Faça Acontecer: Desenvolva Seu Comportamento Empreendedor



Por Soeli de Oliveira

 

Empreendedores são pessoas que querem mais do que apenas uma casa, um carro e sossego na vida. Tem o desejo de mudar as coisas, fazer algo novo ou melhorar o que existe. É o chamado comportamento empreendedor. Desenvolver estas características é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

 

O índice de mortalidade de empresas no Brasil é preocupante. Segundo o SEBRAE 32% das empresas iniciantes morrem no primeiro ano, chegando a 71% até o quinto ano de vida.

 

Ao contrário do que muita gente pensa, o que leva uma empresa ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio.

 

A competição nos negócios está cada vez mais acirrada. Transformar uma idéia em um negócio está muito mais difícil. É preciso estar mais bem informado, ter metas bem definidas e uma estratégia, saber aonde se quer chegar e como chegar lá.

 

Ter noções do mercado em que se irá atuar antes de empreender, conhecer a viabilidade econômico-financeira através da projeção das receitas, custos e despesas  envolvidas, diminui em muito os riscos na hora de implantar um negócio. 

 

Há comportamentos que podem ser aprendidos para aumentar as chances de sucesso. Um deles é o estabelecimento de metas. Para o empreendedor toda meta deve ser desafiante. Estabelecê-la é muito importante, pois especifica as condições, o tempo e aonde se quer chegar, que é o primeiro passo para o sucesso.

 

Aprender é reunir o conhecimento, a habilidade e a atitude para fazer alguma coisa. Da mesma forma que um livro de receitas não pode garantir um bom almoço, não existe uma fórmula que possa garantir o sucesso de um empreendedor.

 

Para o empreendedor, aprender significa adquirir conhecimentos sobre o negócio, habilidades para montar, manter e desenvolver um empreendimento, atitude de quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer bem-feito.

 

Se você deseja abrir um negócio esse é o momento certo para planejar. Se você já abriu sua empresa e está em dificuldades, não deixe seu negócio “morrer na praia”, busque ajuda de um consultor em gestão de negócios, pois sempre existe algum jeito de sair do sufoco!

 

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo - RS.                                                                             


Autor: Soeli de Oliveira


Artigos Relacionados


Ontem O Amor Chorou...

O Xiita E Sua Prece

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Igualdade Exata

O Processo Da Independência Do Brasil

Paixão ....

Fragmentos...