Pan Do Rio: Cartão De Visita Brasileiro



O maior evento das Américas já começou. Hoje, com a partida de futebol entre Argentina e Panamá, deu início ao XV Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. E com o final do Pan, daqui à duas semanas, O Brasil da início a busca sem fim para sediar uma edição dos jogos olímpicos, pela primeira vez na história. Mas o legado que o Pan vai deixar pode ser análisado de duas formas: Na estrura de suas instalações incluindo estádios, centros esportivos, instalações de imprensa; e na segurança que os jornalistas, atletas e principalmente, moradores devem receber durante os jogos.

Depois de aproximadamente R$ 2 bilhões gastos, o evento parece estar com todos os problemas mais sérios resolvidos, ou parte deles. As instalações esportivas estão completamente acabadas aparentemente sem maiores preocupações e mais importante, com estrutura de primeiro mundo. O Estádio Olímpico João Avelange, o Engenhão, o Complexo Esportivo Rio Centro e o próprio Maranã são exemplos de infra-estrutura que com certeza, servirão para o Rio de Janeiro, como cartão de visita para os milhares de extrangeiros que aqui estarão visitando nosso país para conferir as competições.

Alguns problemas persistem em prosseguir causando dor de cabeça para dirigentes, participantes e os jornalistas. O IBC - Centro Internacional de Radiofusão - e o MPC - sigla em inglê de Main Press Center - que fica na Avenida Salvador Alende, 6.555, Barra da Tijuca, é o lugar reservado para os profissionais de imprensa. O diretor de jornalismo da ESPN Brasil, apresentou problemas recorrentes no seu programa diário na emissora, na manhã de hoje. "Os espaços são pequenos paras TVs", ressaltou o diretor e comentarista.

Em relação a segurança, o policiamento nas ruas, esta chanando atenção pela presença ostensiva. A cada esquina percebe-se uma quantidade maior de policiais, e, cada um desses, carregam com sigo armamento pesado, metralhadoras e fuzis. A todos que estarão na "cidade maravilhosa", não poderão reclamar de falta de segurança.

O problema é que os políciais reivindicam reajustes de saláiros. Os policiais civis reivindicam a reposição da perda de uma gratificação especial que foi repassada para delegados, policiais militares e bombeiros. De acordo com o presidente do sindicato dos policiais civis, Fernando Bandeira, a gratificação representa cerca de 60% dos salários dos policiais, que recebem, em média, R$ 1.200. A greve que estava marcada para esta semana foi cancelada. Foi um acordo feito entre sindicato do políciais e o governo fluminense.

E para população, fica, além do divertimento daqueles que conseguiram adquerir os ingressos para assistir os varios jogos, as dúvidas em relação ao futuro da cidade: Como as estruturas, já concluídas, serão bem utilizadas para os próximos eventos esportivos, incluindo o sonho nacional, a olimpíada. E a preocupação das pessoas é se continuarão recebendo a segurança que se instalou nesses últimos dias, nas ruas cariocas. Se o resultado até o final do evento, for muito bom em todos os aspéctos, o país tem grande chance, porque não, sediar um evento do porte de uma olimpíada.

Autor: WILLIANS RIBEIRO


Artigos Relacionados


PrisÃo Especial Para Chefe Do Crime

Vacinação: Como Minimizar Eventos Adversos Pos Imunização

Gestão Democrática

Hidroconformação

Educação Física Escolar

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Segurança Do Lar