Transporte por Ônibus Executivo
Tema: Transporte por Ônibus Executivo
Orlando Augusto Nunes – [email protected]
Acadêmico em Tecnologia de Transporte – Cefet-GO
Introdução
O transporte executivo de passageiros visa um transporte diferenciado do convencional, pois os veículos são mais modernos, mais O preço e mais elevado, mas a qualidade e maior, não atrai muitas pessoas como o transporte convencional. Com isso, nas viagens os passageiros vão todos sentados. Com a superlotação do transporte coletivo convencional, o transporte executivo vem para aqueles que querem um melhor serviço de transporte, maior conforto, rapidez e se dispõe a pagar a mais por isso, fazendo com que seu uso seja por pessoas de uma maior renda. O transporte executivo pode ser feito por ônibus, micro-ônibus e mini-ônibus nos grandes centros urbanos.
Veículos
Os veículos são dotados de ar-condicionado, poltronas estofadas, televisão, suspensão a ar, piso baixo e sistema de rebaixamento nas paradas, ficando o veículo a poucos centímetros do chão. Com o ar condicionado, o nível de ruído é muito baixo. Podem ser usados neste tipo de transporte Ônibus Padron, Mini-ônibus, micro-ônibus ou até mesmo vans.
Destinação
O transporte executivo de passageiros destina-se a trabalhadores, estudantes e pessoas que usam o transporte para compras ou lazer que querem um maior conforto ou rapidez e que tem condições de pagar a mais por isso. Pessoas que geralmente usam táxi podem optar pelo transporte executivo.
Linhas
As linhas que compõem um sistema de transporte executivo de uma cidade não fazem parte do sistema de transporte convencional, não havendo integração com as linhas convencionais do sistema. São linhas desenvolvidas com intuito de atender a uma parcela da população com uma maior renda, por isso, essas linhas geralmente atendem a bairros nobres, bairro centrais, condomínios fechados e shoppings centers. Essas linhas são muito utilizadas por turistas que visitam a cidade
Preço
O valor da tarifa é diferenciado, pois os veículos e o serviço prestados são de um padrão elevado. O valor é maior que o da tarifa convencional, podendo ser até o dobro.
Em relação ao transporte convencional
O transporte executivo não compete com o transporte convencional, já que se destina a outros tipos de usuários do sistema. Ele vem somar ao convencional, pois assim o sistema de transporte da cidade torna-se mais completo, atendendo tanto a pessoas de baixa renda quanto a pessoas de uma renda mais elevada.
Paradas
As paradas podem ser já estabelecidas em diversos lugares da cidade nos mesmos pontos do transporte convencional ou mesmo não ter paradas pré-estabelecidas, podendo o usuário estar em qualquer lugar do itinerário e somente acenar ao motorista para sua entrada no ônibus.
Relação custo-benefício
O valor da tarifa é mais elevado que o do transporte convencional, só que em troca disso há o conforto de viajar sentado, sem barulho, com ar-condicionado e conseqüentemente ter uma maior tranqüilidade no trajeto, proporcionando assim um custo beneficio atrativo para o cliente deste sistema.
Conclusão
O transporte executivo de passageiros é mais uma novidade que surge no mundo de hoje. Bancos criam agências somente para pessoas de alta renda, diversas empresas tem seus clientes vip. Diversos segmentos tem campos voltados para pessoas de alta renda, e o transporte também tem o seu. Não somente para essas pessoas, mas também para aquelas que nem mesmo tem uma alta renda, mas que querem um melhor serviço prestado. Pessoas que se queixam do serviço prestado pelas empresas que operam no transporte convencional e, querendo um melhor serviço, optam pelo transporte executivo, que oferece um alto padrão de qualidade no serviço prestado aos seus clientes.
Autor: Orlando Augusto Nunes
Artigos Relacionados
Contagem Classificatória De Entrada E Saída De Veículos
Síntese - Módulo 16 - Transportes
Sobre O Tutoramento Durante O Transporte Escolar
Entrevista - Novidades Nos Dispositivos De Segurança
Transporte Na Udh 24 – Trecho Avenida Norte Até A Confluência Com A Avenida Vereador Otacílio De Azevedo
Transporte Público: Um Problema Seu, Nosso Ou Da Prefeitura?
Pedágio E Capital