Os Tipos de Câncer Mais Comuns em Crianças



LEUCEMIA/33% dos casos

É o câncer mais comum na infância, e têm origem na medula óssea, o tutano dos ossos, onde é normalmente produzido o sangue. As leucemias também podem acometer os testículos (eles ficam mais duros) e o líquor (o líquido da espinha) provocando dores de cabeça e vômitos. Manifesta-se com dor nos ossos ou nas articulações, palidez, manchas roxas, sangramentos, febre, abatimento, etc..

Existem vários tipos de leucemia:

Leucemia Linfóide Aguda (LLA),

Leucemia Mielóide Aguda (LMA),

Leucemia Mielóide Crônica (LMA) e

Leucemia Linfóide Crônica (LLC - só existe em adultos)

TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL/ 20% dos casos

Os tumores do sistema nervoso central, cérebro e cerebelo, são os tumores sólidos (que não leucemias) mais freqüentes em crianças. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça e vômitos pela manhã, tontura, perda do equilíbrio.

NEUROBLASTOMA/ 8% dos casos

Ocorre geralmente em crianças com menos de cinco anos. Os locais mais freqüentes são abdome, tórax e pescoço, perto da coluna vertebral.

Pode afetar o fígado, ossos e medula óssea. Todos os tumores do abdome podem ser confundidos com verminose. Se a criança tem aumento da barriga que não melhora, deve-se procurar um médico para avaliação.

Os tumores que crescem próximos da coluna vertebral podem causar fraqueza nas pernas, dor e perda do controle da eliminação de fezes e urina. Se o tratamento não for iniciado a tempo, a criança pode ficar com paralisia definitiva.

RETINOBLASTOMA / 3% dos casos

Afeta os olhos e geralmente ocorre antes dos quatro anos de idade. A principal manifestação é um reflexo brilhante no olho acometido, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato, quando iluminados à noite.

As crianças podem ainda ficar estrábicas (vesgas), ter dor nos olhos ou perder a visão. Alguns Retinoblastomas são hereditários. Se outras pessoas da família já tiveram o tumor, as crianças devem ser examinadas por um oftalmologista experiente na hora do nascimento para que o diagnóstico seja o mais precoce possível.

Sarcomas ou tumores de Partes Moles/ 6% dos casos

São tumores que podem ocorrer em músculos, gordura e articulações. Afetam tanto crianças, quanto adolescentes e adultos. Existe um aumento progressivo, inchaço no local do tumor e, em geral, há dor e a pele pode ficar vermelha.

Os sarcomas podem ocorrer na cabeça, pescoço, área genital, braços e pernas. Em adolescentes, pode localizar-se na região dos testículos, provocando aumento do escroto, confundindo-se com hérnias. O paciente não pode ter vergonha de contar seu problema ao médico!

TUMORES ÓSSEOS/5% dos casos

São mais freqüentes em adolescentes. Quase sempre a criança tem uma batida, que causa dor, mas a dor não vai embora. O local mais freqüente é logo acima ou logo abaixo do joelho. A pele pode ficar vermelha e quente e, quando o tumor cresce, é possível ver também um inchaço no local. Os tipos mais comuns de tumores ósseos malignos são osteossarcoma e tumor de Ewing. O tratamento é feito com cirurgia e quimioterapia. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para até 60-70%.

TUMOR DE WILMS/6% dos casos

É um tumor freqüente na infância, geralmente antes dos cinco anos. O tumor de Wilms nasce nos rins, manifestando-se como uma massa no abdome. A criança pode ainda apresentar sangue na urina, dores abdominais, pressão alta. A cura está estimada em torno de 90% dos casos.


LINFOMA NÃO HODGKIN

Mais freqüentemente no sexo masculino, ocorre principalmente entre os quatro e oito anos de idade. Atingem qualquer parte do corpo, principalmente tórax e abdome. Às vezes, o linfoma causa parada de evacuações e dor na barriga, aumento do volume da barriga, vômito, cólicas, tosse ou falta de ar são os sinais precoces mais comuns.

DOENÇA DE HODGKIN

É um tumor que acomete gânglios e baço. A maioria dos casos começa com adenomegalias, "ínguas" que vão crescendo no pescoço, nas axilas ou região inguinal. A criança pode apresentar febre prolongada e perda de peso.Hoje, em cada 100 crianças tratadas adequadamente, 85 ficam completamente curadas.

TUMORES GERMINATIVOS

São tumores do ovário ou testículos, raros na infância. Os tumores de ovário podem causar dores abdominais, geralmente crônicas, puberdade precoce (crescimento dos seios e aparecimento de pelos antes do tempo) e tumorações palpáveis. O sinal de alerta é o aumento da bolsa escrotal, confundido muitas vezes com hérnia.

HISTIOCITOSE

A histiocitose é uma doença tratada por oncologistas apesar de não ser câncer. Pode-se apresentar como uma dermatite seborréica de difícil tratamento, otite supurativa crônica, lesões na pele, fígado e baço aumentados, lesões nos ossos e anemia.

Fonte: GRAACC

Suely Bischoff Machado de Oliveira [email protected]

Psicóloga CRP 06/8495

Pós-graduada pelo hospital do câncer A.C.Camargo


Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira


Artigos Relacionados


Tumor De Ewing

CÂncer Infantil: Aspectos ClÍnicos E EpidemiolÓgicos

CÂncer De OvÁrio (fonte Inca)

Câncer De Pele

Câncer De Pênis

Câncer De Próstata

Câncer De Pâncreas / Aparelho Digestivo