Aquecimento Global Na íntegra



"E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto as virtudes do céu serão abaladas"
Lucas 21-26

Resumo: O artigo aborda noções sobre os possíveis acontecimentos do aquecimento da terra. Em uma linguagem simples, destaca o contexto histórico, enfatizando as causas, conseqüências e os interesses políticos agregados a organizações de apelo social. Contextualizamos uma pesquisa arraigada em obras, sites e revistas a fim de expor um trabalho concreto e vir a esclarecer dúvidas sobre este tema de caráter social e polêmico.

Palavras-chave: INFORMAÇÃO VERÍDICA, AQUECIMENTO GLOBAL, CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS, ORGANIZAÇÕES E OPINIÃO PÚBLICA, INTERESSES COMERCIAIS.

Introdução

A anos atrás restrito a círculos científicos e a debates internacionais, o termo  aquecimento global passou a ser usado por muita gente - mesmo por quem não entende plenamente o que ele significa. Há aqueles que são ainda mais céticos nessa questão. Christopher Monckton escreveu um artigo intitulado "Caos climático? Não acredite", no jornal britânico The Sunday Telegraph .(que veremos posteriormente). O fato é que precisamos esclarecer para sociedade a informaçoes reais destes acontecimentos. O inverno foi quente? Culpa do aquecimento global. Caiu uma tempestade? É o aquecimento global. Enfim qualquer reação climática tem relação com o aquecimento global? Mas o que é o aquecimento global? Refere-se a um aumento considerável da temperatura média da Terra em período relativamente curto, em razão dos impactos ocasionados pela atividade humana (queima de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás, queima das florestas tropicais, etc.).

Uma elevação da temperatura do planeta de 1° Celsius ou mais ao longo de 100 ou 200 anos caracteriza o aquecimento global. Aumento de 0,4° C num século já é algo considerável - e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas avalia que ao longo do século passado a temperatura média da superfície da Terra tenha subido de 0,4° C a 0,8° C.

Neste artigo, você terá a oportunidade de se interar sobre as causas e as conseqüências do aquecimento global. Concordar e discordar do paradigma que a mídia impõe na sociedade. Para começar, vamos ver a diferença entre tempo e clima.

Causas do Aquecimento Global e a contribuição do homem.

As atividades humanas e a principal responsável pelas conseqüências das mudanças ambientais. É evidente considerar as conseqüências das elevações crescentes de gases de estufa na atmosfera. É possível imaginar a Terra como um carro estacionado sob o Sol. O carro fica sempre muito mais quente por dentro do que por fora se permanecer exposto ao Sol por um tempo. Como esses gases de estufa vive em crescente elevação, estamos, na realidade, realizando uma experiência climática global, que não houve nenhum planejamento e nenhum controle e que cujos resultados poderão apresentar desafios sem precedentes ao que conhecemos e prevemos. Eles também poderão ter impacto significativo sobre nossos sistemas naturais e sociais. Isso, veremos posteriormente.

Pesquisadores da Unicamp, engajados nas relações do clima mundial, afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc), na atmosfera. Especificam-se os tipos de gazes, são eles: ozônio, gás carbônico e o mais agravante monóxido de carbono. Segundo estes pesquisadores, os gases, formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o efeito estufa. O desmatamento e a queimada de florestas são as duas causas constantes do aquecimento. -"Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global" explica o coordenador do Centro de Pesquisas da Unicamp. 

Conseqüências do Aquecimento

Vimos que o aumento de 0,4° C num século já é algo considerável, em conseqüência disso, ao longo de milhares de anos, pode causar uma era glacial; então o que vai acontecer com a terra daqui a centenas de anos? Há cientistas que se contradizem. Não há uma resposta clara. Nem mesmo as previsões do tempo, em curto prazo, são perfeitas porque o tempo é um fenômeno traiçoeiro. De manhã podemos prever a chuva, e à tarde o sol pode aparecer. Quando se trata de previsões climáticas em longo prazo, tudo o que podemos decifrar são adivinhações baseadas em nosso conhecimento dos padrões climáticos ao longo da história.

Vamos para as conseqüências do aquecimento baseado no contexto dos cientistas. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar diretamente no aumento exagerado de chuvas e secas em várias partes do mundo, afetando a cidades, as plantações e florestas. Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos. Os seres humanos poderão ser adaptar e o animais? Estes serão extintos do planeta, aquele que cujo habitat necessita de água, serão os primeiros afetados. Haverá considerável escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.

Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártida. Esta açao já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o derretimento esta sendo inevitável. A calota de gelo ocidental da Antártida está derretendo a uma velocidade de 250 km cúbicos por ano, por conseqüência disto, elevando o nível dos oceanos em 0,2 milímetro a cada 12 meses. A revista VEJA em sua publicação de 30/12/2006, edição nº1989, trouxe uma grande reportagem sobre este assunto, no qual enfatiza que o ano de 2006 foi o ano em que a humanidade tomou consciência de que a crise ambiental é real e seus efeitos são imediatos. O degelo das geleiras pode fazer os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas pelo mundo e ilhas inteiras. Os resultados também são escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.

Aquecimento, e a reação da sociedade.

Com o debate, a veiculação da mídia sobre o aquecimento global, desertou a ação de vários paises. Em Londres, um evento organizado pela "Stop Climate Chaos" exigiu que o governo aja contra a ameaça do aquecimento global. O primeiro-ministro inglês Tony Blair declarou que se trata "do mais importante relatório sobre o futuro publicado pelo meu governo". Angela Merkel, a chanceler da Alemanha, disse-lhe que enfrentar a questão das mudanças climáticas será uma prioridade para a presidência alemã do G8 (grupo das nações industrializadas) em 2007. A secretária do Exterior do Reino Unido, Margaret Beckett, disse num encontro em Nova Delhi que o subcontinente indiano poderá enfrentar uma combinação de secas e elevações do nível do mar – que devastarão as colheitas de cereais e forçarão milhões a fugir dos seus lares – como resultado da elevação das temperaturas globais. O presidente de nosso país, Luis Inácio Lula da Silva, afirma a importância da ação da igreja - "Eu até pedi ao Papa que ele não deixasse de, nas discussões da Igreja pelo mundo afora, discutir a questão do aquecimento do planeta, discutir a questão dos biocombustíveis e, sobretudo, discutir como fazer para ajudar os países africanos que podem ter no biodiesel a solução de desenvolvimento que não tiveram no século 20", disse Lula no programa de rádio Café com o Presidente da Radiobras.

Outra manifestação sócio-política, contra o aquecimento global é o Protocolo de Quioto. Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

As novas expectativas de vida e a relação com o Mundo de Valentina.

Como vai ser o mundo quando seu filho tiver a sua idade? Será que a gente vai entregar à próxima geração um planeta melhor do que aquele que recebemos de nossos pais? O quadro do Fantástico, o Mundo de Valentina, vem esclarecer o que vamos sofrer no futuro, a herança que iremos deixar aos nossos filhos e netos. A importância de vivermos uma nova política social, para termos novas expectativas de vida. Os apresentadores do quadro, vão percorrer várias cidades brasileiras, entrevistar especialistas e enfrentar experiências que poderão se tornar realidade num futuro próximo.

Aquecimento, política? ou misticismo?

Há aqueles que são ainda mais céticos nessa questão. Christopher Monckton escreveu um artigo intitulado "Caos climático? Não acredite" no jornal britânico The Sunday Telegraph . Uma de suas idéias centrais era questionar todo esse pânico provocado em torno das mudanças climáticas e o interesse maior de salvar o planeta do que a criação de um governo mundial’, conforme a preocupante afirmação de Jacques Chirac. O autor apresenta evidências, mostrando como a ONU falsificou informações acerca do problema através da sua agência, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (PIMC). Monckton cita David Deming, um geocientista da Universidade de Oklahoma (EUA), que escreveu um artigo avaliando as temperaturas na América do Norte através de dados de perfurações.

Segundo ele, também é possível que haja um elemento de verdade em todas essas possibilidades, de falta de água mais não de maneira tão acentuada. O aquecimento global pode ser causado parcialmente pela atividade humana e em parte pelo sol. Com certeza, ele está sendo usado para promover a idéia de que a governança mundial apoiada pela ONU é a solução do problema. Quer seja real ou não, trata-se de uma questão ideal para unir as nações. É possível argumentar que nenhuma nação por si mesma pode resolver o problema e que, se ele não for solucionado, todos morreremos. É necessário que as nações trabalhem juntas para evitar isso. A ameaça também pode ser usada para dar aos governos desculpas para impor impostos mais elevados e exercer maior controle sobre a população, afirma Monckton.

Augusto Comte e o positivismo em consonância com a causa social.

Sabemos da eficácia do pensamento positivo em nossas vidas, O estado positivo caracteriza-se, segundo Comte, pela subordinação da imaginação e da amamentação à observação. Cada propósito vital, visto de maneira positiva deve corresponder a um fato, seja particular, seja universal. Isso não significa, porém, que Comte defenda um empirismo puro, ou seja, a redução de todo conhecimento à apreensão exclusiva de fatos isolados. A visão positiva dos fatos abandona a consideracão das causas dos fenômenos (procedimento teológico ou metafísico) e torna-se pesquisa de suas leis, entendidos como relações constantes entre fenômenos evidentes. Considerando os aspectos teóricos de Comte, podemos abreviar esta relação com a nossa maneira de pensar. Como dissemos no Capitulo - Conseqüências do Aquecimento, deste artigo, em meio as imensas possibilidades em se acreditar num mal promissor, por que não acreditarmos numa mudança social, se deixarmos de divulgar as conseqüências e tentando saber de quem é a culpa, o clima vai continuar reagindo. A importância da teoria positivista de Comte nos traz uma subjetividade a ser encarada cotidianamente.

Autor: Danillo Neres


Artigos Relacionados


Você Já Parou Para Pensar Sobre O Aquecimento Global?

O Aquecimento Global E Suas Tempestades

Aquecimento Global Na íntegra

Uma Terra Febril

Aquecimento Global

O Efeito Estufa

Aquecimento Global - Efeito Estufa