OS APÓCRIFOS



OS APÓCRIFOS

Uma das grandes razões, talvez a principal delas, porque os apócrifos são rejeitados, é devido à quantidade de heresias que tais livros apresentam. A seguir é dado um resumo dos seus graves erros.

I) TOBIAS – É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel - pai de Tobias, e alguns feitos realizados pelo anjo Rafael)

APRESENTA:

JUSTIFICAÇÃO PELAS OBRAS (Tobias 4: 7-11; 12:8)

(4: 7-11) Faze esmola dos teus bens e não voltes o teu rosto nenhum pobre, porque desta sorte sucederá que também não se aparte de ti a face do Senhor. Da maneira que puderes, sê criativo. Se tiveres muito, dá muito; se tiveres pouco, procura dar de boa mente também esse pouco; porque assim entesouras uma mui grande recompensa para o dia da necessidade; Porque a esmola livra de todo o pecado e da morte, e não deixará cair a alma nas trevas.

(12: 8) É boa a oração acompanhada do jejum e da esmola mais do que ajuntar tesouros de ouro.

MEDIAÇÃO DOS SANTOS (Tobias 12:12)

Quando tu oravas com lágrimas, e enterravas os mortos, e deixavas o teu jantar, e ocultavas os mortos em tua casa de dia, e os enterravas à noite, presenciei eu as tuas orações ao Senhor.

SUPERTIÇÕES (Tobias 6: 5; 7-9,19)

Então lhe disse o anjo: Tira as entranhas a esse peixe, e toma para ti o coração, o fel, e o fígado; porque serão necessárias estas cousas para remédios úteis.

 

II) JUDITE É uma história de uma heroína viúva e famosa que salva sua cidade enganando um general e decapitando-o, grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.


III) BARUQUE Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias. É uma exortação quando da destruição de Jerusalém. Porém a data é muito posterior.


III) BARUQUE Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias. É uma exortação quando da destruição de Jerusalém. Porém a data é muito posterior.

APRESENTA:

INTERCESSÃO PELOS MORTOS (Baruque 3:4) Senhor Todo-Poderoso, Deus de Israel, ouve presentemente a oração dos mortos de Israel.

IV) ECLESIASTICO – É muito semelhante ao Livro de Provérbios, não fosse tantas heresias.

 

APRESENTA:

JUSTIFICAÇÃO PELAS OBRAS (Eclesiástico 3: 33,34)

A água apaga o fogo ardente, e a esmola resiste aos pecados. E Deus é o que põe os olhos naquele que faz bem, lembra-te dele para o futuro, e no tempo da sua queda achará arrimo -

(proteção).

TRATO CRUEL AOS ESCRAVOS (Eclesiástico 33: 26) Ele trabalha quando castigam; de outra sorte não cuida se não em descansar; afrouxa-lhe tu as mãos, e verás como ele busca a liberdade.

O CORPO COMO PRISÃO DA ALMA (Eclesiástico 9:15) Porque o corpo que se corrompefaz pesada a alma, e esta morada terrestre abate o espírito, que pensa muitas coisas.

DOUTRINA ESTRANHA SOBRE O DESTINO DA ALMA (Eclesiástico 8:19,20) Eu porém era um menino engenhoso, e coube-me por sorte uma boa alma; Ou, por melhor dizer, como eu era bom, vim a um corpo incontaminado.

V) I MACABEUS –Descreve a história de 3 irmãos da família "Macabeus", que no chamado período interbíblico (400 a.C a 3. a.D) lutam contra inimigos dos judeus visando a preservação do seu povo e terra.

VI) II MACABEUS – Não é a continuação do I Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lenda e profecias de Judas Macabeus.

 APRESENTA:

ORAÇÃO PELOS MORTOS (II Macabeus 12:44-46) Porque, se eles não esperasse que os que tinham sido mortos haviam um dia de ressuscitar, teria por uma supérflua e vã orar pelos defuntos. E porqueele considerava que os que haviam falecido na piedade tinham uma grandíssima misericórdia reservada. É logo um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados.

O PRÓPRIO AUTOR NÃO SE JULGA INSPIRADO (II Macabeus 5: 38-40) Passadas pois estas coisas a respeito de Nicanor, e ficando os hebreus desde aqueles tempos de posse da cidade, eu também porei aqui à minha narração. E se ela está bem organizada e como convém à história, isso é também o que eu desejo; mas se pelo contrário, foi escrita com menos dignidade, deve-se-me perdoar.

 

INTERCESSÃO PELOS MORTOS (II Macabeus 15: 14) E Onias, apontando para ele dissera: Este é o amado de seus irmãos e do povo de Israel; este é Jeremias, profeta de Deus, que ora muito pelo povo e por toda a santa cidade.

ERROS, LENDAS E HERESIAS

HERESIAS – Ensinos sobre, Artes mágicas ou Feitiçaria como método de exorcismo.

(Tobias 6: 5-9) Então disse-lhe o anjo: Tira as entranhas a esse peixe, e toma para ti o coração, o fel, e o fígado; porque serão necessárias estas cousas para remédios úteis. (8,9) E o anjo, lhes disse: Se tu puseres um pedacinho de seu coração sobre as brasas, o seu fumo afugenta toda a casta de demônios, tanto do homem como da mulher, de sorte que não tornam mais a chegar a ela; E o fel é bom para untar os olhos que têm alguma névoa, e sararão.

Este ensino que o coração de um peixe tem o poder para expulsar toda espécie de demônios contradiz tudo o que a bíblia diz sobre como enfrentar o demônio.

ESMOLAS E BOAS OBRAS – Limpam os Pecados e Salvam a Alma

(Tobias 12: 8,9) É boa a oração acompanhada do jejum e da esmola mais do que ajuntar tesouros de ouro. Porque a esmola livra da morte, e ela é a que paga os pecados e faz achar a misericórdia.

(Eclesiástico 3:33,34) A água apaga o fogo ardente, e a esmola resiste aos pecados. E Deus é o que põe os olhos naquele que faz bem, lembra-te dele para o futuro, e no tempo da sua queda achará arrimo -(proteção).

ORAÇÃO PELOS MORTOS (Eclesiástico 12:44-46) Porque, se eles não esperasse que os que tinham sido mortos haviam um dia de ressuscitar, teria por uma supérflua e vã orar pelos defuntos. E porqueele considerava que os que haviam falecido na piedade tinham uma grandíssima misericórdia reservada. É logo um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados.

ENSINAM A EXISTÊNCIA DO PURGATÓRIO (Sabedoria 3: 1-4) Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e não os tocará o tormento da morte. Pareceu aos olhos dos insensatosque morriam, e o seu trânsitofoi reputado por aflição, e a jornada que fazem, separando-se de homens, a sua esperança está cheia de imortalidade.

A Igreja católica baseia a doutrina do purgatório na última parte deste texto, onde diz: "E se eles sofrerem tormentos diante dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade"

EVANGELHO DE TIAGO (2º século)

História de Maria mãe de Jesus:

"Joaquim, israelita, é era um homem muito rico"... Ambos (Joaquim e Ana) são idosos , e ela é estéril; Ele é ridicularizado. Depois de jejuar 40 dias, um anjo visita Ana e diz: "Você terá uma filha, que será conhecida no mundo todo". Ao nascer, sua mãe fez um santuário no seu quarto. No seu 1º aniversário, os sacerdotes de Israel, foramconvidados e abençoaram a menina, dizendo: "ela será célebre para sempre". O 3º Concílio Ecumênico de Éfeso decidiu a questãodando a Maria o grande título de – Mãe de Deus em forma humana.

ESCRITOS QUE FAZEM REFERÊNCIA AO ANTIGO TESTAMENTO.

1) Livro de Adão

2) O Apocalipse de Enoque (Jd 14)

3) O Livro de Lameque

4) O Apocalipse de Elias

5) Os Doze Patriarcas

6) A Oração de José

7) O Testemunho de Moisés

8) A Ascensão de Moisés

9) Os Salmos de salomão.

ESCRITOS QUE FAZEM REFERÊNCIA AO NOVO TESTAMENTO

1) Epístola de Barnabé

2) Evangelho Segundo Tomé

3) Evangelho Aos Hebreus

4) Didaque

5) Atos de Paulo

6) Pastor de Hermas

7) Epístola de Policarpo

8) I e II Epístola de São Clemente

9) Itinerário e Ensino dos Apóstolos

Livros Perdidos no Antigo Testamento

1) Livro das guerras do Senhor (Nm 21:14)

2) Livro dos justos (Js 10:13; II Sm 1:18)

3) Livro da história de Salomão (I Rs 11:41)

4) História de Natã (II Cr 9:29)

5) Livro da história de Semaías (I Cr 12:15)

6) Livro dos reis de Israel (II Cr 33: 18)

CONCLUSÃO: "Lemos a Bíblia para sermos sábios;

Cremos na Bíblia para sermos salvos;

Praticamos a Bíblia para sermos santos"


Autor: Atevaldo Fernandes do Nascimento


Artigos Relacionados


Cibernético

Doe Amor!!!

BÍblia CatÓlica E BÍblia EvangÉlica

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

A Maior Das VitÓrias

O Salmo 23 Explicitado

Conselho De Amigo