Insatisfeito Com Sua Vida?



O Egoísmo pode ser definido como a tentativa de suprir todos os desejos pessoais de si mesmo. Ou seja, todas as ações de uma pessoa só acontecem para que ela chegue ao objetivo desejado, ou seja: a maior satisfação pelo menor esforço.

Vamos começar pelas coisas mais simples, eu só levanto da minha cadeira para tomar um café porque vou obter alguma recompensa fazendo isso, vou me aquecer, ou vou tentar matar a fome com ele, ou gosto muito de café. Não importa a razão, sempre há um desejo a ser realizado.

Mesmo quando um homem se atira dentro de um rio para salvar uma criança não é um ato de altruísmo, pois esse homem tem um desejo que o levou a fazer essa ação: fazer o que é certo (o conceito de certo e errado é um conceito que surge na sociedade) , ou querer sair nos jornais como herói, ou impressionar a família do garoto, ou qualquer outra coisa que o motivou suficientemente para que ele enfrentasse as águas, neste caso a recompensa é psicológica e não física como no caso do café.

O Ego tem dois lados um bom e um muito ruim, esse lado muito ruim é o responsável por todo o sofrimento que cada um de nós experimenta ao longo de nossa vida, não apenas como indivíduos, mas como coletividade.

O lado bom è o que lhe mantém vivo, é o ego que faz você ter medo de fogo e não se aproximar perigosamente de um incêndio por exemplo. É ele que o faz estudar, aprender, desenvolver-se tanto na sociedade como pessoalmente. É o ego que decide o que é bom ou não é para você.

O lado ruim: é aquele que atrapalha mais do que ajuda, e o lado que lhe faz sofrer. Esta é a face do egoísmo responsável por todo o descontentamento que você pode sentir.

Vejamos a seguir como esta face se manifesta, mas para isso vamos entender o que é a realidade:

A realidade é o que acontece dentro da sua cabeça.

Isso significa que a realidade é a interpretação que você dá aos fatos externos, ou seja, aquilo que acontece ao seu redor e cuja interpretação é realizada em sua mente. Essa interpretação é a sua realidade!


Fato Exterior --- Processamento Interno --- Resposta ao exterior

Como o processamento da informação é feito pela sua mente, muita coisa acontece antes que você devolva a resposta ao meio. Toda a informação que nos chega passa por filtros: seu humor no dia do evento, seu estado físico (se está bem ou cansado, etc.), experiências anteriores similares, e outros tantos, mas para facilitar imagine um dia que você pegou um trânsito infernal para chegar ao trabalho, não achou vaga para estacionar e quando entra no escritório seu chefe imediatamente lhe chama a atenção. Daí surge um sentimento que é a sua resposta interna aos fatos. Seu ego entra em ação e pode, por exemplo:

  1. Fazer–se de sofredor: "Só comigo acontece coisas deste tipo"
  2. Criar um conflito em relação à outra pessoa: "Esse sujeito é um idiota".
  3. Necessidade de estar certo: "Esse chefe é incompetente, não sabe de nada e vem me dar bronca."
  4. Criar um ressentimento: "Tudo bem, mas ele me paga".
  5. Criar uma nova necessidade: "Preciso arranjar outro emprego"

Estes são apenas alguns exemplos, nós somos capazes de fazer muito mais com apenas uma situação.

O que aconteceu realmente nesta cena?

Fato 1: você chegou atrasado

Fato 2: Seu chefe lhe deu uma bronca

Todo o resto foi criação única de seu cérebro.

Mas por que isso acontece?

O ego não distingue entre a situação real e o que acontece dentro da sua cabeça, ou seja, esse sentimento (Interpretação) que você tem em relação a um fato.

O ego sempre quer se sentir superior e nunca inferior aos outros egos.

Quando você reclama ou diz que o outro está errado é o seu ego fazendo a interpretação da realidade. E essa interpretação pode estar errada, pois ela depende do ponto de vista do seu ego, naquela hora, frente aquela situação. Se a situação for favorável a você está tudo bem, mas se o seu ego achar que a situação não é favorável envia um sentimento de "preciso me defender" que é a emoção que você coloca em uma situação qualquer.

Fórmula da Catástrofe:

Ego+ emoção negativa = problema

Quando você se identifica com um problema, o ego gera infinitas emoções que fazem com que sua resposta ao meio, ou seja, ao problema seja uma resposta emocional e não uma resposta ao fato.

O ego vive disso! Ele adora problemas para resolver, ele adora os sentimentos negativos, pois assim é realimentado! Esta é a origem de todos os problemas do nosso mundo e todos os nossos problemas pessoais. Como o ego nunca pode ser satisfeito, nunca mesmo, ele cria situações para dizer "estou vivo":

Por exemplo, você está louco para ter uma nova câmera digital, e só pensa nisso, se imagina tirando fotos, quando anda pela rua só vê lojas de equipamentos eletrônicos, enfim, o mundo vira uma máquina digital para você. Muito bem, um belo dia você consegue comprar a bendita câmera, fica feliz por uns tempos e depois.... bem, essa estória você já conhece.... dá uma vontade louca de trocar o celular ou o computador. E assim caminhamos de desejo em desejo sem nunca estarmos satisfeitos. Se você prestar atenção, sempre estamos buscando formas de prazer diferentes e sempre esse desejo é suprido em parte, mas nunca totalmente.

Por que nunca estamos satisfeitos?

Por que o ego não nos permite isso. Ele busca uma determinada satisfação que não poderá jamais ser alcançada, e nesta busca ele desesperadamente quer uma coisa daí quer outra e nunca encontra a satisfação total, sempre falta alguma coisa, mas

mesmo esse lado negativo do ego tem um ponto positivo, ele nos acerca do que realmente é mais importante: nossa espiritualidade, já que não nos satisfazemos com nada, acabamos por buscar uma explicação para isso.

Ele nos acerca do que realmente é mais importante: nossa espiritualidade.

A propósito essa espiritualidade nada tem a ver com religião. Tem a ver com o Criador, independente de sua fé aqui na terra.

Para saber mais visite:

http://www.kabbalah.info/brazilkab/index.htm

 http://sites.google.com/site/sabedoriadakabbalah/


Autor: Andie Sheppard


Artigos Relacionados


Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Problema De Mulher, Que Devia Ser Problema TambÉm De Homem.

Livre ArbÍtrio.

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Progresso

Os Nós Do Eu

Homenagem Ao Amigo