O LÍDER QUE INCOMODA



Um sábio passeava pela floresta com seu fiel escudeiro, quando avistaram um sítio isolado e pobre. Viram uma família com três filhos, todos em condições precárias. O sábio, constatando a pobreza do lugar, perguntou ao homem que seria o pai da família, de onde eles tiravam seu sustento. O pobre homem respondeu que tinham uma vaquinha que dava vários litros de leite por dia, e trocavam ou vendiam esse leite para adquirir alimentos para seu sustento.

Após despedir-se o sábio deu uma ordem a seu discípulo:
"Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo." O discípulo espantado questionou o mestre dizendo que aquela vaquinha seria a única fonte de sustento da família, entretanto, o mestre não esboçou reação. Aquela cena ficou marcada na memória do jovem aprendiz.

Um belo dia o discípulo resolveu voltar ao local e contar o ocorrido, pedir perdão e ajudar a família. Chegando lá, viu um sítio bonito, arborizado, com uma bela casa murada, um lindo jardim e crianças felizes brincando entre as flores. Achou que a família vendera o sítio para sobreviver. Então perguntou ao caseiro sobre a família, soube que ainda residiam lá. O aprendiz foi imediatamente falar com o dono da vaquinha, e teve uma surpresa com a resposta:
"Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu, e daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos, e assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora. "

Agir de acordo com as normas da instituição, executar os projetos e manter o pessoal produzindo, sempre no mesmo nível de qualidade e produtividade, é relativamente confortável e a maioria dos gestores preza por essa linha de ação. Influenciar a equipe para aumentar a qualidade, reduzir os prazos e buscar a perfeição, é sempre um incômodo para o grupo e para o líder, que deve trabalhar, muito mais, para administrar sua liderança sobre as pessoas.

Portanto, um líder que incomoda, e é exigente, produz crescimento na equipe, e provoca nas pessoas inquietude, forçando-as a agir sempre acima das suas limitações. Por mais difícil que pareça, o líder deve ser proativo e “jogar a vaquinha no precipício”, pois as pessoas têm muito mais capacidade que imaginam e quando saem da área de conforto são capazes de atingir objetivos antes jamais imaginados.


Autor: Géter dos Passos


Artigos Relacionados


O LÍder Que Incomoda

Educação Física E Qualidade De Vida

Floresça

Grande Índio

De Bom Grado

Da Sensação Do Místico

Água: Fonte De Vida