PRODUÇÃO DE TEXTO



"É próprio da linguagem seu caráter interlocutivo. A língua é o meio privilegiado de interação entre os homens e, em todas as circunstâncias em que se fala ou se escreve ha um interlocutor". (Brito)

A linguagem é uma forma de interação entre as pessoas, através dela as pessoas expressam seus pensamentos e transmitem informações. Nesse processo de interação verbal são produzidos os discursos que estão presentes tanto na vida pessoal como na vida social. Os discursos se manifestam por meio dos textos, orais ou escritos, onde alguém diz algo para outra pessoa.

Percebe-se, assim que há uma estreita relação entre a linguagem e a participação social. Afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais que [...] o domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constróivisões de mundo, produz conhecimento (PCN,1997,p.9).

Cabe à escola a função de dar aos alunos condições de acesso ao conhecimento lingüístico, propiciando um conhecimento da língua que lhe permita compreender e produzir discursos orais, ser um leitor fluente e crítico, interagir verbalmente de forma apropriada e usar multifuncionalmente a escrita.

[...] É necessário, portanto, ensinar os alunos a lidar tanto com a escrita da linguagem- os aspectos notacionais relacionados ao sistema alfabético e às restrições ortográficas- como com a linguagem escrita- os aspectos discursivos relacionados à linguagem que se usa para escrever [...] (PCN 1997, p.46)

A escola deve propiciar o contato com textos significativos, que façam parte da vida cotidiana dos alunos, privilegiando a diversidade de textos utilizados socialmente, a fim de que o aluno aprenda a linguagem de forma prazerosa e que ela satisfaça suas necessidades pessoais. A língua deve deixar de ser vista como "[...] algo sem vida e os textos como conjunto de regras a serem aprendidas". (PCN,1997,p.13)

É fundamental que o aluno compreenda que para escrever um bom texto é preciso que se tenha o que dizer, que se tenha um motivo e para quem dizer.

É, também, muito importante, que o professor propicie momentos de leitura e, simultaneamente, mostre aos alunos os elos conectivos presentes no texto e a sua importância na produção de significados e o quanto é importante ser coeso e coerente nas suas produções.

Para despertar o interesse dos alunos são sugeridas atividades como:

- Oferecer textos escritos para leitura.

- Solicitar aos alunos que produzam textos muito antes de saberem grafá-los. Isso é possível se o aluno ditar para o professor ou gravar seu texto em fita cassete. Ouvir alguém lendo o que você escreveu é uma ótima experiência.

-Propor situações de produção de texto coletivo.

- Conversa entre professor e alunos.

Trabalhar com projetos é também uma estratégia adequada para o trabalho com produção de textos.

Segundo os PCNs "Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada — além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades... Os projetos, além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico: - podem apontar a necessidade de ler e analisar uma grande variedade de textos e portadores do tipo que se vai produzir: como se organizam, que características possuem ou quais têm mais qualidades ...- o exercício de o escritor ajustar o texto à imagem que faz do leitor fisicamente ausente permite que o aluno aprenda a produzir textos escritos mais completos..; .- a necessidade de revisão e de cuidado com o trabalho se impõe, pois a legibilidade passa a ser um objetivo deles..;.-...é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas...;- ...favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem ...(1997,p.70-73).

O trabalho com projetos tem muito a ver com as concepções modernas de ensino e de aprendizagem, com a contextualização, interdisciplinaridade e com as competências relacionadas ao aprender a aprender.

A idéia de trabalhar com projetos na escola é uma idéia antiga, foi proposta por diversos autores americanos a partir de 1908.

Segundo Dewey (1859-1952) - O ensino deve basear-se na ação e na instrução: a escola deve estar ligada à vida e aos problemas da comunidade em que está inserida, o conhecimento não é "gratuito', está sempre interessado nos objetivos que possam ser alcançados.

Para Dewey um projeto deve:

- Girar em torno de algo que é ao mesmo tempo de interesse da classe e da comunidade local.

- Envolver toda a classe, grupos de alunos e pessoas fora da sala de aula

- Envolvertrabalho manual e intelectual

-Exigir um ensino globalizado: todas as disciplinas se voltam para a resolução dos problemas que surgem durante o desenvolvimento o projeto.

- Desenvolver a capacidade do aluno de buscar a informação "aprender a aprender".

Sendo um dos principais objetivos de um projeto tornar a aprendizagem significativa para o aluno, as atividades propostas deverão ter como objetivo valorizar seus conhecimentos préviosampliando-os e ressignificando-os.

No trabalho com projeto:

- As atividades realizadas em sala de aula passam a ter mais significado para os alunos, pois todas elas estão articuladas visando a um produto final que é desejado e compartilhado por todo o grupo.

- A perspectiva de alcançar um produto final gera uma maior motivação e interesse por parte dos alunos.

- A aprendizagem será mais significativa e prazerosa.

- O aluno irá aprender fazendo.

- O conhecimento será efetivado na interação com o meio e os outros sujeitos.

- O aluno produzirá textos de forma contextualizada e com objetivos determinados

- O aluno desenvolverá competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.

Além disso, o trabalho com projetos promove também a interdisciplinaridade que por sua vez promoverá a prática reflexiva do professor uma vez que irá se deparar em seu cotidiano com diversas situações que exigem uma flexibilidade e uma criatividade que perpassam por uma reflexão permanente.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento visando à construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Todos ganham com a interdisciplinaridade. O aluno porque aprende a trabalhar em grupos e melhora a interação com os colegas. O professor porque se vê compelido pelos próprios alunos a ampliar seus conhecimentos.A escola porque sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente, tem menos problemas com disciplina e seus alunos passam a estabelecer um relacionamento de colaboração e parceria com o pessoal da equipe escolar, assim como , com a comunidade onde está inserida.

Vale, ainda, ressaltar a importância de desenvolver o hábito da leitura entre os alunos. Além de proporcionar a aquisição de conhecimento sobre diversos temas, possibilita o acesso aos diversos gêneros textuais o que amplia sua "bagagem" de assuntos e fornece "modelos" de como escrever. As práticas de leitura e escrita são inseparáveis, uma complementa a outra e, ambas devem ser desenvolvidas de modo significativo e contextualizado. Somente com a prática constante da leitura será possível formar leitores e escritores competentes.

Concluindo: "Se o objetivo é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia, que tenham condições de assumir a palavra_ também por escrito_ para produzir textos adequados, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola. É necessário, portanto, ensinar os alunos a lidar tanto com a escrita da linguagem – os aspectos notacionais relacionados ao sistema alfabético e às restrições ortográficas – como com a linguagem escrita _ os aspectos discursivos relacionados à linguagem que se usa para escrever. Para tanto é preciso que , tão logo o aluno chegue à escola, seja solicitado a produzir seus próprios textos, mesmo que não saiba grafá-los, a escrever como lhe for possível, mesmo que não o faça convencionalmente."(PCN 1997,p.46)

Maria do Carmo Noronha Serpa

Estudante de Pedagogia

UNITINS/EDUCON

28/05/2009


Autor: Maria do Carmo Noronha Serpa


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