O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMNETA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA



Como, hoje, o acesso à informação é facilitado, além de quantitativamente potencializado pela Internet, a questão central deixa de ser apenas o acesso à informação, mas, sobretudo, a formação de uma atitude investigadora, crítica, comparativa, seletiva. Trata-se da construção de novos modelos, de uma nova legibilidade, não linear, por vezes paradoxal, uma nova lógica de pensar e de situar-se no mundo. Assim, a educação deve se tornar capaz de rever e re-significar seus paradigmas. Com o ensino a distância online, o chamado e-learning, pode-se proporcionar aos alunos um ambiente virtual composto por diversas ferramentas, onde poderá haver a troca de informações entre aluno e professor ou entre alunos. Esses são os chamados ambientes colaborativos e fazem parte de um ambiente de aprendizagem.

Um dos objetivos do ensino a distância online, o chamado e-learning, é proporcionar aos alunos um ambiente virtual composto por diversas ferramentas, onde poderá haver a troca de informações entre aluno e professor ou entre alunos. Esses são os chamados ambientes colaborativos e fazem parte de um ambiente de aprendizagem.

Segundo definições de SANTOS (2002), o ambiente virtual de aprendizagem é "um local disponibilizado na Internet e que permite a realização de processos de aprendizagem; é o espaço onde os recursos e ferramentas são organizados e os conteúdos e as atividades sãodisponibilizados aos estudantes pelos professores".

Como explica Damasceno (2007):

"Nestes ambientes estabelece-se um ciclo que mantém o aprendiz no processo de realizar atividades que até então não haviam sido pensadas, produzindo conhecimento a respeito de como desenvolver tais ações, mas agora com o suporte de especialistas".

Assim, a Internet pode propiciar ao docente e ao aprendiz o 'estar junto virtual' a fim de vivenciarem um processo de construção de conhecimento. Destaca, ainda, a importância social deste tipo de aprendizagem, afirmando que o ambiente colaborativo vem se destacando pelo fato de propiciar, além de um melhor rendimento no aprendizado, uma melhor preparação para o mercado de trabalho, já que faz com que estudantes consigam trabalhar em grupo, expor e firmar suas opiniões diante de outras pessoas.

Diante dos pressupostos acima, procurou-se em primeiro lugar um ambiente que tivesse fonte aberta, onde os usuários tivessem acesso ao código fonte do software, podendo examinar (alterar, ampliar, modificar) o programa ou mesmo usar partes dele para aplicações de interesse pessoal. Na implantação foi preciso adaptar o ambiente a especificidade do curso. Destaca-se que a flexibilidade do software código aberto, apesar de exigir uma equipe técnica competente em administração de sistemas web, nos permitiu experimentar mais facilmente novas soluções a um custo muito baixo, facilitando em muito o momento inicial de experimentação e conhecimento.

Optamos pelo AVA Moodle por apresentar algumas funcionalidades, tais como:

·agregar grande número de usuários, com participação ativa na manutenção da distribuição, sugerindo sempre modificações, novas habilidades e reportando eventuais defeitos.

·rodar em qualquer sistema operacional que suporte PHP;

·permitir uma grande flexibilidade para adicionar, configurar ou remover funcionalidades, em vários níveis, devido a sua forma modular;

·permitir upgrade simplificado de uma versão para outra mais recente, pois possui uma sistemática interna que permite fazer atualização de suas bases de dados e reparar-se automaticamente;

·requer apenas um banco de dados (que pode ser compartilhado com outras aplicações, se necessário);

·promover uma interação sócio-construtivista, que inclui colaboração, reflexão crítica, permitindo máxima interação e integração entre a comunidade virtual;

·possuir interface clara, limpa e simples, flexível e compatível com qualquer browser, sem maiores exigências de tecnologia.

·disponibilizar cursos podem ser enquadrados em categorias;

·disponibilizar áreas para entradas de textos (pesquisas, postagem para fórum, entradas diversas de textos) permitem edição (negrito, imagens, sublinhados, etc.) de forma fácil, usando uma interface HTML bem simples (WYSIWYG HTML), acessível a qualquer usuário;

·ser um sistema de fonte aberta que pode competir com os grandes sistemas comerciais;

·possuir uma filosofia particular de aprender, um modo de pensar a educação/aprendizagem conhecido como a "pedagogia do social-construtivismo".

Além de permitir que estes mecanismos sejam oferecidos ao aluno de forma flexibilizada, onde o professor, além de poder definir a sua disposição na interface, pode utilizar metáforas que incorporassem a estas ferramentas diferentes perspectivas, tornando, apesar de utilizar a mesma funcionalidade, espaços didáticos únicos. Assim, um simples chat, pode ser utilizado com um espaço para discussão de conceitos relacionados a um tema, como pode ser chamado de "Ponto de Encontro" e ser utilizado para estimular o estabelecimento de vínculos entre os participantes do curso ou comunidade. Parece simples, mas os resultados são importantes, já que esta decisão não depende da interferência de qualquer profissional da área de tecnologia ou design, o próprio professor/tutor que diante das particularidades de seu corpo discente é quem vai decidir que novos espaços podem ser criados e refletir sobre a possível intervenção destes no processo ensino-aprendizagem.

Da mesma forma podem-se criar metáforas para outras ferramentas como o fórum, que pode se tornar um portifólio, um repositório de atividades, um relatório de atividades de campo, além de um espaço para discussão de conceitos. Ao mesmo tempo, um glossário pode ser usado com um dicionário, uma FAQ, um pequeno manual, dentre outras alternativas. É bom lembrar, que o uso de uma ação ou atividade para uma ferramenta não inviabiliza outras possibilidades, pois cada uma delas pode ser inserida no mesmo curso quantas vezes e em que posição ou momento o professor achar necessário.

Nesta perspectiva, concebe-se o ambiente virtual como mais do que um simples espaço de publicação de materiais, permeado por interações pré-definidas, mas como um local onde o professor/tutor espelhe as necessidades de interação e comunicação que cada contexto educacional lhe apresente em diferentes momentos e situações.


Autor: Ana Claudia Machado


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