Motivação de Equipes: Contar Histórias



Ao contar uma história, estamos fazendo uma ligação direta à essência do ser humano. São conceitos expressos em narrativas e imagens que dizem as verdades mais profundas e, por isso, a mensagem é marcada por atingir a emoção.

Para que a mensagem fique gravada é necessário emocionar. Lembre-se: tudo que você lembra até hoje, desde a infância, só ficou guardado porque emocionou. Então é necessário emocionar o público para que a mensagem seja guardada, pensada e desenvolvida para atingir aos objetivos.

Qual história contar? Qualquer uma que tenha o conceito que você queira passar para a equipe: coragem, foco, determinação, superação e etc. O ato de contar uma história possibilita um clima íntimo favorável para atingir a emoção. Os conceitos são reproduzidos, as simbologias são ampliadas. Um momento mágico é criado.

Além do divertimento, o ato de receber uma boa história bem contada, faz aparecer valores subjetivos intrínsecos ao ser humano.

Para começar, é preciso ter claro o conceito que quer passar no momento; o tema do evento. Depois, ter como objetivo respeitar a sensibilidade e a inteligência de cada participante com algo realmente estimulante, significativo e bem apresentado. A apresentação pode ser desde um bom contador de história até uma super produção. O importante não é o investimento, o importante é emocionar. Pode-se emocionar com um orçamento mínimo.

Exemplo de história: a trajetória de sucesso de uma pessoa dentro ou fora da empresa. Contar a história de um colaborador ou vendedor que contribuiu de forma comprometida para que a empresa crescesse traz dois fatores importantes: o reconhecimento da empresa por seus valores que é algo tão importante para todos e a idéia que se quer passar.

A história de sucesso mostra o caminho. Abre a mente. Marca a alma.

Segundo Lewis Carrol, autor de Alice no país das Maravilhas, "contar histórias é dar um presente de amor"

Eu faço palestras a dezoito anos. Sempre vejo cobrança pelas metas. Como uma empresa pode cobrar sem dar algo primeiro. Dê algo, reconheça, faça que entendam que a empresa se importa realmente com o ser humano que ali está e depois peça algo. O Ser humano agradece e retribui.

O ambiente corporativo é normalmente árido. É preciso torná-lo fértil e semear. Essa deve ser a missão dos palestrantes, profissionais de RH, vendas e marketing.

Uma história com conceitos importantes é uma chave que abre a porta para a sabedoria. Ela remete a origem da vida e a espiritualidade. Contar uma história alinha o pensamento, abre a mente e motiva com base em conceitos reais. Estimula a criatividade que é tão imprescindível para desenvolver um bom trabalho. Os novos educadores devem dar ênfase a esta ação que tanto ajuda no processo de ensino e aprendizagem das equipes e antes de tudo; do ser humano.

Augusto Gomes
Palestrante Motivacional
Ator
Educador.


Autor: Augusto Gomes


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