Conhecimento musical como ação: aspectos de aprendizagem perceptiva



publicado nos Anais do V SINCAM - UFGO.

O presente artigo aborda o conceito de conhecimento musical a partir de propostas distintas daquelas envolvidas com a abordagem tradicional da psicologia e filosofia apoiadas na metáfora do processamento de informações. Tais abordagens têm suas raízes nas escolas de fisiologia e psicofisica alemãs do século XIX e têm vínculos profundos com os pressupostos cartesianos, dualistas e mecanicistas que apóiam a ciência nascida com a Idade Moderna e que ora se encontra às portas de grandes transformações paradigmáticas. É a partir destas mudanças de paradigmas explicativos que se estrutura o texto que segue. A primeira parte trata de fazer uma breve revisão da história do conceito de conhecimento musical, bem como apresentar as abordagens contemporâneas para tal estudo. Isto forma um panorama contextual para a descrição de conhecimento musical como ação, como experiência musical. A primeira etapa pode então ser concluida relatando-se dois aspectos, sensório-motor e conceitual, envolvidos na descrição de conhecimento musical segundo a abordagem enaccionista. Tal abordagem dá suporte para a segunda seção descrever música como um tipo próprio de ação. Nesta seção a audição é inicialmente descrita como um tipo de ação e posteriormente toda e qualquer forma de produção sonora também é considerada como derivada de ações específicas. A terceira parte apresenta a noção de aprendizagem musical descrita como um tipo de aprendizagem perceptiva (perceptual learning). Este tipo de aprendizagem tem características próprias que relacionam-se diretamente com o tipo de conhecimento e os tipos de significados que se experienciam em música. Com isso o texto espera contribuir para o desenvolvimento da noção de conhecimento musical que fundamenta estudos em diferentes áreas, desde a epistemologia, passando pela ciência cognitiva, até a educação musical.

1. Breve histórico do conceito de Conhecimento musical
Autor: andré gonçalves de oliveira


Artigos Relacionados


A Perspectiva Construtivista De Ensino

A InfluÊncia Da MÚsica Na FormaÇÃo Dos Jovens E No Processo De Ensino-aprendizagem De LÍngua Inglesa

Diferencial Competitivo

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos

Educação Física Escolar

Da Poética Libertadora

A Função Da Escola E Da Educação