho. O que importa é o que se faz e quando se faz e o local onde se faz.

No entanto, muitos são os que não se adaptam a este tipo de trabalho, por isso, pondere de forma consciente e racional o que realmente quer fazer.

As vantagens de trabalhar a partir de casa são várias como, por exemplo, a diminuição do stress; Aumento do bem-estar; Maior disponibilidade para a família; não terá de procurar lugar de estacionamento; diminuição de despesas; possibilidade de ser o seu próprio patrão; é possível trabalhar sem interrupções; pode controlar o seu ritmo de trabalho; fica com mais tempo livre.

Porém também há suas desvantagens que são não tem colegas de trabalho; dificuldade em separar a vida profissional da vida pessoal; poderá não ser levada a sério; falta de metodologia; poderá vir a ter dificuldade em adaptar-se num novo emprego se deixar de trabalhar em casa.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O teletrabalho surge como uma solução para a independência financeira de pessoas com necessidades especiais. No caso de pessoas cuja deficiência os impede de se deslocarem para o local de trabalho sem a ajuda de terceiros, trabalhando à distância a partir do seu domicilio, cria uma situação de independência e uma segurança financeira que lhes permite ter uma vida mais digna e sentirem-se inseridos na sociedade.

O crescimento do teletrabalho é inevitável e com grande aceitação das empresas e isso não tende a diminuir nunca e sim cada vez mais crescer.

5. REFERÊNCIAS

MELLO, Álvaro, Teletrabalho (telework): O trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora... Rio de Janeiro: Qualitymark ed.: ABRH-nacional, 1999. – (Recursos Humanos; 5).

Biblioteca Virtual. Artigos de opinião. Disponível em: < http://www.apdt.org/news/nartig.htm>. Acesso em: 26 de junho de 2006.

Dossiers especiais. Teletrabalho: Vantagens e Desvantagens.

Disponível em: <http://expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4711>. Acesso em: 26 de junho de 2006.


Autor: Priscilla Mainini


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