Motivação: Como Estimular os Seus Colaboradores



Por Soeli de Oliveira

Quem precisa de motivação?  Certamente não é difícil a pessoa motivada ser rapidamente identificada através da sua postura, dos seus gestos e atitudes. A forma como a pessoa desenvolve o seu trabalho, como se envolve dando sugestões para melhorias e sua disponibilidade para aceitar desafios, também é um ótimo indicador.

Na família ansiamos por cônjuges e filhos motivados. Na empresa buscamos o brilho no olhar dos candidatos a emprego. Mas, afinal o que é motivação?  A própria palavra em si nos dá pistas de seu significado: motivo + ação,  ou seja, estímulo para agir.

Embora como humanos tenhamos necessidades semelhantes, a escala de valores e prioridades são  intrínsecas, isto é, nasce de dentro  do próprio ser humano e é situacional, depende do estágio e do contexto em que cada um se encontra.  Em função disso, a capacidade do líder para influenciar a equipe está diretamente relacionada ao seu conhecimento dos liderados.

Segundo Abrahm Maslov na sua hierarquia das necessidades (fisiológicas, de segurança, amor, estima e auto-realização),  uma necessidade uma vez satisfeita, deixa de ser um fator motivacional, cedendo imediatamente lugar para outra.

Outra característica da motivação é a sua curta duração. Ela é como desodorante, precisa ser reaplicada todos os dias. Semelhante ao treinamento, a motivação requer permanente reciclagem, precisa de constante realimentação. Estas são as razões para o consumo de enorme quantidade de palestras, livros, vídeos, etc.,  visando à motivação dos empresários e seus colaboradores. 

Embora seja evidente que ninguém motiva ninguém, podemos com toda certeza, proporcionar o “click” e  disponibilizar estímulos para que nossos colaboradores se auto-motivem. Para isso há vários aspectos que podem ser observados e trabalhados para que as pessoas entrem nesse processo:

- Reconheça. Valorize as pessoas.Agradeça de forma sincera aos colaboradores, pessoalmente ou por escrito,  pelo trabalho bem executado.
- Escute o que os colaboradores têm a dizer. Dedique algum tempo, sem pressa, para ouví-los.
- Delegue autoridade.
- Promova mudanças. Encoraje e estimule novas idéias e iniciativas.
- Crie um ambiente de trabalho aberto, divertido e de confiança.
- Comunique-se. Informe a todos sobre novos produtos e estratégias, de como a empresa ganha e perde dinheiro e de que maneira  os colaboradores se enquadram no planejamento global dos negócios.
- Envolva. Valorize as funções. Alimente nos colaboradores um senso de propriedade em relação ao trabalho e ao ambiente.
- Desenvolva. Oportunize que cada colaborador aprenda e desenvolva novas habilidades e reconheça os avanços.
- Gere comprometimento com os resultados. Mostre-lhes como você pode ajudá-los a realizar suas metas dentro do contexto dos objetivos da empresa.
- Defina o que espera de cada um. As metas devem ser claras, entendidas e compartilhadas, somente assim as pessoas poderão “seguir um norte”, e não se desgastar em esforços que nem sempre são reconhecidos.
- Realize reuniões de avaliação. Dê feedback específico sobre o desempenho dos funcionários, do departamento e da empresa. Oriente os colaboradores sobre um desempenho deficiente ou marginal de modo que melhorem ou saiam da empresa.
- Ofereça incentivos. Reserve tempo  para reuniões e atividades de reforço do moral e da equipe.
- Faça do desempenho a base para o reconhecimento, recompensas e promoções.
- Comemore. Comemore os êxitos da empresa, do departamento e de cada colaborador.

Mais do que ações para motivar é preciso se precaver para não desmotivar. A motivação precisa ser cultivada, principalmente através do respeito mútuo e da satisfação de fazer parte da organização.

Pessoas felizes são mais produtivas. Faça da sua empresa um ambiente confiável e seguro, onde seus colaboradores sintam orgulho e alegria por fazerem parte dela.

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net  - Fone: (51) 9674-8677 – Novo Hamburgo – RS.


Autor: Soeli de Oliveira


Artigos Relacionados


Fatores Motivacionais Para Manutencão Do Cliente Interno

TraÇos De Um Povo

Motivação: Encontre A Sua

SolidÃo...

A Análise De Swot Da Seduc/ma

Maior LiÇÃo De Vida

Seus Colaboradores Sabem O Que Você Espera Deles?