Educação Ambiental - O Desafio do Fazer



Resumo: Educar deve estabelecer ademais do ato de construir conhecimento, o despertar no educando para "o fazer". É através da experiência proporcionada no ambiente escolar que podemos exercitar atitudes de crítica e cidadania. As atividades devem desafiar não só o conhecimento acadêmico, mas também as habilidades necessárias para a vida em comunidade.

Texto

Os temas ambientais são abordados a partir de diversas áreas, que vão desde os resíduos gerados em nossas residências até fenômenos como o agravamento do efeito estufa. Além desta diversidade de temas, há ainda diferentes mídias que os divulgam trazendo informações que se destinam ao público leigo, mas que devem informar fatos científicos e formar opiniões. Na escola podemos utilizar um conjunto de conhecimentos e fatos. O uso das informações disponibilizadas pelas mídias é uma das maneiras de trazer aos alunos fatos que envolvem a realidade do seu entorno. Ademais, os temas ambientais não devem ser apenas informação, mas devem também despertar inquietações, questionamentos e atitudes que possam transformar as relações do ser humano com o ambiente. Segundo Guimarães (2005):

A ênfase dada pela humanidade em sua evolução histórica à parte, a separação entre ser humano e natureza, resultou em uma postura antropocêntrica em que o ser humano está colocado como centro e todas as outras partes que compõem o ambiente estão ao seu dispor, sem se aperceber das relações de interdependência entre os elementos existentes no meio ambiente.

Apesar de toda divulgação a respeito da educação ambiental no contexto escolar e dos inúmeros trabalhos realizados em busca da formação de cidadãos mais conscientes e atuantes, ainda nos deparamos com realidades onde há somente informação. Há uma priorização do esclarecimento técnico e científico dos fatos. Há poucas ações em prol da solução de problemas, ou da mobilização de grupos para atuar junto ao poder público. Há ainda os grupos onde existem ações corretas, como por exemplo, a coleta seletiva do lixo, mas seguem as atitudes consumistas que tem como conseqüência um crescente volume de resíduos. Neste contexto a escola, atuando na educação ambiental tem um importante papel. Segundo Maria José de Araújo Lima em seu livro Ecologia Humana:

A educação está, assim, sendo chamada a desempenhar papeis paradoxais. No momento em que ela procura ajustar o individuo a sociedade, deve também instrumentá-lopara criticar esta mesma sociedade.

(...) a educação ambiental exige uma postura crítica e um corpo de conhecimento produzido a partir de uma reflexão sobre a realidade vivenciada. Sendo uma proposta essencialmente comunitária, materializa-se através de uma prática cujo objetivo maior é a promoção de um comportamento adequado à proteção ambiental. Comporta uma concepção desalienante, porquanto pressupõe ações voltadas para o surgimento de novos valores, onde a participação é um principio fundamental.

Assim, ações integrais e direcionadas são instrumentos educacionais que podem ser utilizados no processo de educação ambiental, e os diálogos entre os diversos segmentos da sociedade podem proporcionar aos alunos visões diferenciadas sobre os temas, bem como direcionamentos para uma atuação efetiva. 

A realização de atividades que englobem o conhecimento científico e o debate de realidades é um diferencial. Estas atividades podem ser realizadas, por exemplo, mensalmente e abordarem o tema escolhido por meio de palestras seguidas de debates entre os segmentos. É fundamental darmos voz ao poder público, a sociedade civil (que pode ser representada por cooperativas, ONGs, etc), e aos alunos. O aluno poderá exercitar o saber acadêmico em situações reais, e terá a oportunidade de vivenciar a solução de problemas, a abertura de oportunidades, bem como os entraves que não são raros no que diz respeito a atitudes ambientais. O objetivo maior será inquietar para promover a ação, haverá a possibilidade de desenvolver a capacidade criativa tão importante na vida em comunidade. Estaremos promovendo "o fazer", essencial para que nossos jovens possam viver em um ambiente realmente sustentável.

Referência Bibliográfica

Guimarães, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.


Autor: ELIANE BAMBIRRA


Artigos Relacionados


Educação Ambiental - Meio Ambiente

Educação Ambiental Para Jovens Do Colégio

Relações Públicas Como Educador Ambiental

Preservação E Conservação Dos Recursos Naturais Através Da Educação Ambiental

EducaÇÃo Ambiental: Refletindo Sobre As Ações Da Lei Nº 9.795/99

Psicologia E Educação

Educação Física Escolar