A BÍBLIA TEM QUE SER LIDA COM REVERÊNCIA



A BÍBLIA TEM QUE SER LIDA COM REVERÊNCIA

 

Por incrível que pareça há muitos cristãos que se acostumam tanto com a convivência, o manuseio e o uso trivial da Bíblia, que terminam encarando a santa palavra de Deus como um livro qualquer e fazem até brincadeiras de adivinhação, como por exemplo: (vou tirar um versículo, para ver se devo ir ao cinema ou não). Ou: (vou abrir a Bíblia para ver se eu devo pedir Fulana em namoro).

 

A Bíblia (jamais devemos esquecer) é a santa palavra de Deus, seu recado abençoado para seus filhos, seu meio sobrenatural de contato conosco, a expressão do seu ser, da sua vontade, do seu amor, da sua direção.

 

Na casa do saudoso pastor presbiteriano Wilson de Souza, em Belo Horizonte, havia um pacto de jamais colocar qualquer objeto em cima da Bíblia.

 

A Bíblia em si mesma, materialmente falando, não é um objeto mágico, mas é um livro diferente que deve ser encarado com respeito, com temor, com uma santa devoção  e profundo amor.

 

A Bíblia não é uma mera ferramenta de trabalho.

 

Muitos pregadores têm uma idéia, acham-na bonita e interessante e resolvem pregar a respeito dela. Em seguida pegam uma chave bíblica e começam a procurar um texto para usar como base da idéia que tiveram. No Seminário, meu saudoso professor de Homilética, o sábio e abençoado Dr. Othon Guanaes Dourado estava sempre repetindo:

 

- Deixem que Deus fale primeiro com vocês em um texto, para depois vocês usarem o texto para uma pregação. Jamais usem textos como pretextos.

 

Como é que eu vou pregar a respeito de um livro no qual não confio plenamente?

 

A maior falta de reverência para com o Livro Santo é acrescentar relatos, histórias, inferências e lendas e dizer que estão pregando a Palavra de Deus.

 

Tenho visto esta tendência aumentar a cada dia.

 

Faça uma experiência, irmão ou irmã – antes de abrir a Bíblia diga para Deus: Senhor, eu tenho a força física necessária para abrir este Livro, mas somente o Espírito Santo tem a força espiritual para abri-lo de maneira sobrenatural para mim. Com temor e tremor vou ler a Tua Palavra agora, Pai. Fala comigo, em nome de Jesus.

 

Esta é apenas uma sugestão. Você pode orar da sua maneira, mas eu garanto uma coisa – depois que fizer esta oração e ler a Palavra, algo diferente você vai ver. Sua satisfação será inusitada. Experimente, abençoado(a) e comece a descobrir as incomensuráveis riquezas de Cristo, em Sua Palavra.

 


Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Avis Rara

Na Vida...

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Gata Mineira

September, 11: Farenheit

Cristão

Não Deixe Esta Vida