Motivação de Equipes: Olhar Criativo



A arte como recurso para atingir as metas. Estimular a imaginação e despertar a sensibilidade da equipe amplia as possibilidades para atingir aos objetivos.

Primeiro, é necessário ter claro o objetivo que se quer atingir e passar este objetivo no início das atividades. Depois criar um ambiente propício com todos os recursos didáticos para exercitar a imaginação para atingir o que se deseja: tinta e papel para artes visuais. Adereços para teatro. Papel, revistas e cola para trabalho de colagem e assim por diante.

Fundamental estar longe do cotidiano do trabalho. Tirar a equipe do ambiente do dia-a-dia abre um espaço interno para estudar e, dependendo das atividades, receber o novo conceito como missão concreta. Um hotel bem retirado da cidade ou um espaço alugado fora da empresa serve.

A sala deve ter o clima da arte escolhida para que se possa criar verdadeiramente.

Em recortes, pinturas ou colagem os alunos/colaboradores inventam misturas, texturas e cores tendo em mente o objetivo a ser atingido.

Trocando idéias com seus colegas a equipe percebe que existem várias maneiras de trabalhar os materiais de arte como há várias maneiras criativas para resolver problemas e atingir as metas da empresa.

Exemplos de exercícios:

Produção inspirada:

Trabalhar conceitos de pessoas de sucesso como esportistas que colocaram todo seu trabalho na atitude, no foco, na sensibilidade e etc.

Qual o conceito que falta para a sua equipe? Atitude? Trabalhe este conceito com técnicas variadas até que a idéia fique firmada.

O que o aluno/colaborador aprende?

Referência. Reconhece os conceitos relativos ao exemplo e passa a aplicar em seu trabalho.

Interpretação de imagens:

É necessário criar situações de contato visual com a referência. Uma grande jogada do Ronaldo – por fotos, reportagens ou video -, leva a equipe ao contexto desejado como visão, determinação e foco. Da mesma maneira o próprio Ronaldo teve que se inspirar em alguém para produzir uma carreira vitoriosa.

O que o aluno/colaborador aprende?

Que é possível vencer com visão, determinação e foco.

As técnicas são infinitas. O importante é colocá-las em prática. Um bom trabalho,

Augusto Gomes
Palestrante Motivacional
Ator
Educador


Autor: Augusto Gomes


Artigos Relacionados


Motivação De Equipes: As Chaves Do Ensino.

A Morte Anunciada De Um Lóbulo

Motivação De Equipes: A Chave Do Comprometimento.

Trabalho Em Equipe: Repetir Até A Equipe Fixar.

Os Dez Mandamentos Do Professor

As Competências Do Supervisor Escolar E Sua Importância Na Escola

O Líder Na Crise