Pedagogia do Cidadão Ecumênico



Pedagogia do Cidadão Ecumênico

 

Paiva Netto

 

 

Trago algumas reflexões que apresentei ao corpo docente dos centros de ensino da Legião da Boa Vontade e que também foram divulgadas, em parte, no Correio Braziliense, da capital do Brasil, em fevereiro de 2000, e na Globalização do Amor Fraterno, mensagem da LBV especialmente dirigida aos participantes do High-Level Segment 2007, do Ecosoc (ONU), em Genebra, Suíça:

 

A escola é imprescindível, mas não substitui o lar. O Estado e a sociedade têm de, unidos, gerir soluções para que as famílias criem e eduquem dignamente os seus filhos, conforme publiquei na Folha de S.Paulo, Brasil, em 27 de julho de 1986.

 

Ao entregar o Instituto de Educação da LBV à comunidade, resumi em poucas palavras sua filosofia de trabalho: Aqui se estuda. Formam-se cérebro e coração. Trata-se da Pedagogia de Deus, que é Amor, a qual capacita o indivíduo para viver a cidadania ecumênica, firmada no exercício pleno da Solidariedade Espiritual, Humana e Social. Na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a Pedagogia do Amor, do Carinho e do Afeto, o Espírito possui lugar preponderante na nossa lide. Entretanto, na preparação de jovens e adultos para a subsistência neste mundo material de tecnologia jamais vista — e, paradoxalmente, na atualidade, tão instável para os que labutam pelo futuro próprio —, devemos levar na mais alta consideração que os educandos têm de ser com eficiência qualificados para a exigente demanda do acirrado mercado de trabalho. E mais: de tal maneira que não persigam um caminho em que a profissão para a qual se aprontaram não mais exista ao fim do curso. É essencial, pois, receberem formação eficaz para que sejam arrojados, empreendedores, de modo que possam suplantar os fatos supervenientes que, a qualquer instante, desafiam a sociedade, assustando multidões. (...) De nada adiantarão, portanto – digamos para argumentar –, planejamentos audaciosos se não houver quem tenha sido devidamente instruído para desenvolvê-los. Por isso mesmo, cuida do Espírito, reforma o Ser Humano, e tudo se transformará!

 

 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com

 

 


Autor: Legião da Boa Vontade


Artigos Relacionados


Solidão

Resta-me

Construção

Augusta Machina

Como Ganhar Almas

Doce Meretriz

Dois Riachos