Sustentabilidade pela Economia Celeste



Sustentabilidade pela Economia Celeste

 

Paiva Netto

 

A sustentabilidade é o desafio das nações emergentes ou das que já atingiram o mais alto nível de crescimento material de suas economias. Ela igualmente é a luta dos ecologistas e a meta a ser alcançada pelos administradores da Terra. Jesus, o Economista Divino, por Sua vez, nos oferece um caminho novíssimo, porque firmado em bases renováveis eternas do Espírito, o moto-contínuo, o curul do desenvolvimento planetário intermundos.

No Evangelho do Cristo Ecumênico, segundo João, 15:1 a 11, podemos ler:

 

A videira e os ramos

 

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai, o viticultor. Ele corta os ramos que não derem fruto em mim e limpa todos os que dão fruto, para que o deem mais em abundância. Já estais limpos pela palavra que vos tenho anunciado; permanecei em mim e Eu em vós. Assim como o ramo não pode dar fruto de si mesmo, se não se conservar na videira, o mesmo vos sucederá se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Aquele que permanece em mim, e no qual Eu permaneço, dá muito fruto, pois sem mim, nada podereis fazer. Se alguém não o fizer, será lançado fora como a vara e secará; e será jogada ao fogo para queimar. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será concedido. A glória de meu Pai está em que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, assim também Eu vos amo. Permanecei no meu Amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis em mim, assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no Seu Amor. Tenho-vos dito estas coisas, a fim de que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”.

Entendido Jesus, como grande administrador e economista, compreende-se que isto sucede à economia, quando a Espiritualidade não é levada em consideração. Nada menos abstrato do que ela, quando se tem “olhos de ver e ouvidos de ouvir”, expressão marcante consignada no sagrado Corão.

É preciso iluminar o Espírito eterno da criatura humana, origem da sua liberdade ou do seu cativeiro. A chave dessas afirmativas encontra-se no Evangelho, segundo Mateus, 6:33, preconizada por Alziro Zarur (1914-1979) como a “Fórmula Urgentíssima de Jesus”: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas”.

 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

[email protected] — www.boavontade.com

 

 


Autor: Legião da Boa Vontade


Artigos Relacionados


Sustentabilidade Pela Economia Celeste

Conserta Tudo, Cobra Barato.

Augusta Machina

Mulher Negra

NÃo Quero Saber

Avis Rara

Canta, Canta, Canta