Dor de cabeça e roacutan



O roacutan, ou isotretinoína oral, é uma medicação muito utilizada para o tratamento da acne severa. Apesar de ainda existir muito preconceito em relação aos efeitos colaterais do roacutan, é uma medicação segura, quando bem indicada e ministrada sob controle médico. Mas em alguns pacientes, o uso da isotretinoína pode causar dor de cabeça, cefaleia, e agravar enxaquecas em quem as já possui. Casos isolados de hipertensão intracraniana benigna e distúrbios da visão, e ocasionalmente, náuseas e cefaléia, já foram relatados.

Portanto, paciente em uso de roacutan, que apresentar início de quadro de dor de cabeça ou piora de um quadro já existente, deve ser investigado para hipertensão intracraniana benigna. E a dose do medicamento deve ser reduzida ou descontinuada.

Roacutan® é altamente teratogênico, e,portanto, contra- indicadopara mulheres grávidas. È recomendável que as pacientes utilizem um anticoncepcional eficaz, sem interrupção, durante um mês antes do início da terapêutica com Roacutan®, durante a terapêutica e um mês após a descontinuação da terapêutica.

A função hepática deve ser examinada antes e um mês após o início do tratamento e subseqüentemente em intervalos trimestrais.

A função hepática, o colesterol e os triglicérides,devem ser examinados antes e, subseqüentemente em intervalos trimestrais .

Casos raros de hipertensão intracraniana benigna foram relatados após o uso de Roacutan® e das tetraciclinas. O tratamento complementar com tetraciclinas é, portanto, contra- indicado.

A doação de sangue de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados com Roacutan® a mulheres com risco de gravidez é contra- indicada.

Efeitos indesejáveis

A maioria dos efeitos colaterais de Roacutan® estão associados à dosagem. Na dosagem apropriada, a tolerabilidade da droga é geralmente aceitável, visto a severidade da doença. Os sintomas mais freqüentemente observados são secura das mucosas, que pode ser aliviada com hidratantes, a secura dos olhos, a intolerância a lentes de contato pode obrigar o paciente a usar óculos durante o tratamento.

Além disso, podem ocorrer exantema, prurido, dermatite , sudorese, granuloma  piogênico, paroníquia, distrofia ungüeal e aumento na formação de tecidos de granulação,a alopécia reversível, dores musculares e articulares.

Elevações transitórias e reversíveis das transaminases, elevações nos níveis séricos de triglicerídeos e colesterol, podem acontecer, porém, essas alterações estão associadas à dose e os valores retornaram ao normal quando da redução da dosagem ou descontinuação da droga. Todo paciente deve ser advertido sobre a possível ocorrência de efeitos colaterais.

para mais informações sobre pele, clique aqui http://tudosobrepele.com.br
para saber mais sobre cefaleias, clique em http://cefaleias.com.br


Autor: Mario Peres


Artigos Relacionados


"papo De Jornalista" - José Neto Pandorgga

HipertensÃo Intracraniana: As Bases TeÓricas Para A AssistÊncia De Enfermagem

Pílula Do Dia Seguinte

Vida Cristã

DepressÃo PÓs-parto

Ministério

Série Dicas De Sedução, Conquista E Relacionamentos - Dica N° 2